sábado, 22 de outubro de 2022

Bem-Aventuranças: A Felicidade que Ninguém Quer – Aqueles que São Perseguidos – Parte 1

            Estamos chegando ao fim das Bem-Aventuranças. Jesus falará sobre as consequências de ser um cristão comprometido. E, como você já notou, não é uma coisa maravilhosa e fácil.

Hoje, o cristianismo bem-sucedido é medido pela quantidade de dinheiro que você ganha, pelas coisas boas que você tem, e pelo sucesso de sua vida profissional, familiar e social. De acordo com Jesus, isso não é assim.

Se você é um verdadeiro cristão, obedece a Deus e segue Jesus, você enfrentará problemas e perseguição.

A maioria dos estudiosos trata os versículos 10 a 12 como se fossem uma só Bem-Aventurança. Decidi tratá-los como duas Bem-Aventuranças independentes.

Então hoje vamos examinar o primeiro:

“Mateus 5:10 Bem-aventurados os perseguidos por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus.”

Já vimos a definição de justiça: “Justiça: o que é certo, justiça, o ato de fazer o que está de acordo com os padrões de Deus, o estado de estar em bom relacionamento com Deus”

A justiça é fazer as coisas de acordo com os padrões de Deus; é se comportar de uma maneira que é aprovada por Deus em Sua Palavra. Significa que se você decidir obedecer a Palavra de Deus e fizer o que Ele lhe pede, você será perseguido.

Vejamos como devemos fazer isso e os resultados. Também veremos quem são os justos.

1 – AQUELES QUE PARAM DE FAZER A COISA ERRADA

Há duas atitudes de justiça que produzem perseguição; a primeira é quando paramos de fazer a coisa errada.

É muito importante para nós entendermos que estamos lidando com os últimos passos na Jornada Cristã. Isso significa que acreditamos em Cristo, temos um compromisso com Ele e Sua Palavra, e praticamos Seus ensinamentos.

Em todo esse processo em nossa jornada cristã, vamos acabar com comportamentos que não devem fazer parte da Vida Cristã Real.

O problema é que quando fizermos isso, as pessoas ao nosso redor não ficarão contentes, e isso inclui alguns de nossos amigos, familiares, colegas e chefes.

Em sua primeira carta, o apóstolo Pedro diz o seguinte: “1Pedro 3:9-12 - [9] não pagando mal por mal ou injúria por injúria; antes, pelo contrário, bendizendo, pois para isto mesmo fostes chamados, a fim de receberdes bênção por herança. [10] Pois quem quer amar a vida e ver dias felizes refreie a língua do mal e evite que os seus lábios falem dolosamente; [11] aparte-se do mal, pratique o que é bom, busque a paz e empenhe-se por alcançá-la. [12] Porque os olhos do Senhor repousam sobre os justos, e os seus ouvidos estão abertos às suas súplicas, mas o rosto do Senhor está contra aqueles que praticam males.” 

No próximo capítulo, ele menciona isso: “1Pedro 4:2-5 - [2] para que, no tempo que vos resta na carne, já não vivais de acordo com as paixões dos homens, mas segundo a vontade de Deus. [3] Porque basta o tempo decorrido para terdes executado a vontade dos gentios, tendo andado em dissoluções, concupiscências, borracheiras, orgias, bebedices e em detestáveis idolatrias. [4] Por isso, difamando-vos, estranham que não concorrais com eles ao mesmo excesso de devassidão, [5] os quais hão de prestar contas àquele que é competente para julgar vivos e mortos;”

No versículo 4 Pedro diz que nossos antigos amigos ficarão surpresos com a nova direção de nossa vida. Por causa de Cristo em nossas vidas não faremos as mesmas coisas antigas que costumávamos fazer, e por causa disso, às vezes nós teremos problemas. As pessoas não vão entender por que não estamos mais fazendo essas coisas.

Paulo em Efésios diz o seguinte: “Efésios 4:22-29 – [22] no sentido de que, quanto ao trato passado, vos despojeis do velho homem, que se corrompe segundo as concupiscências do engano, [23] e vos renoveis no espírito do vosso entendimento, [24] e vos revistais do novo homem, criado segundo Deus, em justiça e retidão procedentes da verdade.

[25] Por isso, deixando a mentira, fale cada um a verdade com o seu próximo, porque somos membros uns dos outros. [26] Irai-vos e não pequeis; não se ponha o sol sobre a vossa ira, [27] nem deis lugar ao diabo. [28] Aquele que furtava não furte mais; antes, trabalhe, fazendo com as próprias mãos o que é bom, para que tenha com que acudir ao necessitado. [29] Não saia da vossa boca nenhuma palavra torpe, e sim unicamente a que for boa para edificação, conforme a necessidade, e, assim, transmita graça aos que ouvem.”

É claro que por causa da presença de Jesus em nossas vidas vamos parar de fazer coisas que Deus em Sua Palavra considera errado e injusto.

Deus te abençoe,

Pastor Lucas

Nenhum comentário: