Você tem alguma ideia de quantas conversas de paz entre palestinos e israelenses nossa geração testemunhou? Eu já esqueci quantos presidentes tentaram chegar a uma solução para aquela parte do mundo.
Mas parece-me que a paz é algo que está fora do alcance para algumas pessoas e alguns países. Acredito que a razão é que essa conversa de paz é baseada apenas na paz humana.
Esta é a minha ideia de paz humana, e isto vale para países, famílias e pessoas.
A Paz Humana
A. Separe os inimigos – A primeira coisa que fazemos é separá-los, para que eles possam parar de bater uns nos outros. É isso que fazemos quando vemos uma briga – separamos os que estão brigando.
B. Imobilizar os inimigos – A segunda coisa é imobilizar os inimigos. Apenas separá-los não garante que eles não vão voltar a brigar um com o outro novamente. Você tem que segurá-los e contê-los até descobrir o que está acontecendo.
C. Ameaçar aos inimigos – Finalmente, quando você é capaz de falar com eles, você usa alguma ameaça, para fazê-los parar. Se continuar brigando, é isso que vai acontecer com você.
Não é isso o que fazemos com nossos filhos, amigos e outras pessoas?
O problema com essa abordagem é que não resolvemos o problema, apenas paramos a briga por um tempo, mas sabemos que cedo ou tarde estaremos de volta ao mesmo lugar. A Paz Humana é mais uma trégua do que uma paz.
Para ter uma paz de verdade, precisamos de mais do que isso. Precisamos de um elemento espiritual que ninguém está disposto a aceitar.
A Bem-Aventurança que vamos ver é esta:
“Mateus 5:9 Bem-aventurados os pacificadores, porque serão chamados filhos de Deus.”
Mas antes de dar uma olhada e seguir em frente e analisar a Bem-Aventurança, precisamos entender as palavras.
A definição da palavra paz no Velho Testamento: Segurança, prosperidade, bem-estar; integridade, integralidade; paz pode ter um foco de segurança, segurança que pode trazer sentimentos de satisfação, bem-estar e contentamento.
A definição da palavra paz no Novo Testamento: Harmonia, tranquilidade; segurança, bem-estar, saúde; muitas vezes com ênfase na falta de conflitos ou reconciliação em uma relação, como quando se tem “paz com Deus”.
A verdadeira paz envolverá a justiça de Deus, sem o que não há paz real. É Deus, que finalmente dirá quem está certo e quem está errado.
A definição da palavra pacificador: Pacificador, aquele que produz e restaura a paz e a reconciliação entre as pessoas e até mesmo as nações.
Meu amigo, nós, como cristãos, não fomos chamados apenas para parar a briga, e produzir uma trégua, mesmo que, às vezes, isso seja muito bom. Somos chamados para produzir paz, a paz que vem de Deus. E quando fizermos isso, seremos abençoados.
Deus te abençoe,
Pastor Lucas
Nenhum comentário:
Postar um comentário