sábado, 27 de novembro de 2021

Uma Imagem Instantânea dos Profetas: Miqueias – Esperança Durante Tempos Sombrios – Parte 2

          Hoje em dia, me parece que quando temos algum problema ou desafio, procuramos um bode expiatório, e na maioria das vezes, se não sempre, é outra pessoa.

Durante os tempos difíceis do ministério de Miqueias, eles tiveram a mesma reação. Mas Miqueias foi capaz de apontar seu dedo profético para os problemas e para aqueles que estavam causando os problemas, e Miqueias não tinha medo de se incluir no grupo. Neste texto Miqueias 7: 1-9, encontramos lições importantes sobre como ter esperança em tempos sombrios.

2 – Descrição do nosso coração

A segunda descrição que encontramos neste texto é a descrição do próprio profeta.

Às vezes olhamos para o mundo e somos rápidos em condená-lo; o problema é que não olhamos para nós mesmos. Somos parte da sociedade; temos nossos próprios problemas também. O profeta não tem problema em olhar dentro de si mesmo e identificar suas próprias deficiências.

A. Eu caí – A primeira coisa que ele reconhece é que ele caiu. Ele é um pecador. Ele não é melhor do que o resto.

B. Eu sento na escuridão – A segunda coisa que ele reconhece é que ele se senta na escuridão. A visão dele não está completa. Ele não é capaz de ver a coisa toda.

C. Eu pequei contra Ele – A terceira coisa que ele reconhece é que ele pecou contra Deus. Precisamos entender que não só estamos cercados por pessoas más, mas somos parte delas. Compartilhamos algumas características e atitudes.

D. Eu suportarei a ira do Senhor – A quarta coisa que Miqueias identificou é que, porque ele caiu, ele está assentado na escuridão, e pecou contra Deus, ele está sob a ira do Senhor. Ele não está falando sobre salvação e ir para o Céu ou para o inferno. Ele está dizendo que porque vivemos em uma cultura que é má, quando a punição vier, seremos afetados.

3 – Descrição da nossa Esperança

Finalmente, Miqueias descreve sua esperança no meio daquele tempo sombrio. Sua esperança não depende do rei, da política, dos sacerdotes, e nem de si mesmo. 

Miqueias, pela fé, faz fortes confissões e declarações de sua fé.

A. Eu olho com esperança no Senhor, espero por Deus meu Salvador – O primeiro é que Sua esperança está no próprio Deus. Este Deus é o seu Salvador. Ele deposita sua esperança em Deus.“Miqueias 7:7 Eu, porém, olharei para o SENHOR e esperarei no Deus da minha salvação; o meu Deus me ouvirá.”

B. Eu vou me levantar – A segunda é que mesmo que ele tenha falhado ele vai levantar novamente. Quando vivemos nesse tipo de cultura, aprendemos rapidamente que o chão é muito escorregadio, e vamos cair. Nossa esperança é que não ficaremos caídos, vamos nos levantar. 

C. Meu Deus vai me ouvir – A terceira declaração é que Deus nos ouvirá. Miqueias tinha essa confiança, e devemos tê-la também. Mesmo que as coisas pareçam ruins, e Deus pareça distante, Ele pode nos ouvir, bem no meio da nossa crise.

D. O Senhor será minha luz – A quarta declaração de fé é que o Senhor será nossa luz. Mesmo quando as coisas ao nosso redor estiverem escuras, Deus brilhará sobre nós Sua luz e nos guiará em Seu caminho. Nosso Deus não nos deixará no escuro.

E. Ele vai me justificar – A quinta declaração é que Deus o justificará. Como sabemos, a justificativa é pela fé em Cristo e em Suas obras. Por causa dEle Deus nos considera retos e justos. Miqueias deixa claro que Deus é o único que vai fazer a coisa toda. 

Meus irmãos e irmãs, nós, como Miqueias, vivemos em tempos sombrios, e às vezes não vemos a luz no fim do túnel. Por favor, não se esqueça, Deus está vivo e Ele está no controle. Se colocarmos nossa esperança nEle, não importa o quão ruim sejam as circunstâncias, e não importa o quão ruim sejamos, veremos Sua luz, e Ele nos levantará, nos salvará e nos justificará.

Deus te abençoe,

Pastor Lucas

Nenhum comentário: