Estamos vivendo um tempo muito estranho. Parece ou podemos sentir que o mundo inteiro está passando por uma convulsão. Estamos testemunhando violência, corrupção, descontentamento e dor por todo o lado.
Se dermos uma olhada apenas em nosso condado, condado de Brevard na Flórida (USA), vamos perceber como as coisas estão ruins, já que este é um bom lugar para se viver. Aqui estão alguns números:
Crime – Condado de Brevard (Crime registrado total 2018)
Assassinato: 29
Estupro: 216
Roubo: 336
Assalto: 1.633
Invasão e roubo: 2.262
Pequenos furtos: 9.612
Roubo de veículos: 880
Suicídio: O suicídio é a décima principal causa de morte nos Estados Unidos. Em 2017, mais de 47.000 americanos tiraram suas próprias vidas. No condado de Brevard tivemos 142 suicídios em 2017.
Drogas: O Condado de Brevard tem a sexta maior taxa de morte bruta por overdoses de drogas na Flórida. Com uma taxa de morte por overdose de 17,3, o município teve 1.645 mortes por overdose entre 1999 e 2016.
Na Bíblia temos um profeta que viveu e profetizou durante um tempo como este. Foi Miqueias. O nome Miqueias; Micah; Micaiah, significa: “Quem é como Yahweh (Jeová)?” Ele era contemporâneo de Amos, Oséias e Isaías. Sua mensagem se concentrou nas injustiças sociais perpetradas sobre os pequenos latifundiários, agricultores e camponeses. Ele também profetizou contra governantes e falsos profetas. Ele profetizou a destruição de Samaria e Jerusalém, e esta última 100 anos antes.
Em Miqueias 7: 1-9, temos um vislumbre, uma imagem instantânea de Miqueias e sua mensagem. Ele viveu em um tempo sombrio, mas mesmo vivendo durante esse período ele foi capaz de encontrar esperança.
1 – Descrição do mundo – A primeira coisa que notamos na profecia de Miqueias é uma descrição do mundo ao seu redor. Ele menciona algumas características sobre esse tempo:
A. Fome – O primeiro é a fome. Ele e o povo nunca ficariam satisfeitos. “Miquéias 7:1 Ai de mim! Porque estou como quando são colhidas as frutas do verão, como os rabiscos da vindima: não há cacho de uvas para chupar, nem figos temporãos que a minha alma deseja.”
B. Corrupção – A segunda é a corrupção. Começa com a falta de bons homens e boas pessoas. Envolve abuso de poder, suborno, conspiração para fazer o mal e violência. “Miquéias 7:3 As suas mãos estão sobre o mal e o fazem diligentemente; o príncipe exige condenação, o juiz aceita suborno, o grande fala dos maus desejos de sua alma, e, assim, todos eles juntamente urdem a trama.”
C. Falta de amizade verdadeira – A terceira característica daquela época e nosso tempo é decepção. Miqueias estava dizendo a eles que seus vizinhos e amigos não eram confiáveis. Vivemos em um tempo muito semelhante a esse. “Miquéias 7:5 Não creiais no amigo, nem confieis no companheiro. Guarda a porta de tua boca àquela que reclina sobre o teu peito.”
D. Problemas familiares – A quarta são problemas familiares. Já imaginou que testemunharia o que está acontecendo com as famílias hoje? Nem mesmo no nosso pior pesadelo imaginávamos que a família como a conhecemos seria destruída assim. “Miquéias 7:6 Porque o filho despreza o pai, a filha se levanta contra a mãe, a nora, contra a sogra; os inimigos do homem são os da sua própria casa.” Essas características nos mostram os aspectos sombrios dos tempos de Miqueias. Como Miqueias, também vivemos em tempos sombrios e desafiadores. É importante sabermos que há esperança para nós. A palavra que Miqueias entregou não era apenas sobre condenação, mas também de esperança.
Deus te abençoe,
Pastor Lucas
Nenhum comentário:
Postar um comentário