sábado, 6 de novembro de 2021

Uma Imagem Instantânea dos Profetas: Jonas – Descontentamento com a Bondade de Deus

Este é um testemunho não autorizado de Jonas, o profeta. Aqui está sua história e as lições que ele aprendeu com sua experiência. Você pode ler a sua estória em Jonas 3:10-4:6.

Jonas“Nínive! Eu a odeio. Odeio o povo dela. Odeio os amigos dela. Odeio todos que têm algo a ver com ela. Os Ninivitas são maus. Eles merecem ser punidos. Eles merecem sofrer, não só aqui nesta vida, mas na vida que vem também. Eles não gostam de nós, e nós não gostamos deles. Nínive é a capital de um império do mal – o império assírio. Nínive é uma das cidades mais antigas do mundo.

Sinto muito, você provavelmente não me conhece. Meu nome é Jonas, significa “pomba”. Eu sou filho de Amitai. Você provavelmente conhece a minha história, pelo menos parte dela. A parte do peixe grande. Sim, fui engolido por um peixe grande. Eu não acho que era uma baleia, mas eu não podia ver muito bem na água e com todas as ondas e tempestade. Estava escuro.

Três dias e noites eu fiquei lá. É importante que entendam que eu estava lá porque Deus me chamou para pregar em Nínive. Se não se arrependessem, Deus os destruiria. Então, eu fugi de Deus e comprei uma passagem para Társis, na direção oposta. Deus me encontrou, e de uma forma muito criativa, me convenceu a ir para Nínive.

Eu fui, eu preguei, e infelizmente, eles se arrependeram. Não preciso dizer que fiquei muito chateado com Deus. Essas pessoas não mereciam receber a bondade de Deus. Eles mereciam ser punidos. Eu estava muito descontente com a bondade de Deus em relação a eles.

Deixe-me compartilhar com vocês o que aprendi com minha experiência:

1 – Achamos que Deus deve fazer o que queremos – A primeira lição que aprendi é que achamos que Deus está aqui para nos servir. Ele deve fazer o que quisermos. Esquecemos que Deus é Deus, Ele é quem dita o curso da história e não nós, muito menos eu.

2 – Queremos decidir quem receberá a bondade de Deus – A segunda lição que aprendi é que nós(eu) queremos decidir quem receberá a bondade de Deus. Deveríamos poder dar a nossa opinião sobre essa decisão. Todos temos uma lista de bons candidatos a serem premiados por Deus. Deveríamos fazer essa lista. Ou pelo menos Deus poderia nos consultar sobre Suas decisões.

3 – Acreditamos que podemos influenciar a vontade de Deus - A terceira lição que aprendi é que acreditamos que podemos influenciar Deus. Se não pudermos fazer essa lista, podemos pelo menos mudar a lista de Deus. Pensei que poderia forçar Deus a fazer o que eu queria. Aprendi de uma forma dura e molhada que eu NÃO PODIA!

4 – Acreditamos que podemos fugir da vontade de Deus – A quarta lição que aprendi é que acreditamos que podemos fugir da vontade de Deus. Eu quase consegui, foi por pouco. Se o barco fosse um pouco mais rápido, eu poderia chegar a Társis. Mas a tempestade nos pegou antes que pudéssemos chegar lá. Talvez você esteja pensando que pode fugir da vontade de Deus. Deixe-me dizer-lhe, você não pode.

5 – Nós vemos o temporal (agora), Deus vê o eterno – A quinta lição que aprendi é que nós, vemos o temporal, o agora, Deus vê o eterno. Eu estava vendo os Ninivitas e seu passado e presente, mas não estava vendo nem me preocupando com sua eternidade. Às vezes olhamos para as pessoas e vemos o aspecto temporal, mas Deus olha para elas e vê o que é eterno.

6 –  O que você sente não é o mais importante, é o que você faz – Finalmente, aprendi minha última lição, que quero compartilhar com vocês: O que você sente não é o mais importante, é o que você faz. Deus não estava preocupado com meus sentimentos, ele só queria que eu fizesse meu trabalho. E eu fiz, mesmo não me sentindo bem, eu fiz. E Deus fez o Seu. Fiquei chateado, porque não queria esse resultado. Levei algum tempo para entender que Deus estava certo.

Então, às vezes estamos descontentes com a bondade de Deus. Achamos que poderíamos fazer melhor que Ele. Ou que algumas pessoas não merecem. Mas isso é só a gente. Deus fará o que for melhor. Ponto final. Ele é Deus, Ele é um Bom Deus, e Ele sabe o que está fazendo.”

Deus te abençoe,

Pastor Lucas 

Nenhum comentário: