Algumas vezes em nossas vidas enfrentamos situações e circunstâncias que destroem tudo ao nosso redor. A comida some. A água acaba. O abrigo se vai. Todas as coisas que tínhamos para nos sustentar são devoradas, e nos encontramos entre a cruz e a caldeirinha, como diz o mineiro.
O profeta Joel foi enviado para entregar uma mensagem para um tempo como este. Joel quer dizer: O Senhor é Deus. Ele provavelmente profetizou cerca de 800 B.C. Ele era contemporâneo deAmós e Isaías. Ele profetizou para o reino do sul. Não temos nenhuma informação pessoal sobre ele fora deste livro.
Sua profecia é sobre um tempo de angústia que viria sobre o povo de Deus, e a restauração que Deus enviaria depois disso.
Vejamos as lições importantes que aprendemos com este profeta.
1 – As Causas da Angústia
Joel está dizendo às pessoas que um momento de angústia estava para chegar sobre eles. Esta angústia é simbolizada por gafanhotos. Eles devorarão tudo e a fome virá depois. Isto é o que Deus diz: “Joel 2:25 Haverei de vos restituir os anos consumidos pelo gafanhoto migrador, pelo assolador, pelo destruidor e pelo cortador, meu grande exército que mandei contra vós para castigar-vos.”
Eles foram enviados por Deus – Uma coisa que aprendemos com Joel é que eles foram enviados por Deus.
Eles vêm em ondas – Os gafanhotos são identificados por 4 tipos:
A. O Gafanhoto Migrador
B. O Gafanhoto Assolador
C. O Gafanhoto Destruidor
D. O Gafanhoto Cortador
Alguns estudiosos acreditam que eles são diferentes tipos de gafanhotos e alguns acreditam que eles estão em diferentes estágios de crescimento do mesmo tipo de gafanhoto. Eles estão crescendo, e em cada estágio, eles comem um tipo diferente de vegetação, então quando chegam ao estágio adulto, eles terminam o que sobrou.
Eles produzem fome – Por comerem as culturas, a fome os segue. “Joel 1:16 A Acaso, não está destruído o mantimento diante dos vossos olhos? E, da casa do nosso Deus, a alegria e o regozijo?”
2 – A Restauração que Deus Produz
Através de Joel Deus diz-lhes que Ele vai restaurar os anos que os gafanhotos comeram. “Joel 2:26-27 Comereis abundantemente, e vos fartareis, e louvareis o nome do SENHOR, vosso Deus, que se houve maravilhosamente convosco; e o meu povo jamais será envergonhado. [27] Sabereis que estou no meio de Israel e que eu sou o SENHOR, vosso Deus, e não há outro; e o meu povo jamais será envergonhado.”
Eles terão comida.
Eles vão adorar a Deus.
Eles saberão e acreditarão que Deus está em Israel.
Eles não serão envergonhados.
Esta é uma Palavra do Senhor para nós aqui, agora. Deus está lhe dizendo que um tempo de restauração está prestes a vir para você e para sua família, e sua igreja.
Como os israelitas, também seremos tentados a pensar que é isso, não precisamos de mais nada, ou não temos mais nada para fazer.
3 – O Objetivo Final para a Restauração
Deus não vai restaurar nossas fortunas apenas para nos dar um bom tempo e para nós desfrutarmos. O plano dele vai além de nós, nossa família e nossa igreja. Ele quer trazer uma restauração que alcançará outras pessoas, e ele quer usar você e eu. Isto é o que Ele disse através de Joel: “Joel 2:28-29 E acontecerá, depois, que derramarei o meu Espírito sobre toda a carne; vossos filhos e vossas filhas profetizarão, vossos velhos sonharão, e vossos jovens terão visões; [29] até sobre os servos e sobre as servas derramarei o meu Espírito naqueles dias.”
Após a restauração, o Espírito virá e permitirá o povo de Deus para o ministério. Esse ministério envolve serviço – a proclamação da Palavra, profecias e visões. O Espírito virá sobre todos, não importa sua classe social, idade e gênero.
A beleza deste livro é que Deus nos permitirá passar por momentos de angústia, mas Ele restaurará esses tempos e nos permitirá servi-Lo novamente.
Deus te abençoe,
Pastor Lucas
Nenhum comentário:
Postar um comentário