Imagine se sua igreja tivesse um concurso de popularidade. Os anúncios fossem colocados no boletim, no jornal informativo, e na tela durante o culto. Uma cédula fosse distribuída a cada membro para votar na pessoa mais popular da congregação. Após o culto, os votos fossem contados. Finalmente, o vencedor fosse anunciado. Sei que há muitas razões para as pessoas serem eleitas. As mais populares são, Idade, beleza, gentileza, ajuda, campanha, etc.
O profeta Jeremias, com certeza, não ganharia este concurso. Pelo contrário, ele era uma pessoa muito impopular. Jeremias significa: “Jeová levanta ou estabelece.”
Ele foi chamado quando era jovem, e provavelmente pensou que ser um profeta de Deus otornaria muito popular, coitado, ele não sabia que ele estava entrando numa fria, e o trajeto seria muito difícil para ele.
Provavelmente é por isso que ele diz em um texto: “Jeremias 20:7 Persuadiste-me, ó SENHOR, e persuadido fiquei; mais forte foste do que eu e prevaleceste; sirvo de escárnio todo o dia; cada um deles zomba de mim.”
A maior parte do ministério de Jeremias é durante os últimos reis de Judá. A mensagem que Deus lhe pediu para passar era uma mensagem de destruição, desespero e derrota. Como você pode ver, as pessoas não gostaram disso. Em Jeremias 20: 7-13 encontramos algumas informações importantes e lições sobre sua vida e ministério.
Vejamos alguns aspectos de sua impopularidade:
1. A Causa – Um dos primeiros aspectos de ser impopular, no caso de Jeremias foi a raiz. Foi apenas uma causa, A Palavra do Senhor. Em nossa situação será a mesma, é a nossa posição, crença na mensagem da Palavra que nos tornará impopulares. Às vezes a conversa está indo muito bem até dizermos, mas a Bíblia diz...
A. Uma mensagem dura – A mensagem que Jeremias tinha era muito difícil. Não há esperança. A única saída é se render ao inimigo e talvez alguns de vocês sejam poupados.
B. Uma mensagem que não é bem-vinda – Por causa disso sua mensagem não foi bem recebida por ninguém. A Palavra do Senhor às vezes não é bem-vinda.
C. Uma mensagem que não pôde ser contida – A Palavra não pôde ser contida. Jeremias experimentou isto, quando ele tentou parar, ele disse que a Palavra era como um fogo em seu coração.
2. As Consequências – A primeira coisa que notamos neste texto são as consequências de sua impopularidade:
A. Reprovação – Ele foi reprovado por todos. As pessoas falavam contra ele.
B. Zombaria – Ele era zombado e ridicularizado pelo povo, eles simplesmente não podiam acreditar nele e em sua mensagem, eles achavam que ele era um tolo.
C. Perseguição – Ele também foi perseguido. Ele sofreu muitos tipos de perseguição, não só por palavras, mas perseguição física e até prisão.
D. Durante todo o dia – essas coisas não eram de vez em quando; Jeremias nos diz que ele sofria todos os dias o dia todo.
E. Por todos – finalmente, aprendemos que essas consequências vieram de todas as direções, líderes políticos, líderes espirituais, familiares, amigos, etc.
3 – O Compromisso – Embora fosse muito impopular e tenha sofrido por causa disso, Jeremias manteve seu compromisso com seu chamado. Este compromisso é expresso de muitas maneiras diferentes, aqui estão alguns deles:
A. Submissão e rendição ao poder de Deus – Esta é a primeira coisa que vemos em Jeremias. Mesmo que ele fosse impopular, ele se submeteu ao Senhor.
B. Fidelidade na entrega da Palavra – O segundo compromisso foi com a Palavra e sua entrega. Jeremias não desacelerou mesmo enfrentando adversidades.
C. Com a presença de Deus – O terceiro compromisso foi com a presença de Deus. Ele sabia que Deus estava com ele e por isso ele seria capaz de cumprir seu ministério.
D. Em Louvar a Deus – O quarto compromisso era adorar e louvar a Deus, não importa o quão complicado e difícil fosse a situação. Deus deve ser exaltado o tempo todo.
Queridos irmãos e irmãs, às vezes Deus nos coloca em situações onde não seremos muito populares. Às vezes, teremos que entregar uma mensagem difícil que deixará as pessoas chateadas. Às vezes, nossas vidas demonstrarão um estilo de vida que não é mais popular. Durante esses tempos, deveremos decidir o que vamos fazer: Agradar o povo ou agradar a Deus.
Oro e espero que quando chegar a hora para você e para mim, teremos a mesma atitude que Jeremias teve: OBEDECEREMOS AO SENHOR!
Deus te abençoe,
Pastor Lucas
Nenhum comentário:
Postar um comentário