Você os conhece muito bem, eles são “Os Piedosos” ou “Os Santarrões”. Sim, aqueles que pensam que eles são melhores e mais santos do que qualquer outra pessoa. Mesmo quando eles não dizem nada você pode ouvir eles pensando: “Eu sou melhor do que todos vocês.” “Vocês são todos pecadores. É por isso que não me aproximo de vocês.” “Vocês são como nada, repulsivos, e eu posso até sentir o mal cheiro vindo de vocês.”
Conhecemos esse tipo de gente. Pessoas que não precisam ir à igreja. Pessoas que sãonaturalmente boas e muito fortes em sua fé. Elas não precisam orar o tempo todo, nem estudar a Bíblia regularmente. Eles não são como nós, espiritualmente pobres e fracos. É muito difícil ministrar para pessoas assim. É por isso que as lições de Sofonias são tão importantes.
Sofonias significa – “Yahweh (Jeová) abrigou ou armazenou” Tudo o que sabemos sobre ele está no primeiro verso de seu livro. Sua ascendência remonta a quatro gerações de uma pessoachamada Ezequias. Estudiosos acreditam que este Ezequias foi um dos reis de Judá, que reinou no final do século VIII durante o ministério de Isaías. Se isso estiver correto, Sofonias teria pertencido à linha real.
Em seu livro Sofonias condena os poderes, países e deuses do estrangeiro, e então ele se volta para o povo de Judá e Jerusalém e traz uma forte mensagem contra eles.
Em Sofonias 3:1-5, nós o encontramos descrevendo o estilo de vida das pessoas que foram chamadas pelo Nome do Senhor. Eles pensaram que eram melhores que os outros, e Sofonias mostra a eles que eles não são.
1 – Uma Vida Egocêntrica – Sua ostentação era que eles achavam que eram superiores e melhores do que as outras nações. Mas não eram. Eles achavam que não precisavam de Deus. Aqui estão algumas descrições que o profeta deu sobre eles: “Sofonias 3:1-2 Ai da cidade opressora, da rebelde e manchada! [2] Não atende a ninguém, não aceita disciplina, não confia no SENHOR, nem se aproxima do seu Deus.”
Como você pode ver, eles eram egocêntricos. Este é o desafio que nós enfrentamos em nossa vida espiritual, quando começamos a julgar os outros, não olhamos para nós mesmos.
2 – Líderes – As pessoas eram egocêntricas, mas não eram as únicas que causavam os problemas. Os líderes não eram melhores do que elas. Os líderes de qualquer sociedade devem estar entre os melhores, mas às vezes isso não acontece.
Sofonias não só condenou o povo, mas também os líderes. Vamos ver: “Sofonias 3:3-4 Os seus príncipes são leões rugidores no meio dela, os seus juízes são lobos do cair da noite, que não deixam os ossos para serem roídos no dia seguinte. [4] Os seus profetas são levianos, homens pérfidos; os seus sacerdotes profanam o santuário e violam a lei.”
Eles achavam que podiam fazer qualquer coisa porque eram poderosos. Eles podiam dizer qualquer coisa, porque eles tinham autoridade, e as pessoas tinham que obedecê-los cegamente.
3 – As Consequências – Sofonias em sua mensagem de Deus lhes diz as consequências desse tipo de atitude. Quando achamos que somos o centro do mundo e podemos fazer o que quisermos, estamos a um passo do abismo. Isto é o que o profeta diz:
Ai de você.
O Senhor está dentro dela.
Ele é justo e não comete iniquidade.
Ele dispensa sua justiça.
Todos os dias Ele não falha
Deus está presente, Ele está assistindo e Ele não está quieto. Ele está dispensando justiça, e Ele não falha.
Sofonias nos ajuda a entender que não devemos pensar que somos melhores que os outros, e que podemos fazer o que quisermos. Deus não é cego, nem impotente. Ele vai nos julgar.
Deus te abençoe,
Pastor Lucas
Nenhum comentário:
Postar um comentário