sábado, 25 de dezembro de 2021

A Razão do Natal– Parte 2

            O Natal é Cristo conosco, é Deus conosco. Deus encarnou e fez seu tabernáculo conosco. A beleza do Natal é que Deus não nos deixará ou nos abandonará. Isto é o que aprendemos com a palavra Emmanuel. Vejamos outros aspectos dessa presença.

A PRESENÇA ESPIRITUAL – Como eu disse, não é apenas uma presença física. É uma presença espiritual também. O mesmo Espírito que estava em Jesus é o Espírito que Ele nos enviou. Quando Jesus foi para o céu, Ele enviou o Espírito Santo para estar conosco. Essa é a garantia de que Ele está conosco hoje. Temos Sua presença através do Espírito Santo.

Sua presença é invisível, mas não irreal. É invisível, mas real. Deus está conosco através do Seu Espírito Santo. Ele vive em nós. Ele nos guia. Ele nos ensina. Às vezes podemos senti-Lo, e às vezes só podemos crer que há alguém lá em cima velando por nós.

O Espírito está aqui e agora, não só para nos ajudar a conhecer Jesus e nos abençoar. Ele está aqui para nos fazer o corpo de Cristo. Como o mundo pode ver Jesus e Seu amor? É através de você e eu. O Espírito está trabalhando na igreja e em nós individualmente para nos fazer parecidos com Jesus, portanto o mundo pode ver como Jesus écomo o Seu amor e misericórdia são.

Representamos Jesus neste mundo. Por causa disso nós devemos parecer com Ele, falar como Ele, e agir como Ele. Para conseguir isso, o Espírito Santo tem Palavra de Deus e a Igreja com seus líderes para nos fazer parecer com Jesus. É Sua presença espiritual que nos une. É Sua presença espiritual que está mudando nossas vidas. É Sua presença espiritual que está trabalhando através de nósalcançando outras vidas, e mostrando ao mundo que Deus existe, Ele pode ser encontrado.

A PRESENÇA PERENE – Agora, a boa notícia é que essa presença é perene. Ele estará conosco para sempre. Ele está conosco o tempo todo. Não há dia de folga para Deus. Ele está presente em nossas vidas o tempo todo, não importa se somos jovens ou idosos, acordados ou dormindo, crendo ou não. Ele está conosco. Às vezes não sentimos sua presença, e daí? Ele está lá.

Às vezes parece que Ele não está lá. Mas Ele está. Nos bons tempos, nos tempos de celebração, Ele está lá, celebrando conosco. Em tempos de luta Ele está lá sofrendo conosco. Há alguns problemas em nossas vidas que ninguém sabe o que está acontecendo, mas Deus sabe. Ele está bem ali no meio da nossa tribulação. Ele está lá secando nossas lágrimas ou rindo conosco. Ele está conosco em todos os lugares.

Às vezes pensamos que Deus está apenas na igreja. Achamos que Ele está apenas em lugares sagrados ou áreas especiais onde Ele se manifesta. Esta é uma ideia errada. Deus está conosco em todos os lugares, na igreja, no trabalho, ou em casa.

Ele estará conosco. Ele nunca nos deixará. Ele não vai desistir. Ele estará conosco o tempo todo. Às vezes vamos senti-Lo, às vezes vamos ver Suas mãos fortes trabalhando por nós, e algumas vezesnós não vamos. Jesus disse que se dois ou três estiverem juntos em Seu Nome, Ele estaria lá.

Agora, nesta nova dispensação, Deus vive dentro de nós, então você é um lugar Sagrado, porque Deus está com você. Deus está com você no carro, ou ônibus, Deus está com você no hospital, Deus está com você em seu escritório ou em sua casaDeus está aqui e agora com você.

Eu gostaria que você pudesse sentir Sua presença, tocando você e falando com você. Eu gostaria que você pudesse sentir Suas mãos na sua cabeça ou ombros confortando você e dando-lhe a certeza de que você é amado e que Ele estará com você até o fim.

Jesus é o Emmanuel, Deus conosco, através do Seu Espírito Ele está conosco aqui e agora, e um dia Ele estará conosco para sempre.

Deus te abençoe,

Pastor Lucas

sábado, 18 de dezembro de 2021

A Razão do Natal – Parte 1

            Você alguma vez já tentou descobrir por que temos tantas religiões no mundo? O Brasil tem muitos deuses. E todos os dias temos um diferente e novo. Temos deuses das águas e da terra, deuses da floresta e do ar. E os seus seguidores fazem tudo o que seus deuses pedem, até mesmo matar. Eles sacrificam animais e até crianças para seus deuses.

É comum ver algumas oferendas nas ruas. Isso é uma espécie de comida para os deuses deles. É o seu deus quem pede isso. Eles exigem esse tipo de sacrifício.

Normalmente, usamos bater na madeira três vezes. Esse gesto é um ato religioso. As pessoas acreditam que a árvore tem um espírito, então quando batem na madeira três vezes, eles estão invocando seu espírito para vir e ajudá-los ou protegê-los.

Em todos os lugares deste mundo há sede e fome pelo sobrenatural. O povo quer conhecer Deus,eles querem experimentar Deus. Há uma necessidade do ser humano de ver Deus. Às vezes criamos deuses que podemos ver e controlar. A religião é uma tendência do ser humano de encontrar Deus e conhecê-lo.

O cristianismo é totalmente diferente. Cristianismo é uma religião de cima para baixo. No cristianismo, Deus veio se encontrar com os seres humanos.  Deus encarnou em Jesus Cristo e viveu entre nós. Ele andou conosco.

Na história narrada por Mateus (Mateus 1:18-23) temos este texto: Mateus 1:23 Eis que a virgem conceberá e dará à luz um filho, e ele será chamado pelo nome de Emanuel (que quer dizer: Deus conosco).” Sim, isso foi o que o profeta disse, um dos nomes de Jesus seria Emmanuel, o quesignifica “Deus conosco.

Isso é o que faz do cristianismo o oposto de outras religiões. Não precisamos tentar encontrar Deus. Ele veio até nós, Ele nos encontrou. Deixe-me compartilhar com você como Ele fez e faz isso.

I – A PRESENÇA FÍSICA – A primeira lição que aprendemos é que Deus é uma pessoa. Ele não é feito de madeira ou argila. Ele pensa, Ele sentee Ele fala.

Em Cristo Deus tinha um corpo. Ele tinha um rosto, e sentimentos. Ele podia sofrer e ter dor. Ele podia ser feliz e sorrir. Ele pôde estar triste e chorar. Ele se cansou. As pessoas podiam vê-Lo, falar com Ele, e ouvi-Lo. Ele andou conosco, viveu conosco, Ele não estava longe e distante.

Ele veio fisicamente para simpatizar conosco e experimentar nossa vida e lutas. Ele veio fisicamente para nos mostrar o seu amor e interesse para conosco.

Em Jesus Deus se comunica conosco. Em Jesus finalmente encontramos Deus.

Meu amigo, a presença de Jesus é uma das razões para o Natal. Sua encarnação, presença e morte são cruciais para nossa salvação. Ele veio para pagar a pena por nossos pecados e nos conectar com Deus.

Sua presença física neste mundo, vivendo entre as pessoas, e comunicando a mensagem de Deus através de palavras e atos é a demonstração final de que Deus ama você e a mim.

Então, quando você celebrar o Natal lembre-se que Jesus veio dar Sua vida por você, e mostrar o quanto Deus te ama.

Deus de abençoe,

Pastor Lucas

sábado, 11 de dezembro de 2021

Uma Imagem Instantânea dos Profetas: Sofonias – O Perigo da Ostentação Religiosa

            Você os conhece muito bem, eles são “Os Piedosos” ou “Os Santarrões”. Sim, aqueles que pensam que eles são melhores e mais santos do que qualquer outra pessoa. Mesmo quando eles não dizem nada você pode ouvir eles pensando: “Eu sou melhor do que todos vocês.” “Vocês são todos pecadores. É por isso que não me aproximo de vocês.” “Vocês são como nada, repulsivos, e eu posso até sentir o mal cheiro vindo de vocês.

Conhecemos esse tipo de gente. Pessoas que não precisam ir à igreja. Pessoas que sãonaturalmente boas e muito fortes em sua fé. Elas não precisam orar o tempo todo, nem estudar a Bíblia regularmente. Eles não são como nós, espiritualmente pobres e fracos. É muito difícil ministrar para pessoas assim. É por isso que as lições de Sofonias são tão importantes.

Sofonias significa – “Yahweh (Jeová) abrigou ou armazenou” Tudo o que sabemos sobre ele está no primeiro verso de seu livro. Sua ascendência remonta a quatro gerações de uma pessoachamada Ezequias. Estudiosos acreditam que este Ezequias foi um dos reis de Judá, que reinou no final do século VIII durante o ministério de Isaías. Se isso estiver correto, Sofonias teria pertencido à linha real.

Em seu livro Sofonias condena os poderes, países e deuses do estrangeiro, e então ele se volta para o povo de Judá e Jerusalém e traz uma forte mensagem contra eles.

Em Sofonias 3:1-5, nós o encontramos descrevendo o estilo de vida das pessoas que foram chamadas pelo Nome do Senhor. Eles pensaram que eram melhores que os outros, e Sofonias mostra a eles que eles não são. 

1 – Uma Vida Egocêntrica – Sua ostentação era que eles achavam que eram superiores e melhores do que as outras nações. Mas não eram. Eles achavam que não precisavam de Deus. Aqui estão algumas descrições que o profeta deu sobre eles: “Sofonias 3:1-2 Ai da cidade opressora, da rebelde e manchada! [2] Não atende a ninguém, não aceita disciplina, não confia no SENHOR, nem se aproxima do seu Deus.”

Como você pode ver, eles eram egocêntricos. Este é o desafio que nós enfrentamos em nossa vida espiritual, quando começamos a julgar os outros, não olhamos para nós mesmos.

2 – Líderes – As pessoas eram egocêntricas, mas não eram as únicas que causavam os problemas. Os líderes não eram melhores do que elas. Os líderes de qualquer sociedade devem estar entre os melhores, mas às vezes isso não acontece.

Sofonias não só condenou o povo, mas também os líderes. Vamos ver: Sofonias 3:3-4 Os seus príncipes são leões rugidores no meio dela, os seus juízes são lobos do cair da noite, que não deixam os ossos para serem roídos no dia seguinte. [4] Os seus profetas são levianos, homens pérfidos; os seus sacerdotes profanam o santuário e violam a lei.”

Eles achavam que podiam fazer qualquer coisa porque eram poderosos.  Eles podiam dizer qualquer coisa, porque eles tinham autoridade, e as pessoas tinham que obedecê-los cegamente.

3 – As Consequências – Sofonias em sua mensagem de Deus lhes diz as consequências desse tipo de atitude. Quando achamos que somos o centro do mundo e podemos fazer o que quisermos, estamos a um passo do abismo. Isto é o que o profeta diz:

Ai de você.

O Senhor está dentro dela.

Ele é justo e não comete iniquidade.

Ele dispensa sua justiça.

Todos os dias Ele não falha

Deus está presente, Ele está assistindo e Ele não está quieto. Ele está dispensando justiça, e Ele não falha.

Sofonias nos ajuda a entender que não devemos pensar que somos melhores que os outros, e que podemos fazer o que quisermos. Deus não é cego, nem impotente. Ele vai nos julgar.

Deus te abençoe,

Pastor Lucas

sábado, 4 de dezembro de 2021

Uma Imagem Instantânea dos Profetas: Jeremias – Quando Deus nos pede para sermos impopulares

           Imagine se sua igreja tivesse um concurso de popularidade. Os anúncios fossem colocados no boletim, no jornal informativo, e na tela durante o culto. Uma cédula fosse distribuída a cada membro para votar na pessoa mais popular da congregação. Após o culto, os votos fossem contados. Finalmente, o vencedor fosse anunciado. Sei que há muitas razões para as pessoas serem eleitas. As mais populares são, Idade, beleza, gentileza, ajuda, campanha, etc.

O profeta Jeremias, com certeza, não ganharia este concurso. Pelo contrário, ele era uma pessoa muito impopular. Jeremias significa: “Jeová levanta ou estabelece.

Ele foi chamado quando era jovem, e provavelmente pensou que ser um profeta de Deus otornaria muito popular, coitado, ele não sabia que ele estava entrando numa fria, e o trajeto seria muito difícil para ele.

Provavelmente é por isso que ele diz em um texto: “Jeremias 20:7 Persuadiste-me, ó SENHOR, e persuadido fiquei; mais forte foste do que eu e prevaleceste; sirvo de escárnio todo o dia; cada um deles zomba de mim.”

A maior parte do ministério de Jeremias é durante os últimos reis de Judá. A mensagem que Deus lhe pediu para passar era uma mensagem de destruição, desespero e derrota. Como você pode ver, as pessoas não gostaram disso. Em Jeremias 20: 7-13 encontramos algumas informações importantes e lições sobre sua vida e ministério.

Vejamos alguns aspectos de sua impopularidade:

1. A Causa – Um dos primeiros aspectos de ser impopular, no caso de Jeremias foi a raiz. Foi apenas uma causaA Palavra do Senhor. Em nossa situação será a mesma, é a nossa posição, crença na mensagem da Palavra que nos tornará impopulares. Às vezes a conversa está indo muito bem até dizermos, mas a Bíblia diz...

A. Uma mensagem dura – A mensagem que Jeremias tinha era muito difícil. Não há esperança. A única saída é se render ao inimigo e talvez alguns de vocês sejam poupados.

B. Uma mensagem que não é bem-vinda – Por causa disso sua mensagem não foi bem recebida por ninguém. A Palavra do Senhor às vezes não é bem-vinda.

C. Uma mensagem que não pôde ser contida – A Palavra não pôde ser contida. Jeremias experimentou isto, quando ele tentou parar, ele disse que a Palavra era como um fogo em seu coração.

2. As Consequências – A primeira coisa que notamos neste texto são as consequências de sua impopularidade:

A. Reprovação – Ele foi reprovado por todos. As pessoas falavam contra ele.

B. Zombaria – Ele era zombado e ridicularizado pelo povo, eles simplesmente não podiam acreditar nele e em sua mensagem, eles achavam que ele era um tolo.

C. Perseguição – Ele também foi perseguido. Ele sofreu muitos tipos de perseguição, não só por palavras, mas perseguição física e até prisão.

D. Durante todo o dia – essas coisas não eram de vez em quando; Jeremias nos diz que ele sofria todos os dias o dia todo.

E. Por todos – finalmente, aprendemos que essas consequências vieram de todas as direções, líderes políticos, líderes espirituais, familiares, amigos, etc.

3 – O Compromisso – Embora fosse muito impopular e tenha sofrido por causa disso, Jeremias manteve seu compromisso com seu chamado. Este compromisso é expresso de muitas maneiras diferentes, aqui estão alguns deles:

A. Submissão e rendição ao poder de Deus – Esta é a primeira coisa que vemos em Jeremias. Mesmo que ele fosse impopular, ele se submeteu ao Senhor.

B. Fidelidade na entrega da Palavra – O segundo compromisso foi com a Palavra e sua entrega. Jeremias não desacelerou mesmo enfrentando adversidades.

C. Com a presença de Deus – O terceiro compromisso foi com a presença de Deus. Ele sabia que Deus estava com ele e por isso ele seria capaz de cumprir seu ministério.

D. Em Louvar a Deus – O quarto compromisso era adorar e louvar a Deus, não importa o quão complicado e difícil fosse a situação. Deus deve ser exaltado o tempo todo.

Queridos irmãos e irmãs, às vezes Deus nos coloca em situações onde não seremos muito populares. Às vezes, teremos que entregar uma mensagem difícil que deixará as pessoas chateadas. Às vezes, nossas vidas demonstrarão um estilo de vida que não é mais popular. Durante esses tempos, deveremos decidir o que vamos fazer: Agradar o povo ou agradar a Deus.

Oro e espero que quando chegar a hora para você e para mim, teremos a mesma atitude que Jeremias teve: OBEDECEREMOS AO SENHOR!

Deus te abençoe,

Pastor Lucas

sábado, 27 de novembro de 2021

Uma Imagem Instantânea dos Profetas: Miqueias – Esperança Durante Tempos Sombrios – Parte 2

          Hoje em dia, me parece que quando temos algum problema ou desafio, procuramos um bode expiatório, e na maioria das vezes, se não sempre, é outra pessoa.

Durante os tempos difíceis do ministério de Miqueias, eles tiveram a mesma reação. Mas Miqueias foi capaz de apontar seu dedo profético para os problemas e para aqueles que estavam causando os problemas, e Miqueias não tinha medo de se incluir no grupo. Neste texto Miqueias 7: 1-9, encontramos lições importantes sobre como ter esperança em tempos sombrios.

2 – Descrição do nosso coração

A segunda descrição que encontramos neste texto é a descrição do próprio profeta.

Às vezes olhamos para o mundo e somos rápidos em condená-lo; o problema é que não olhamos para nós mesmos. Somos parte da sociedade; temos nossos próprios problemas também. O profeta não tem problema em olhar dentro de si mesmo e identificar suas próprias deficiências.

A. Eu caí – A primeira coisa que ele reconhece é que ele caiu. Ele é um pecador. Ele não é melhor do que o resto.

B. Eu sento na escuridão – A segunda coisa que ele reconhece é que ele se senta na escuridão. A visão dele não está completa. Ele não é capaz de ver a coisa toda.

C. Eu pequei contra Ele – A terceira coisa que ele reconhece é que ele pecou contra Deus. Precisamos entender que não só estamos cercados por pessoas más, mas somos parte delas. Compartilhamos algumas características e atitudes.

D. Eu suportarei a ira do Senhor – A quarta coisa que Miqueias identificou é que, porque ele caiu, ele está assentado na escuridão, e pecou contra Deus, ele está sob a ira do Senhor. Ele não está falando sobre salvação e ir para o Céu ou para o inferno. Ele está dizendo que porque vivemos em uma cultura que é má, quando a punição vier, seremos afetados.

3 – Descrição da nossa Esperança

Finalmente, Miqueias descreve sua esperança no meio daquele tempo sombrio. Sua esperança não depende do rei, da política, dos sacerdotes, e nem de si mesmo. 

Miqueias, pela fé, faz fortes confissões e declarações de sua fé.

A. Eu olho com esperança no Senhor, espero por Deus meu Salvador – O primeiro é que Sua esperança está no próprio Deus. Este Deus é o seu Salvador. Ele deposita sua esperança em Deus.“Miqueias 7:7 Eu, porém, olharei para o SENHOR e esperarei no Deus da minha salvação; o meu Deus me ouvirá.”

B. Eu vou me levantar – A segunda é que mesmo que ele tenha falhado ele vai levantar novamente. Quando vivemos nesse tipo de cultura, aprendemos rapidamente que o chão é muito escorregadio, e vamos cair. Nossa esperança é que não ficaremos caídos, vamos nos levantar. 

C. Meu Deus vai me ouvir – A terceira declaração é que Deus nos ouvirá. Miqueias tinha essa confiança, e devemos tê-la também. Mesmo que as coisas pareçam ruins, e Deus pareça distante, Ele pode nos ouvir, bem no meio da nossa crise.

D. O Senhor será minha luz – A quarta declaração de fé é que o Senhor será nossa luz. Mesmo quando as coisas ao nosso redor estiverem escuras, Deus brilhará sobre nós Sua luz e nos guiará em Seu caminho. Nosso Deus não nos deixará no escuro.

E. Ele vai me justificar – A quinta declaração é que Deus o justificará. Como sabemos, a justificativa é pela fé em Cristo e em Suas obras. Por causa dEle Deus nos considera retos e justos. Miqueias deixa claro que Deus é o único que vai fazer a coisa toda. 

Meus irmãos e irmãs, nós, como Miqueias, vivemos em tempos sombrios, e às vezes não vemos a luz no fim do túnel. Por favor, não se esqueça, Deus está vivo e Ele está no controle. Se colocarmos nossa esperança nEle, não importa o quão ruim sejam as circunstâncias, e não importa o quão ruim sejamos, veremos Sua luz, e Ele nos levantará, nos salvará e nos justificará.

Deus te abençoe,

Pastor Lucas

sábado, 20 de novembro de 2021

Uma Imagem Instantânea dos Profetas: Miqueias – Esperança Durante Tempos Sombrios – Parte 1

            Estamos vivendo um tempo muito estranho. Parece ou podemos sentir que o mundo inteiro está passando por uma convulsão. Estamos testemunhando violência, corrupção, descontentamento e dor por todo o lado.

Se dermos uma olhada apenas em nosso condado, condado de Brevard na Flórida (USA), vamos perceber como as coisas estão ruins, já que este é um bom lugar para se viver. Aqui estão alguns números:

Crime – Condado de Brevard (Crime registrado total 2018)

Assassinato: 29

Estupro: 216

Roubo: 336

Assalto: 1.633

Invasão e roubo: 2.262

Pequenos furtos: 9.612

Roubo de veículos: 880

Suicídio: O suicídio é a décima principal causa de morte nos Estados Unidos. Em 2017, mais de 47.000 americanos tiraram suas próprias vidas. No condado de Brevard tivemos 142 suicídios em 2017.

Drogas: O Condado de Brevard tem a sexta maior taxa de morte bruta por overdoses de drogas na Flórida. Com uma taxa de morte por overdose de 17,3, o município teve 1.645 mortes por overdose entre 1999 e 2016.

Na Bíblia temos um profeta que viveu e profetizou durante um tempo como este. Foi Miqueias. O nome Miqueias; Micah; Micaiah, significa: “Quem é como Yahweh (Jeová)?” Ele era contemporâneo de Amos, Oséias e Isaías. Sua mensagem se concentrou nas injustiças sociais perpetradas sobre os pequenos latifundiários, agricultores e camponeses. Ele também profetizou contra governantes e falsos profetas. Ele profetizou a destruição de Samaria e Jerusalém, e esta última 100 anos antes.

Em Miqueias 7: 1-9, temos um vislumbre, uma imagem instantânea de Miqueias e sua mensagem. Ele viveu em um tempo sombrio, mas mesmo vivendo durante esse período ele foi capaz de encontrar esperança.

1 – Descrição do mundo – A primeira coisa que notamos na profecia de Miqueias é uma descrição do mundo ao seu redor. Ele menciona algumas características sobre esse tempo:

A. Fome – O primeiro é a fome. Ele e o povo nunca ficariam satisfeitos. “Miquéias 7:1 Ai de mim! Porque estou como quando são colhidas as frutas do verão, como os rabiscos da vindima: não há cacho de uvas para chupar, nem figos temporãos que a minha alma deseja.”

B. Corrupção – A segunda é a corrupção. Começa com a falta de bons homens e boas pessoas. Envolve abuso de poder, suborno, conspiração para fazer o mal e violência. “Miquéias 7:3 As suas mãos estão sobre o mal e o fazem diligentemente; o príncipe exige condenação, o juiz aceita suborno, o grande fala dos maus desejos de sua alma, e, assim, todos eles juntamente urdem a trama.”

C. Falta de amizade verdadeira – A terceira característica daquela época e nosso tempo é decepção. Miqueias estava dizendo a eles que seus vizinhos e amigos não eram confiáveis. Vivemos em um tempo muito semelhante a esse. “Miquéias 7:5 Não creiais no amigo, nem confieis no companheiro. Guarda a porta de tua boca àquela que reclina sobre o teu peito.”

D. Problemas familiares – A quarta são problemas familiares. Já imaginou que testemunharia o que está acontecendo com as famílias hoje? Nem mesmo no nosso pior pesadelo imaginávamos que a família como a conhecemos seria destruída assim. “Miquéias 7:6 Porque o filho despreza o pai, a filha se levanta contra a mãe, a nora, contra a sogra; os inimigos do homem são os da sua própria casa.” Essas características nos mostram os aspectos sombrios dos tempos de Miqueias. Como Miqueias, também vivemos em tempos sombrios e desafiadores. É importante sabermos que há esperança para nós. A palavra que Miqueias entregou não era apenas sobre condenação, mas também de esperança.

Deus te abençoe,

Pastor Lucas