quarta-feira, 30 de maio de 2018

A vida depois da Páscoa – Perseguição

O que deveria ser a experiência humana mais emocionante tornou-se a razão para a pior e mais cruel perseguição na história da humanidade. Não foi somente durante o começo; continuou ao longo da história. Infelizmente, hoje estamos testemunhando uma das piores perseguições que o Cristianismo já viu.
De acordo com o Ministério Portas Abertas, cada mês 322 cristãos são mortos por sua fé; 214 igrejas e propriedades cristãs são destruídas; e 772 formas de violência são cometidas contra os cristãos (como espancamentos, sequestros, estupros, prisões e casamentos forçados).
De acordo com o Pew Research Center, mais de 75% da população mundial vive em áreas com severas restrições religiosas (e muitas dessas pessoas são cristãs). Também, de acordo com o Departamento de Estado dos Estados Unidos, os cristãos em mais de 60 países enfrentam perseguição de seus governos ou vizinhos mais pertos simplesmente por causa de sua crença em Jesus Cristo.
A mensagem da ressurreição foi o ponto principal do extremo desconforto entre os líderes em Jerusalém. Isto é o que Lucas escreveu: Atos 4:2 doendo-se muito de que eles ensinassem o povo, e anunciassem em Jesus a ressurreição dentre os mortos,”A palavra “doendo”, no original significa ser agitado, ansioso, preocupado ou irritado. Eles simplesmente não conseguiam aceitar a ressurreição de Jesus.
Como todos sabemos, a perseguição vem de várias formas; às vezes é sutil como quando o apóstolo Paulo entregou a mensagem cristã aos filósofos no Areópago. Isto é como alguns deles reagiram: “Atos 17:32 Mas quando ouviram falar em ressurreição de mortos, uns escarneciam, e outros diziam: Acerca disso te ouviremos ainda outra vez.”A palavra “escarnecer” significa olhar de cima para baixo, zombar e ridicularizar. Provavelmente, todos nós já experimentamos algumas destas situações uma vez ou outra.
Para Paulo a fé e a pregação da ressurreição trouxeram mais problemas. Ele foi perseguido e preso. Aqui está parte da sua defesa: “Atos 23:6 Sabendo Paulo que uma parte era de saduceus e outra de fariseus, clamou no sinédrio: Varões irmãos, eu sou fariseu, filho de fariseus; é por causa da esperança da ressurreição dos mortos que estou sendo julgado.”Em outra ocasião, ele declarou: “Atos 24:21 a não ser acerca desta única palavra que, estando no meio deles, bradei: Por causa da ressurreição dos mortos é que hoje estou sendo julgado por vós.”
Sim, a fé na ressurreição de Jesus pode trazer provações, tribulações e perseguições. Sua ressurreição ratifica suas afirmações de ser o Filho de Deus, o Messias, o Salvador e o Senhor. Não apenas um deles, mas o único. O mundo não consegue reconhecer isso. Eles não vão aceitar essa reivindicação, e se você acredita e compartilha esta mensagem com outros você terá problemas.
Alguém estabelecido no mundo da sociologia e teoria política observou as culturas e criou cinco fases de perseguição religiosa. Aqui está a lista:
Fase 1. Estereotipar o grupo-alvo
Fase 2. Vilipendiar o grupo-alvo por crimes alegados ou má conduta
Fase 3. Marginalizar o papel do grupo-alvo na sociedade
Fase 4. Criminalizar o grupo-alvo ou suas obras
Fase 5. Perseguir o grupo-alvo completamente
Se você acredita na ressurreição de Jesus e se atreve a declará-la, você vai experimentar esses estágios. A pergunta é: vale a pena? Espero e oro para que sua resposta seja um sonoro e retumbante sim!
Tenha uma semana abençoada,
Pastor Lucas

Nenhum comentário: