quinta-feira, 17 de maio de 2018

A vida depois da Páscoa – Fake News (Notícia Falsa)

“NOTÍCIA FALSA! (Fake News)” Este é o termo que a maioria de nós tem ouvido recentemente. Algumas pessoas acreditam que a Notícia Falsa é um termo novo, ou neologismo, usado para se referir a fabricação de notícias, mas não é. Notícia Falsa parece que começou a ter um uso generalizado no final do século XIX.
Uma das definições para “Fake News” é: “notícia falsa é um relatório impreciso, por vezes sensacionalista, que é criado para ganhar atenção, induzir ao erro, enganar ou prejudicar a reputação”. Denzel Washington falando sobre a mídia disse algo muito interessante que define quase tudo: “se você não lê o jornal, você é desinformado. Se você ler, você é mal informado.”.
Não sabemos mais o que é verdade e o que não é. Depois de ler um jornal, assistir ao noticiário na TV ou pesquisar na internet, chegamos à conclusão de que cabe a nós fazer o trabalho duro para garantir que as informações são boas.
Pensamos que isto é novo, mas não é. A ressurreição teve sua própria notícia falsa (Fake News). Encontramos a estória no evangelho de Mateus. Aqui está o texto: Mateus 28: 11-15, Ora, enquanto elas iam, eis que alguns da guarda foram à cidade, e contaram aos principais sacerdotes tudo quanto havia acontecido. E congregados eles com os anciãos e tendo consultado entre si, deram muito dinheiro aos soldados, e ordenaram-lhes que dissessem: Vieram de noite os seus discípulos e, estando nós dormindo, furtaram-no. E, se isto chegar aos ouvidos do governador, nós o persuadiremos, e vos livraremos de cuidado. Então eles, tendo recebido o dinheiro, fizeram como foram instruídos. E essa história tem-se divulgado entre os judeus até o dia de hoje."
Como você pode ver os de fora perpetraram a notícia falsa, neste caso os soldados e os sacerdotes. A ideia por trás disso era esconder a verdade de que Jesus ressuscitou dentre os mortos. Como a maioria das pessoas que recorrem ao uso de falsas notícias, os guardas e os sacerdotes sabiam o que aconteceu, mas esta verdade traria tantas mudanças em suas vidas e nas vidas das pessoas, que decidiram propagar a falsa notícia. 
Pessoas de fora da Igreja preferem acreditar na notícia falsa que Jesus não ressuscitou dos mortos, porque se eles realmente acreditarem na ressurreição eles precisarão curvar-se e aceitar Jesus como seu Senhor e Salvador.
O problema com a notícia falsa não é apenas com os de fora. É também com os de dentro. Paulo teve um problema com as pessoas em uma das suas igrejas que estavam dizendo que Jesus não ressuscitou dos mortos. Aqui está o texto: “1Corintios 15:11-12 Então, ou seja eu ou sejam eles, assim pregamos e assim crestes. Ora, se se prega que Cristo foi ressuscitado dentre os mortos, como dizem alguns entre vós que não há ressurreição de mortos?”A parte que eu gostaria de enfatizar é como dizem alguns entre vós que não há ressurreição de mortos?” Havia pessoas durante aquele tempo, dentro da igreja que estavam dizendo que não havia ressurreição dentre os mortos, e assim sendo, Jesus não tinha ressuscitado.
É triste saber que existem muitas pessoas dentro de nossas igrejas que não acreditam na ressurreição de Jesus. Isso muda tudo, porque o apóstolo Paulo é claro quando diz que se Jesus não ressuscitou, não há fé, esperança, salvação, perdão dos pecados e a nossa pregação é inútil.
Meu amigo, Jesus realmente ressuscitou dos mortos. Não acredite na notícia falsa que diz o contrário, mesmo que se trate de uma “boa fonte”. A ressurreição é essencial para nossa vida eterna.
Tenha uma semana abençoada,
Pastor Lucas

Nenhum comentário: