quarta-feira, 2 de maio de 2018

A vida depois da Páscoa – incredulidade

“Não seja um Tomé!”Isso é o que podemos dizer para as pessoas que têm dificuldade em acreditar em algo. Pobre Tomé, tornou-se um garoto-propaganda para a descrença. Toda vez que encontramos alguém que não acredita ou não quer acreditar nós conectamos ele ou ela com Tomé. A igreja até lhe deu um apelido: “O incrédulo Tomé”.
O que não levamos em consideração é que a sua dúvida era válida. Não me interpretem mal, Tomé viu Jesus fazendo coisas incríveis, Seus ensinamentos eram corretos, e Sua vida era perfeita. durante mais de três anos Tomé viu, ouviu, caminhou e experimentou o que Jesus foi capaz de fazer. Mas estamos falando sobre a volta dos mortos. A demonstração de poder foi extraordinária. Jesus não apenas se recuperou do sofrimento e da crucificação; Ele estava perfeito, com um corpo surpreendente, capaz de atravessar paredes e portas trancadas.
Tomé deixou claro para os outros discípulos que ele precisava de mais provas do que simplesmente os seus testemunhos. Isto é como João contou a história: “João 20:25 Disseram-lhe, então, os outros discípulos: Vimos o Senhor. Mas ele respondeu: Se eu não vir nas suas mãos o sinal dos cravos, e ali não puser o dedo, e não puser a mão no seu lado, de modo algum acreditarei.”Ele simplesmente não conseguiam acreditar que Jesus estava vivo.
O problema é que ele não era o único. Todos os que ouviram a boa notícia, viram o túmulo vazio ou encontraram o Senhor ressuscitado, também tinham dúvidas. Era muita coisa para processar. Lucas deixou claro em seu Evangelho que os apóstolos, e ele os chamou de “onze”, não acreditaram no testemunho das mulheres sobre a ressurreição. Isto é o que ele escreveu: Lucas 24:9-11 E, voltando do túmulo, anunciaram todas estas coisas aos onze e a todos os mais que com eles estavam. Eram Maria Madalena, Joana e Maria, mãe de Tiago; também as demais que estavam com elas confirmaram estas coisas aos apóstolos. Tais palavras lhes pareciam um como delírio, e não acreditaram nelas.”
É importante para nós entendermos que na cultura nos tempos dos apóstolos, as mulheres não tinham o mesmo status dos homens. Isso pesava contra elas. Também precisamos entender que elas eram muitas, então provavelmente elas estavam falando ao mesmo tempo e dando todos os detalhes sobre o que viram. Os apóstolos provavelmente ficaram sobrecarregados com a quantidade de informação. É por isso que Lucas tenta explicar “Tais palavras lhes pareciam um como delírio, e não acreditaram nelas.” Quando nos aproximamos da Ressurreição precisamos obter todas as informações que pudermos. Jesus deixou claro para os discípulos que ele estava vivo. Ele reforçou com as Escrituras, Ele os lembrou de Suas palavras, e Ele ficou com eles por um tempo, para que eles tivessem certeza de que Ele era real. Ele também prometeu o Seu Espírito Santo para ajudá-los a acreditar.
Como você pode ver, incredulidade e descrença não é algo estranho quando se trata da ressurreição de Jesus. É difícil acreditar em algo assim. Se os apóstolos tinham suas dificuldades, as pessoas hoje terão também. É por isso que temos as Escrituras, o testemunho das pessoas que o viram e o trabalho do Espírito para nos convencer de que Ele ressuscitou; de fato Ele ressuscitou!
Tenha uma semana abençoada,
Pastor Lucas

Nenhum comentário: