quinta-feira, 14 de dezembro de 2017

Pessoas que perderam uma grande oportunidade de ter o Salvador em sua casa

No Brasil nós decoramos para o Natal, mas não como aqui nos Estados Unidos. As pessoas aqui levam as decorações de Natal ao extremo. Lembro a primeira vez que vi isso. Tínhamos um amigo missionário americano no Brasil, e eu fui na casa dele algumas vezes. Assim sendo eu estava familiarizado com a casa e sua decoração. Até o dia em que fui lá durante a época do Natal. Era outra casa. Todas as decorações foram mudadas, luzes, árvores, presentes, etc. Quase não reconheci o lugar. Foi um choque cultural para mim.
Se a sua família é uma família normal, a sua casa já deve estar totalmente decorada para o Natal, com Papai Noel, árvores, luzes, e se você é uma pessoa religiosa, você terá um presépio em algum lugar lá.
Todos sabemos que a maioria dos símbolos de Natal que usamos vem de tradições pagãs. Com isso dito, eu gostaria de fazer uma pergunta: Quantos símbolos cristãos você tem em sua casa? Eles estão na área mais visível ou mais importante da casa? Como eles se comparam com os outros símbolos?
O Natal é uma pessoa – Jesus. Ele é a razão para está época. Infelizmente, perdemos a oportunidade de tê-lo em nossa casa durante esta época.
Isto me faz lembrar a história original do Natal, quando José e Maria foram à procura de um lugar para ficar e não encontraram nada, por causa disto eles tiveram que ficar em uma gruta onde os animais estavam abrigados. Você pode ler a história em Lucas 2: 1-7.
Naquela época, em uma pequena cidade como Belém, eles não tinham uma pousada tradicional ou regular. O que eles tinham eram proprietários de casa que construíam quartos a mais em suas casas para ganhar dinheiro extra durante os feriados religiosos. José, Maria e seu filho Jesus, não conseguiram encontrar um lar para hospedá-los, então a gruta com uma manjedoura foi o melhor que puderam ter.
Aquela família proprietária da manjedoura perdeu a grande oportunidade de ter o Filho de Deus nascido dentro de sua casa. Você pode imaginar isso? Se eles soubessem que aquele menino era o Filho de Deus, eles provavelmente iriam dar seu melhor quarto e servi-los com o melhor que eles tinham. Não me interpretem mal; se estivéssemos naquela situação provavelmente faríamos o mesmo.
E aí querido, onde Cristo está durante esta temporada? Ele está presente em sua casa? Ele está presente em sua família? Ele está presente em sua vida? Ele tem o lugar mais importante? Ele é comemorado, adorado e seguido? Você o está substituindo com outros símbolos, personagens, celebrações e festas?
Durante esta época, não perca a oportunidade de ter Cristo em sua casa, na sua família e na sua vida. Faça um esforço extra e intencional para trazer Cristo de volta para Natal. Esse menino veio para ser o Salvador, o Emanuel – Deus conosco. Assim sendo, quando Cristo está na sua vida, o próprio Deus está presente com você.
Meu amigo, celebre o Natal da melhor maneira que puder, mas não se esqueça que o Natal é Cristo. Por causa disso coloque-o no centro das suas festividades e em primeiro lugar em sua vida.
Tenha uma semana abençoada,

Pastor Lucas

Nenhum comentário: