quarta-feira, 6 de dezembro de 2017

Pessoas que perderam uma grande oportunidade de ver

“O pior cego é aquele que não quer ver!” Este é um ditado Português muito conhecido. Infelizmente é baseado em uma história supostamente verídica, se é que isso existe. No século 16 um médico francês foi capaz de realizar uma cirurgia que curou um homem cego. A cirurgia foi um sucesso, todo mundo estava feliz, menos o paciente. O mundo que ele viu fez com que ele ficasse horrorizado. Ele estava tão desesperado que ele pediu ao médico para reverter a cirurgia ou para remover os seus olhos. Quando o médico disse que ele não faria isso, ele levou o caso aos tribunais de Paris e do Vaticano. Os tribunais deram a vitória para o homem e seus olhos foram removidos. Desta forma, ele se tornou o primeiro homem cego que não quis ver.
Este ditado aplica-se às circunstâncias, quando as pessoas têm a verdade bem na frente delas e elas simplesmente não querem ver. Elas se recusam a aceitar a verdade.
Na história do Advento temos algo assim. Quando os Magos vieram a Jerusalém, procurando o Messias, o rei Herodes ouviu isso e ele ficou extremamente perturbado e com ele toda Jerusalém. Ele então chamou sacerdotes e os doutores da lei e perguntou-lhes onde o Cristo estava para nascer. Aqui está sua resposta: “Responderam-lhe eles: Em Belém da Judéia; pois assim está escrito pelo profeta: E tu, Belém, terra de Judá, de modo nenhum és a menor entre as principais cidades de Judá; porque de ti sairá o Guia que há de apascentar o meu povo de Israel..'" Mateus 2:5-6.”
É importante para nós entendermos que durante esse tempo os líderes, os sacerdotes, doutores da lei, e as pessoas estavam esperando a vinda do Messias. A esperança messiânica estava muito viva e ativa. Isso explica a resposta que Herodes recebeu dos líderes.
Para Herodes, Jesus era apenas um concorrente, alguém que veio tirar o seu poder, mas para os sacerdotes e os doutores da lei,  Ele era o Messias aguardado. O Reino de Deus estava à sua porta. O problema é que eles não conseguiram ver, ou mais provavelmente eles não quiseram ver.
Em todos os evangelhos não temos qualquer reação daqueles líderes pesquisando e tentando descobrir o que os Magos estavam falando. A única reação foi de Herodes tentando matar a criança.
Jesus, o Messias, estava logo ali a alguns quilómetros deles. Os Magos lhes deram um sinal muito impressionante e as profecias confirmaram suas narrações, mas eles decidiram ignorá-los. Eles simplesmente não queriam ver.
Quantas vezes você esteve neste tipo de situação? A Palavra de Deus foi bem clara, pessoas sábias perto de você confirmaram com a sua sabedoria, mas você decidiu ignorar e continuar no caminho que você projetou para si mesmo.
Você já conversou com alguém e foi capaz de compartilhar com ele ou ela sobre as boas novas de uma forma muito clara, só para ouvir a resposta: “Não, ainda não acredito que o que você está dizendo é a verdade”? Ou, “Eu ainda não entendo.” A verdade está na sua frente, mas eles não veem ou não querem ver.
Durante esta época, eu espero e oro para que você seja capaz de ver o quanto Deus amou você e também para que você seja capaz de compartilhar esse amor com outras pessoas.
Tenha uma semana abençoada,

Pastor Lucas

Nenhum comentário: