terça-feira, 25 de julho de 2017

Vamos lá Senhor, me dá um tempo! – O Senhor sabe que eu não fiz isso!

Com a chegada dos testes de DNA, temos assistido a uma avalanche de casos sendo anulados porque as pessoas erradas estão na cadeia. Elas foram acusadas, perseguidas e estavam sendo punidas por algo que elas não fizeram.
Davi, no Salmo 17 clama ao senhor, porque, mesmo que ele sendo justo e não tivesse feito nada de errado, seus inimigos o estavam perseguindo. Todos nós experimentamos isso em nossas vidas. Quantas vezes na escola, trabalho, entre amigos, e mesmo na família, fomos acusados de coisas que não fizemos?
O problema não para por aí. Quantas famílias e amizades foram destruídas por causa de uma acusação falsa? Quantas visitas ao gabinete do diretor da escola, ou empregos foram perdidos, porque alguém disse e fez alguma coisa contra nós?
Alguns estudiosos acreditam que Davi escreveu esse Salmo logo após se despedir de Jônatas, seu amigo, porque Saul, o rei, decidiu matá-lo. Por causa disso Davi começou uma longa jornada, fugindo de Saul. Davi não tinha feito nada de errado. Saul não gostava dele pois pensava que Davi queria o seu reino.
Nos primeiros versos Davi pede a Deus, não só para ouvi-lo, mas também para "sondar seu coração. (v. 3)” Davi está certo de sua inocência e ele pede a Deus para averiguar, “Os meus passos apegaram-se às tuas veredas, não resvalaram os meus pés. v.5.”
Davi descreve seus inimigos e suas ações com palavras fortes: “inimigos”, os ímpios que me assaltam”, “meus inimigos mortais”. “Fecham seus corações, e suas bocas falam com arrogância. Andam agora rodeando os meus passos; fixam em mim os seus olhos para me derrubarem por terra. Parecem-se com o leão que deseja arrebatar a sua presa, e com o leãozinho que espreita em esconderijos.” Ele também pede a Deus para lidar com eles, “Levanta-te” e “derruba-os.”
Como fizeram com o Davi, eles fazem conosco. Eles são maus, seus corações são insensíveis, e eles falam com arrogância. Eles vão nos perseguir, eles vão nos cercar, e eles vão tentar nos derrubar.
Por muitos anos, Davi foi capaz de ludibriar Saul e suas tropas. As pessoas pensam que Davi era muito bom em correr e se esconder, mas Davi  não concorda. Para ele era Deus quem o estava escondendo e o protegendo. Isto é o que ele confessou: “Faze maravilhosas as tuas beneficências, ó Salvador dos que à tua destra se refugiam daqueles que se levantam contra eles. Guarda-me como à menina do olho; esconde-me, à sombra das tuas asas,… Salmo 17:7-9.” Davi acreditava que era o grande amor de Deus para ele que o mantinha seguro e salvo.
Meus irmãos e irmãs, quando vocês forem perseguidos por algo que vocês não fizeram, orem este Salmo. Refugie-se no Senhor, escondam-se na sombra de Suas asas e saibam que vocês são as meninas dos Seus olhos.
Tenha uma semana abençoada,

Pastor Lucas

Nenhum comentário: