quarta-feira, 19 de julho de 2017

Vamos lá Senhor, me dá um tempo! – Eu estou experimentando derrota constantemente!

 Uma coisa é quando perdemos, mas outra coisa é quando perdemos de goleada. Dói muito quando perdemos mais de uma vez, mas é ainda pior quando nossos inimigos nos desprezam com insolência cruéis. Quando eles se deleitam ao nos contemplar na miséria, quando eles celebram dançando e fazendo piada. Isso é devastador!
No Salmo 13 Davi está passando por um momento difícil. Ele perdeu muitas vezes e os inimigos o estão tratando com desdém. Além disso, parece que Deus está distante e que não se importa com o que lhe aconteceu. Ele não está aguentando. Nos dois primeiros versos, ele usa a expressão “Até quando, ó Senhor?" quatro vezes.
Não é que ele não tentou mudar a situação. No verso 2 ele diz: “Até quando encherei de cuidados a minha alma, tendo tristeza no meu coração cada dia?” Ele está tentando encontrar uma solução, mas ele simplesmente não consegue. Cada pensamento e ideia não funciona, e o resultado é tristeza em seu coração.
Você já esteve em numa situação dessas, quando você acumula derrota após derrota? Toda vez que você tenta mudar o resultado é uma derrota a mais. Para piorar as coisas, o inimigo está comemorando todos os dias na tua cara. Você está ficando sem opções, e você não vê nenhuma solução. Não há luz no fim do túnel.
Davi este breve Salmo não só descreve suas lutas, mas também nos ajuda a aprender como devemos reagir no meio destas circunstâncias. A primeira coisa que ele faz é deixar Deus saber que apesar de todas as suas derrotas e tribulações, mesmo quando Deus parece silencioso e ausente, ele ainda confia no Senhor. Ele diz: “mas eu confio em seu amor infalível; Salmo 13:5a.” Davi sabe que Deus o ama, e Seu amor é infindável. Durante estes tempos, o mais importante é a nossa fé e a nossa confiança nÊle. Elas nos ajudarão a passar por essas situações.
A outra coisa que Davi menciona é sua salvação. Ele encontra algo que ninguém pode tirar dele para trazer um pouco de alegria ao seu coração. Salvação é a melhor. Aqui está o que ele tem a dizer: “o meu coração se regozija na tua salvação. Salmo 13:5b” Quando você está passando por um período de derrotas e parece que Deus está silencioso e distante, lembre-se da sua salvação. Lembre-se da graça de Deus para com você. Lembre-se de que seus pecados foram perdoados. Lembre-se que quando você era um pecador Deus veio até você e teve pena de você. Isto trará alegria ao seu coração.
Davi finalmente decide cantar ao Senhor: “Cantarei ao Senhor, porquanto me tem feito muito bem. Salmo 13:6.” Isto não é porque Davi é bom ou forte, mas porque Deus tem sido bom para com ele. Davi sabe que o que ele está enfrentando é temporário; é apenas uma temporada. Por outro lado, Deus tem sido bom para com ele a todo tempo. Para Davi, Deus é digno do nosso louvor o tempo todo, não importa o quão ruim as nossas circunstâncias são. Deus sempre merece nosso louvor e adoração, por causa de Sua bondade para conosco.
Tenha uma semana abençoada,
Pastor Lucas

Nenhum comentário: