terça-feira, 11 de julho de 2017

Vamos lá Senhor, me dá um tempo! –Alguém está espalhando intrigas sobre mim

Quantas guerras começaram; quantos empregos foram perdidos; quantos inocentes foram condenados; e quantas amizades foram destruídas, porque alguém disse algo que não era verdade sobre outra pessoa. Alguém empurrou alguém contra o outro. A informação estava errada e por causa disso a animosidade começou.
Não foi nossa intenção de ir naquela direção. Nós nem sequer estávamos pensando sobre isso, mas alguém interpretou mal as nossas palavras e as entregou para a outra pessoa, causando um enorme mal-entendido. Às vezes, nem mesmo um mal-entendido, mas o fim de uma longa amizade, e em alguns casos, o resultado é uma guerra aberta.
Esta é a situação que temos no Salmo 7. Davi está reclamando de um homem chamado Cuxe, da tribo de Benjamin, a mesma tribo de Saul, o rei.
Todos sabemos a história. David foi escolhido por Deus para substituir Saul como rei de Israel. Isto não foi bem recebido por Saul. Como resultado, ele tentou matar Davi. Além disso, temos Cuxe alimentando Saul com todos os tipos de informações sobre Davi. Ele disse a Saul que as intenções de Davi eram matar Saul e assumir o trono. Isso foi uma mentira com consequências terríveis. Saul, acreditou nestas informações e começou uma campanha contra Davi, caçando-o por todo o lado.
Em uma ocasião, Davi teve a oportunidade de matar Saul mas poupou sua vida. Depois ele disse a Saul: “Então disse Davi a Saul: por que dás ouvidos às palavras dos homens que dizem: Davi procura fazer-te mal? 1Samuel 24:9.” No começo parecia que Saul tinha entendido, mas depois de algum tempo ele começou a perseguir Davi novamente. Cuxe estava muito ocupado.
Como é que devemos lidar com esse tipo de situação? Como é que alguém pega os pedaços quebrados da amizade, se você não fez nada para quebrá-la? Podemos aprender algumas lições valiosas neste salmo de Davi.
A primeira coisa que Davi faz nesta oração é pedir proteção. Ele não fez nada de errado, e ele está sendo perseguido injustamente. A segunda coisa que ele declara é: se eu fiz isso... ou se eu estiver errado, me pune. Deixe meu inimigo me encontrar e me destruir. Ele afirma sua inocência em termos muito fortes.
A terceira coisa que Davi pede é para Deus intervir e parar seus inimigos. Ele reconhece que só Deus pode mudar a situação. Chegou a um ponto que ninguém poderia fazer mais nada. Este tipo de situação clama por Deus, Sua justiça e o Seu poder, para fazer alguma coisa.
A quarta coisa que Davi pede a Deus é para julgar e punir seus inimigos, não só aqueles que estavam perseguindo-o, mas aquele que foi fomentar toda a situação. Ele pede a Deus com palavras muito fortes para lidar com eles. Davi está confiante de que Deus vai castigar aqueles que o estão tratando injustamente.
Finalmente, Davi manifesta a sua fé e confiança em Deus. Ele faz isso com uma oração de ação de Graças: “Eu louvarei ao Senhor segundo a sua justiça, e cantarei louvores ao nome do Senhor, o Altíssimo. Salmo 7:17.”
O que podemos aprender com Davi é que não importa quão mal as pessoas ao nosso redor possam ser; Não importa quantos amigos se distanciam de nós; Não importa o quão grande são as tribulações; Deus ainda está no controle. Ele é um Deus justo. Ele é o “Senhor Altíssimo”, o que significa o Deus soberano. Ele está conosco. Ele vai lutar por nós. Ele vai nos proteger, e por causa disso, Ele é digno de nossa gratidão e louvores.
Tenha uma semana abençoada,

Pastor Lucas

Nenhum comentário: