terça-feira, 4 de abril de 2017

Um ao outro – vivendo em comunidade – Oferecer hospitalidade uns aos outros

Em nossa civilização ocidental, saudações amistosas entre pessoas estão diminuindo extremamente. Hoje as pessoas cumprimentam uns aos outros com um simples “Oi”, e às vezes eles apenas acenam com a cabeça e movem os olhos. Muitas vezes as palavras não são sequer pronunciadas corretamente. Em algumas partes do país podemos ouvir as pessoas dizendo: “Wassap?!?”, “Hei!”, “Oi”, “tudo bem?”, “E aí?”.
Em outras culturas, saudações são mais intensas e complexas. Há palavras para boas vindas e partidas, um abraço, e algumas vezes um beijo e um abraço. No caso dos israelitas, por exemplo, na reunião e, em despedida, geralmente é usada a fórmula “Shalom Alechem”. Na verdade uma viagem poderia ser retardada por frequentes saudações.
Paulo e Pedro em suas cartas pediram os irmãos e irmãs para cumprimentarem uns aos outros com um beijo: Rom. 16:16 Saudai-vos uns aos outros com ósculo santo. Todas as igrejas de Cristo vos saúdam.” “1Cor. 16:20 Todos os irmãos vos saúdam. Saudai-vos uns aos outros com ósculo santo.” “2Cor. 13:12 Saudai-vos uns aos outros com ósculo santo.” “1Ped. 5:14 Saudai-vos uns aos outros com ósculo de amor. Paz seja com todos vós que estais em Cristo.” Em alguns dos textos, Paulo adiciona o adjetivo “Santo” para o beijo, e Pedro menciona o beijo do amor. Isso significa que os beijos eram supostamente sagrados, sem malícia, com respeito e como uma demonstração de amor pelo irmão e irmã.
O beijo foi destinado a mostrar hospitalidade. Isto é como nossos irmãos e irmãs daquela época e naquela parte do mundo saudavam os discípulos. Hospitalidade é algo que está faltando em nossa geração. Há muitas coisas que nos impedem de dar boas-vindas a alguém em nossas vidas, casas, bairros e igrejas. Isso pode fazer com que as pessoas se sintam deixada de lado e indesejáveis. Fazemos isso com palavras e atitudes ou com a falta delas. O Apóstolo Pedro escreveu: 1Ped. 4:9 sendo hospitaleiros uns para com os outros, sem murmuração;” Devemos oferecer hospitalidade sem reclamar. Eu entendo muito bem que diferentes culturas têm diferentes formas de saudação de uns para com os outros, e em algumas culturas o contato físico significa algo totalmente diferente. Mas ainda devemos tentar encontrar maneiras em cada cultura para deixar as pessoas saberem que elas são bem-vindas.
Nosso maior desafio com a hospitalidade é fazer julgamentos. Na maioria das vezes, olhamos para a pessoa e a julgamos antes mesmo de saudá-las. Talvez seja a roupa, a cor, o sotaque, etc. Às vezes, encontramos uma maneira de definir as pessoas antes mesmo delas abrirem a boca. Paulo, escrevendo aos romanos, tentou evitar isto quando ele disse: Rom. 14:13 Portanto não nos julguemos mais uns aos outros; antes o seja o vosso propósito não pôr tropeço ou escândalo ao vosso irmão.” A palavra “julgamento” quer dizer entre outras coisas: “decidir, considerar, como preferir uma coisa sobre a outra ou determinar a exatidão de uma matéria, condenar num sentido jurídico.” Antes de chegar perto das pessoas ou falar com elas, nós já decidimos se elas são boas, dignas e direitas, e já decidimos na nossa mente sobre seu caráter.
Um pouco mais adiante em sua carta, Paulo vai escrever que o nosso maior exemplo de hospitalidade é o nosso Senhor Jesus Cristo. Isto é o que ele escreveu: Rom. 15:7 Portanto recebei-vos uns aos outros, como também Cristo nos recebeu, para glória de Deus.” Devemos aceitar as pessoas e recebê-las sem julgamento.
O Reino de Deus está aberto a todos os que creem em Jesus. Se o próprio Deus está disposto a aceitar uma pessoa, devemos fazer o mesmo. Nós aceitamos porque Ele nos aceitou primeiro.
Tenha uma semana abençoada,

Pastor Lucas

Nenhum comentário: