terça-feira, 11 de abril de 2017

Um ao outro - vivendo em comunidade - Submeter-se um ao outro

Todos os dias na TV vemos pessoas demonstrando nas ruas exigindo seus direitos e querendo que todos, incluindo os policiais, que se submetam às suas demandas. Nossos filhos estão crescendo com uma mentalidade de rei e rainha. Eles querem estar no controle, e, infelizmente, não só os pais, mas toda a sociedade está alimentando essa atitude. Eles acreditam que eles têm direito a ter tudo e que todos devem fazer o que eles querem.
Isto deve ser suficiente para nos mostrar como estranho este mandamento parece para a nossa geração: Efésios 5:21 sujeitando-vos uns aos outros no temor de Cristo.” A palavra significa exatamente isso: “Submeter: colocar em sujeição, sujeito, subordinado; ser sujeito a.” É o oposto do que estamos aprendendo e somos encorajados a fazer. Mas não é só isso. A razão para fazer isso soa pior: “no temor de Cristo.” Esta tradução acoberta uma definição mais profunda e mais politicamente incorreta. A palavra reverência significa: “(ser amedrontado); alarmado ou assombro:— ter medo, + excessivamente, medo, terror.” A palavra em grego é “fobos”, da qual recebemos a palavra fobia.
O desafio para nós é que, se queremos viver em comunidade, como verdadeiros cristãos, temos de nos submeter uns aos outros. Para fazer isso em primeiro lugar nós devemos entender que nós não somos melhores que ninguém. Isto é o que Paulo escreveu aos romanos: Rom. 12:16 sede unânimes entre vós; não ambicioneis coisas altivas mas acomodai-vos às humildes; não sejais sábios aos vossos olhos;” Na mesma carta Paulo nos lembra que somos parte do corpo de Cristo e pertencemos uns aos outros. Rom. 12:5 assim nós, embora muitos, somos um só corpo em Cristo, e individualmente uns dos outros.”
A outra atitude que deve estar presente em nossas vidas é a humildade. Isto é o que Paulo escreveu aos Filipenses: Fil. 2:3 nada façais por contenda ou por vanglória, mas com humildade cada um considere os outros superiores a si mesmo;” Paulo está dizendo à igreja e a nós que deveríamos considerar os outros melhores ou superiores a nós mesmos. Nós cristãos devemos desenvolver a atitude de pôr as pessoas para cima e não coloca-las para baixo. Para os romanos, Paulo escreveu: Rom. 12:10 Amai-vos cordialmente uns aos outros com amor fraternal, preferindo-vos em honra uns aos outros;” A palavra preferindo é a chave neste texto, significa colocando na frente ou acima. Pedro vai na mesma direção, quando ele escreve isto: 1Ped. 5:5 Semelhantemente vós, os mais moços, sede sujeitos aos mais velhos. E cingi-vos todos de humildade uns para com os outros, porque Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes.” Humildade nos fará mover para o final da fila e nos obrigará a colocar nossos irmãos e irmãs à frente de nós.
A grande questão é: como? Como podemos superar nossos egos, travar o nosso egoísmo e parar nossa sede de poder? A resposta está na frase: “no temor de Cristo.” Quando olhamos para Cristo e percebermos quem Ele é, seremos capazes de submeter não só a Ele, mas aos nossos irmãos e irmãs. Jesus não é nosso amigo. Ele não é nosso empregado. Ele não é o nosso mordomo celestial. Ele é o Senhor, o Mestre, e Ele é DEUS, com toda a autoridade no céu e na terra. Cada vez que os apóstolos O viram, eles se ajoelharam. Mesmo depois de andar com Ele por três anos e meio. Mesmo depois que Jesus os chamou de seus amigos. Quando vemos Jesus como Ele é, seremos capazes de ver nossos irmãos e irmãs de uma maneira diferente.
Tenha uma semana abençoada,

Pastor Lucas

Nenhum comentário: