terça-feira, 18 de abril de 2017

Um ao outro – vivendo em comunidade – Perdoar um ao outro

“Eu perdoo, mas não esqueço”. Nós ouvimos isso muito. As pessoas estão dispostas a perdoar mas não estão dispostas a esquecer. Algumas pessoas vão carregar rancor por muito tempo, e alguns fazem isso ao longo de suas vidas. Isto é tão sério que as pessoas podem realmente adoecer por falta de perdão. Doenças físicas e disfunção emocional são relacionadas à falta de perdão, mas o mais importante são as consequências espirituais. Falta de perdão prejudica nosso relacionamento com Deus, quando temos uma atitude ruim para com nossos irmãos e irmãs que nos ofendem.
O desafio com este aspecto de nossa vida cristã é que todos nós sabemos o que temos que fazer. Todo cristão sabe que ele ou ela deve perdoar uns aos outros. Infelizmente, alguns de nós não podem perdoar e outros não querem perdoar. É isso aí. Alguns de nós não têm a força em nós mesmos para perdoar alguém que nos prejudicou. A dor é muito grande ou as feridas ainda estão abertas. Eles simplesmente não podem fazê-lo. Por outro lado, alguns de nós não estão dispostos a fazê-lo. Tomamos a decisão de manter essa ofensa viva, e queremos ver a pessoa sofrer pelo que ele ou ela fez.
Paulo escreveu à igreja de Colossos sobre isso. Aqui está o que ele disse: “suportando-vos e perdoando-vos uns aos outros, se alguém tiver queixa contra outro; assim como o Senhor vos perdoou, assim fazei vós também. Colossenses 3:13.” Paulo está dizendo aos irmãos e irmãs de Colossos que devem se livrar de suas roupas velhas e colocar uma nova vestimenta, e o perdão é parte desta vestimenta nova que temos em Cristo. Isto nos ajuda a compreender que essas virtudes estão em nós em uma forma de semente. Precisamos de agua-las e nutri-las para que possam crescer. Não seremos capazes de perdoar a todos que nos prejudicaram e ofenderam desde o início. Isso é impossível. Precisamos entender que este é um processo de crescimento e vai levar tempo.
Em outra carta, Paulo adiciona outra coisa: “Assim, pois, sigamos as coisas que servem para a paz e as que contribuem para a edificação mútua. Romanos 14:19.” Há algumas lições neste texto que nos ajuda a perdoar. A primeira é sobre nós. Paulo diz “sigamos as coisas que servem.” Esta palavra significa “fazer todo o esforço possível”. Paz não virá fácil, e restauração de relacionamentos não vai acontecer do nada. Exige trabalho, dedicação e sacrifício. Isto é o que Paulo está dizendo aos romanos e a nós. Perdão exige esforço, o máximo possível. O outro aspecto é a “edificação mútua.” As pessoas fazem coisas com a gente e nos machucam, porque elas não tinham ou não tem maturidade suficiente para compreender e reconhecer que o que eles fizeram é errado. Nós que somos maduros devemos perdoá-las e ajudá-las a crescer. Um dia elas irão descobrir, mas por agora, nossa atitude deve ser a de perdoar.
Jesus disse: “Bom é o sal; mas, se o sal se tornar insípido, com que o haveis de temperar? Tende sal em vós mesmos, e guardai a paz uns com os outros. Marcos 9:50.” a palavra de nosso Senhor é “guardai paz uns com os outros.” Se você e eu não podemos ser reconciliados, não será por minha causa. Deveríamos ser aqueles que vão parar a guerra e a animosidade. Não estou dizendo que não será difícil, mas temos de dar os primeiros passos. Jesus está dizendo que se nós queremos fazer diferença, deveríamos começar com estar em paz uns com os outros.
Tenha uma semana abençoada,

Pastor Lucas

Nenhum comentário: