quarta-feira, 29 de março de 2017

Um ao outro – vivendo em comunidade – Ser bondoso e compassivo um com o outro

Se você acha que todos os cristãos são agradáveis, você está no planeta errado. Os cristãos são humanos, são pessoas quebradas que, pela graça e só pela graça de Deus, foram redimidas. Estamos todos em um longo processo de crescimento, mudança e transformação. Nosso objetivo é nos tornarmos como Jesus. É por isso que Deus enviou o seu Espírito em nossas vidas, nos deu sua Palavra e nos colocou em uma comunidade para nos ajudar nesta jornada.
Às vezes dizemos ou ouvimos pessoas dizendo algo assim: “Este é o meu jeito de ser!”, “Não vou mudar!”, “esta é a maneira que eu sou, é pegar ou largar!” E às vezes podemos dizer ou ouvir as pessoas dizendo algo assim: “Eu não suporto ele!” ou “aquele irmão ou irmã é insuportável!” Estas expressões mostram duas atitudes erradas que não devem existir em um cristão redimido. A primeira é a aceitação de que somos de certa maneira, nós nascemos assim, ou nós crescemos assim e não vamos mudar. Isso não é verdade, o Espírito e a Palavra de Deus estão trabalhando em nós todos os dias para nos mudar. A outra atitude errada é quando não estamos dispostos a aturar os nossos irmãos e irmãs. Estamos no mesmo corpo e precisamos aprender a viver uns com os outros.
Isto é o que o apóstolo Paulo disse aos Efésios: “Antes sede bondosos uns para com os outros, compassivos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus vos perdoou em Cristo.. Efésios 4:32.” Paulo usa duas palavras aqui que deveriam nos ajudar em todo este processo: bondoso e compassivo. A palavra bondoso significa: “útil, rentável; bom, agradável e fácil, como um jugo; delicado, benigno, bondoso, obrigando, graciosa, bom no caráter, disposição e virtuoso.” E a palavra compaixão significa: “compreensivo, com pena e coração sensível.”
Como podemos fazer isso? Existem alguns passos que nos ajudarão nessa jornada. O primeiro é entender que este tipo de atitude não é natural para nós, temos que aprender e cultivá-las. Isto é o que Paulo nos diz: “Antes sede bondosos uns para com os outros, compassivos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus vos perdoou em Cristo. 1 Tessalonicenses 4:9.” Ele também escreveu isto: “Sempre devemos, irmãos, dar graças a Deus por vós, como é justo, porque a vossa fé cresce muitíssimo e o amor de cada um de vós transborda de uns para com os outros. 2 Tessalonicenses 1:3”. E finalmente ele escreveu isto: “e o Senhor vos faça crescer e abundar em amor uns para com os outros e para com todos, como também nós abundamos para convosco; 1 Tessalonicenses 3:12.”
O segundo passo que precisamos tomar é entender que “devemos” isso aos nossos irmãos e irmãs. A palavra dever significa obrigação de pagar. Isto é o que Paulo escreveu: “A ninguém devais coisa alguma, senão o amor recíproco; pois quem ama ao próximo tem cumprido a lei. Romanos 13:8.” Temos a obrigação de ser gentil e compassivo com o outro.
O terceiro passo é guardar a nossa boca. Ninguém pode ver o seu coração e pensamentos, mas eles podem ouvir suas palavras. Isto é o que Jesus pediu a seus discípulos para fazer: “Respondeu-lhes Jesus: Não murmureis entre vós. João 6:43.” A palavra resmungar, murmurar significa: “falar em privado e em voz baixa, murmurar, proferir um descontentamento em secreto e taciturno, expressar reclamação indignada e murmurar”. Se nós pudermos disciplinar nossas bocas teremos muito sucesso nesse processo.
Finalmente, Paulo nos diz que a igreja pode nos ajudar nesta caminhada. Precisamos uns dos outros. Irmãos e irmãs podem nos ajudar a sermos bondosos e compassivos. Eles também podem nos ajudar a parar de ter atitudes erradas. Isto é o que Paulo escreveu: “Vede que ninguém dê a outrem mal por mal, mas segui sempre o bem, uns para com os outros, e para com todos. 1 Tessalonicenses 5:15.” Ele colocou parte da responsabilidade nas mãos da igreja. Devemos ajudar nossos irmãos e irmãs a parar de fazer as coisas erradas e em vez disso começar a ser bondosos e compassivos uns aos outros.
Eu sei que alguns irmãos ou irmãs são difíceis de engolir, mas eles precisam crescer e você precisa crescer. Ore para que o Senhor te capacite a ser bondoso e compassivo para com o outro.
Tenha uma semana abençoada,

Pastor Lucas

Nenhum comentário: