terça-feira, 21 de março de 2017

Um ao outro – vivendo em comunidade – Amar um ao outro

Alguns dizem que esta é a geração mais egoísta e egocêntrica. Talvez eles tenham razão, talvez esta é mesmo a geração mais egocêntrica e egoísta que temos notícia. O problema é que somos de alguma forma responsáveis por isso. Nós não só somos parte desta geração, mas como também nossas crianças e para alguns de nós, nossos netos, fazem parte dela. Então, nós e nossos pais criamos esta geração, o que nos coloca bem no centro de todo este debate.
Amor não faz parte da nossa primeira natureza. Nós nascemos amando a nós mesmos. Fazemos tudo na vida para sermos amados e para obter o que nós amamos. Este é o modus operandi do mundo. Isto é como uma pessoa sem Cristo se comporta. Está no nosso DNA. Nós nascemos egoístas e egocêntricos. Jesus disse que nos últimos dias, o amor de muitos se esfriaria (Mateus 24:12). É fácil entender que as pessoas que não conhecem umas as outras não mostram amor umas pelas outras, mas esse mandamento é dirigido não para estranhos. É dirigido aos irmãos e irmãs em Cristo. Jesus deixou claro aos seus discípulos que entre eles é diferente. Eles tratariam uns aos outros com base em princípios diferentes, princípio estabelecido pelo próprio Jesus. Isto é o que Ele disse aos discípulos: “Um novo mandamento vos dou: que vos ameis uns aos outros; assim como eu vos amei a vós, que também vós vos ameis uns aos outros. João 13:34.”
O Dicionário Eerdmans define amor como: “Uma qualidade interna expressada exteriormente como um compromisso de buscar o bem-estar do outro através de atos concretos de serviço.” Gostaria de acrescentar a esta definição a palavra sacrifício. O amor é uma ação com base na nossa vontade em vez dos nossos sentimentos. Hoje invertemos este conceito. Nós pensamos que o amor é apenas um sentimento, uma emoção, e se não sentirmos nada, não vamos nos mover ou agir. O amor que Jesus pediu para seus discípulos ter e mostrar é mais que isso. Em João 13:35 Ele diz que o nosso amor pelos outros revelaria os verdadeiros discípulos. Em João 13:34; 15:12, 17; 1 João 3:23; 2 João 5, aprendemos que o amor é um mandamento. Quando lemos os versículos a primeira coisa que vem à mente é, eu não posso fazê-lo, eu simplesmente não consigo. E estamos certos. Nós não podemos produzir este tipo de amor por nós mesmos. Este amor é o fruto da presença de Deus em nossas vidas. Para amar desse jeito, teremos de ser nascidos de Deus. Isto é o que o apóstolo João escreveu: “Amados, amemo-nos uns aos outros, porque o amor é de Deus; e todo o que ama é nascido de Deus e conhece a Deus. 1 João 4:7.” Ele também escreveu que quando nós amamos assim, é porque Deus vive em nós: “Ninguém jamais viu a Deus; se amarmos uns aos outros, Deus permanece em nós, e o seu amor é em nós aperfeiçoado. 1 João 4:12.” É Sua presença e Seu trabalho em nós que nos permitirá a amar uns aos outros.
Meu irmão e minha irmã, deixe o amor de Deus fluir através de você e chegar aos irmãos e irmãs ao seu redor.
Tenha uma semana abençoada,

Pastor Lucas

Nenhum comentário: