terça-feira, 26 de abril de 2016

O efeito da idade

A administração dos idosos nos diz: “a população idosa - pessoas com 65 anos ou mais velhos – chegou a 39,6 milhões em 2009 (o ano mais recente para o qual os dados estão disponíveis). Eles representam 12,9% da população dos EUA, um em cada oito americanos. Em 2030, haverá aproximadamente 72,1 milhões de pessoas idosas, mais do que duas vezes seu número em 2000." Também nos diz que "cerca de um em cada sete, ou 13,7%, da população é um Americano velho.” A porcentagem na Florida das pessoas com 60 anos de idade é assim projetada: 2015-26,7% e 2020-29,7%.
Esses números nos dizem que estamos velhos e não só isso, estamos envelhecendo rapidamente. As famílias são menores e estamos vivendo mais tempo, isto ajuda a explicar os números que temos agora e as incríveis projeções para os próximos anos.
Por causa disso, as igrejas que estão se concentrando em jovens terão necessariamente que realinhar seus ministérios com a realidade da presença idosa, se quiserem continuar a crescer. Eles precisarão fazer isso para manter seus membros que estão ficando velhos e, também, para alcançar a população idosa em torno deles.
Algumas igrejas em contraparte tomarão uma direção oposta das de suas denominações, chamadas tradicionais. Enquanto estas estão começando cultos contemporâneos para trazer jovens para seu rebanho de idosos. Essas igrejas independentes provavelmente terão necessariamente que criar um culto tradicional para servir sua parte idosa da Congregação.
Estamos vendo mais e mais igrejas com ministérios especializados para servir e ministrar aos membros mais velhos. Este é um momento maravilhoso. As igrejas vão se adaptar e fazer isso muito rápido.
Por outro lado, as pessoas idosas precisarão adaptar também. Sua participação no ministério e serviço serão necessárias. Eu sei que a mentalidade de muitos deles é se aposentar na expectativa de ter um tempo livre para fazer o que eles sonharam durante muito tempo. Mas as coisas estão mudando
As pessoas mais idosas também precisarão repensar no seu papel na igreja. Não são mais considerados nem vistos como um peso morto. Eles têm uma participação importante na vida da igreja. Isto não é uma coisa estranha, uma vez que na Bíblia as pessoas idosas são muito ativas na vida do povo de Deus. Aqui estão alguns exemplos: no Antigo Testamento - Abraão, Moises, Aarão, Josué, Calebe e Daniel. No Novo Testamento - Zacarias, Elizabete, Simeão, Ana, Paulo e João.
No Salmo 92: 12-15, encontramos este belo texto sobre idosos: “Os justos florescerão como a palmeira, crescerão como o cedro no Líbano. Estão plantados na casa do Senhor, florescerão nos átrios do nosso Deus. Na velhice ainda darão frutos, serão viçosos e florescentes, para proclamarem que o Senhor é reto. Ele é a minha rocha, e nele não há injustiça.” O salmista os chama de justos, e ele diz que eles irão florescer, eles vão crescer, e darão frutos. Ele também diz que eles vão ficar viçosos e dar flores, proclamando o Senhor. Isto é uma tremenda definição sobre a vida e ministério de uma pessoa idosa que ama o Senhor.
Eu oro para que as igrejas criem espaço, uma grande espaço, para o ministério do idoso. E eu oro para que as pessoas mais idosas sejam profundamente envolvidas na vida da igreja, fazendo diferença e orientando os jovens.
Tenha uma semana abençoada,

Pastor Lucas

Nenhum comentário: