terça-feira, 5 de abril de 2016

Nova vida - o fruto da ressurreição

Neste momento específico que estou escrevendo este post temos 264 dias, 14 horas e 1 minuto até o culto de Natal. Para algumas pessoas, este é o tempo que levará para que eles apareçam novamente num culto da igreja. Para muitos outros será o único intervalo dos dois grandes eventos do cristianismo - Páscoa e Natal.
O maior desafio para o resto de nós é descobrir como viver a vida cristã, sabendo que Jesus ressuscitou dentre os mortos. Paulo em sua carta aos cristãos em Roma escreveu isto: “Fomos, pois, sepultados com ele pelo batismo na morte, para que, como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos pela glória do Pai, assim andemos nós também em novidade de vida. Romanos 6:4”. Paulo deixa claro que há implicações sérias e práticas da ressurreição de Cristo. A ressurreição não é apenas um evento que teve lugar há dois mil anos. Ainda está produzindo frutos hoje na vida dos cristãos por todo o lado.
Esta nova vida começou como um ato de Deus - Esta vida não é algo que nós produzimos por nós mesmos. Não podemos fazer nada sobre isso. Deus, através de seu poder soberano veio e trouxe vida nova para nós. Só recebemos essa vida pela fé. Isto foi feito por pura graça. Não é merecida ou conquistada.
Esta nova vida começa dentro de nós - Esta nova vida foi implantada dentro de nossos corações. Começou como uma pequena sementinha. Ouvimos a mensagem. O Espírito usou a Palavra para agitar o nosso espírito morto e produzir vida, e de repente estamos aptos a responder. Nós acreditamos, nós aceitamos, mesmo que na maioria das vezes, nós não entendemos tudo. Só sabemos que algo aconteceu dentro de nós.
Esta nova vida se manifesta em nossa caminhada diária - Esta nova vida deve crescer e se manifestar, dos nossos corações para nossa caminhada. Isto é o que Paulo enfatiza neste texto. A expressão "assim andemos", significa caminhar, viver diário. O cristão deve andar de uma maneira nova e diferente. Devemos seguir Jesus em Seus passos, nos comportar como Ele, falar como Ele e a pensar como Ele. Para que esta nova caminhada aconteça, precisamos das Escrituras e da comunhão da igreja. Não podemos fazer isso sem a instrução da Palavra, nem a ajuda dos nossos irmãos e irmãs.
Esta nova vida traz glória a Deus - Tudo o que Deus fez, faz e vai fazer ainda vai trazer glória a Ele. Toda a nossa vida é suposta a trazer glória a Ele. Esta nova vida que temos por causa da ressurreição de Cristo deve glorificar e exaltar o nosso Deus. Nós vivemos para glorificá-lo. Nossas atitudes, palavras, sentimentos e pensamentos devem trazer louvor a Ele. Mesmo as pequenas coisas que fazemos, aquelas que não parecem importantes devem ser feitas de uma forma que Deus seja reconhecido como um Deus maravilhoso, poderoso e gracioso. Isto é o que Jesus disse no Sermão da Montanha: “Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras, e glorifiquem a vosso Pai, que está nos céus. Mateus 5:16.”
Tenha uma semana abençoada,

Pastor Lucas

Nenhum comentário: