terça-feira, 19 de abril de 2016

A tirania dos números

Quer você goste ou não, quando pastores encontram outros pastores e conversam sobre suas igrejas, uma das primeiras perguntas é: “quantos membros sua igreja tem?” Isso também acontece com os membros de uma igreja quando encontram com membros de outra igreja. Os números são sempre parte da conversa. Quantos membros, a presença nos trabalhos, o orçamento, o programa dos jovens, etc.
Vivemos em uma época quando Ministério é ditado por três palavras: edifícios, dinheiro e gente. Somos levados a pensar que para ser bem sucedido precisamos um edifício pomposo, um monte de dinheiro e muitas pessoas sentadas no banco. Sem estes você não pode ser considerado um bom líder ou uma boa igreja. Esta é uma tirania que está tentando controlar todo mundo no Ministério e dentro das igrejas.
Isto explica porque muitas pessoas deixam pequenas igrejas para ir para um maior. Elas estão à procura de bons programas, conforto e grandes multidões. Uma pequena igreja não pode satisfazer as suas necessidades. Às vezes eles também procuram anonimato para que eles não tenham a pressão de envolver-se ou participar. Eles vêm, assistem o culto e vão para casa. Não me interpretem mal, eu adoraria ter um edifício grande e novo com um grande orçamento e muitas pessoas frequentando nossos programas e atividades. Mas o perigo aqui é fazer tudo só com a finalidade de atrair um grande número de pessoas.
Esta tirania tem desfocado nossa visão - Algumas igrejas e pastores perderam seu senso de propósito. Sua visão está totalmente comprometida por causa do desejo de ter números maiores. Os programas não são baseados na visão para aquela comunidade ou igreja particular, mas eles são projetados apenas para atrair mais pessoas.
Esta tirania está mudando as nossas prioridades - O que a Igreja deve fazer ou é chamada para fazer não é mais importante. Os números são. Esta mudança de prioridades está fazendo igrejas rever seus ministérios. Agora o importante é o que funciona e traz pessoas para o edifício e programas, ao invés de chegar à comunidade com a mensagem do amor de Deus.
Esta tirania está pulverizando nossa missão - Para obter os números estamos nos movendo da simplicidade da missão cristã para uma variedade de atividades para alcançar os números desejados. Igrejas estão fazendo um pouco de tudo para aumentar a presença nos programas e o orçamento. Infelizmente algumas dessas atividades não têm nada a ver com evangelismo ou testemunho. Elas apenas se destinam a trazer as pessoas para dentro da porta. Não podemos esquecer que cada igreja é plantada em áreas específicas com uma missão específica para chegar a essa comunidade com o Evangelho e o amor de Deus. Quer estas igrejas consigam uma boa resposta ou não, elas devem continuar fazendo o que elas foram chamadas para fazer
Se você mudou para uma igreja maior por causa desses motivos, eu gostaria de desafiá-lo a encontrar uma pequena igreja localizada em uma comunidade que precisa de saber que Deus ama seu povo e tem um plano para suas vidas.
Tenha uma semana abençoada,

Pastor Lucas

Nenhum comentário: