quinta-feira, 4 de fevereiro de 2016

Coisas que gostaríamos de desfazer

Há coisas e decisões em nossas vidas que gostaríamos imensamente de desfazer. Seria ótimo se tivéssemos uma dessas teclas em nossas vidas que nós poderíamos apertar e certas coisas seriam desfeitas. Infelizmente não temos isso. Para aqueles de nós que usavam máquinas de escrever e aprendemos a datilografar com elas, nós não temos esse problema. Nós sempre soubemos que erros não poderiam ser desfeitos. Você poderia usar aqueles líquidos, borrachas, mas a melhor solução, pelo menos para mim, era pegar outra folha de papel e começar tudo de novo.
Mas mesmo sabendo que não podemos desfazer algumas decisões, existem algumas que gostaríamos muito de desfazer. Esta lista não está completa e sinta-se à vontade para adicionar suas próprias dicas. Em segundo lugar, não está em nenhuma ordem de importância. Elas são apenas uma lista de coisas que eu gostaria de desfazer, e não posso mais.

1. Decisões que fizemos sem conselhos bons - Enquanto nós pensarmos que nós somos mais sábios do que os outros, correremos o risco de tomar muitas decisões que eventualmente procuraríamos voltar lá e dizer, “quem me dera eu pudesse pedir conselhos para essa decisão.” Um bom recurso para conselho são, família, amigos e Deus e Sua palavra. Se você parar e pedir conselho para um ou mais desses recursos certamente você não terá motivos para se arrepender.

2. Decisões que fizemos quando estávamos com raiva – “Eu estava tão bravo!” Isto é como algumas pessoas explicam suas atitudes terríveis e seus erros, para não dizer estupidez que fizeram. No calor do momento não puderam tomar uma decisão sábia, e depois aí era tarde demais para desfazer. É por isso que as pessoas dizem, “vai devagar”, “conta até dez”, ou “não estressa”, antes de fazer qualquer coisa. É preciso evitar a qualquer preço tomar decisões quando estamos zangados, sabendo que nós não seremos capazes de desfazê-las.

3. Decisões que fizemos precipitadamente – “Tem que ser agora.” “Se você não fizer isso agora você vai perder a melhor oportunidade da sua vida.” Você já ouviu isso? Quantos de nós tomamos decisões sob esse tipo de pressão e vivemos não só para contar, mas também para lamentar. É por isso que as pessoas usam a expressão, “colocar na gaveta”, o que significa tomar algum tempo para pensar, refletir e fazer a melhor decisão. Não se deixe pressionar a fazer algo que você vai se arrepender mais tarde.

4. Decisões que fizemos com base em informações erradas – “Parecia certo.” “Era uma grande oportunidade.” Você sabe quando eles dizem, "se é bom demais para ser verdade...” provavelmente é. Alguns de nós não lemos as letras pequenas nos contratos. Não nos importamos com o que está escrito. Parece legal, a pessoa parece honesta e boa, e assim não pegamos todas as informações. Assim sendo fizemos porque não tínhamos todas as informações ou as informações corretas, e agora não podemos desfazer.

5. Decisões que fizemos egoisticamente - Finalmente, existem aquelas decisões que fizemos sem consideração pelos outros. Colocamos os nossos próprios interesses primeiro e acima de todos os outros. Nós não nos preocupamos com o que aconteceria com os outros, mesmo se eles eram nossos amigos ou família. Quando tomamos decisões pensando somente em nós mesmos, corremos o risco de fazer más decisões que nos arrependeremos delas mais para frente.

Meus amigos, ainda não temos uma tecla para desfazer disponível para nossas decisões na vida, então se você tiver que tomar uma decisão peça a Deus para ajudá-lo na sua caminhada.

Tenha uma semana abençoada,
Pastor Lucas

Nenhum comentário: