terça-feira, 16 de fevereiro de 2016

Cinco coisas que todo Cristão deve abster-se durante a Quaresma

Para aqueles de vocês que não sabem ou não estão muito familiarizados com o ano litúrgico; na quarta-feira de cinzas começamos a Quaresma ou em latim Quadragésima. Quaresma é um período de aproximadamente seis semanas que antecedem ao domingo de Páscoa. Vai da quarta-feira de cinzas até a quinta-feira Santa. A finalidade da Quaresma é preparar o crente através da oração, penitência, arrependimento, esmola e abnegação. Conclui na comemoração da semana Santa, com a morte e sepultamento de Jesus na sexta-feira e seu clímax na celebração da Páscoa da ressurreição de Jesus Cristo.
Durante a Quaresma muitas pessoas se abstém de muitas coisas, algumas pequenas e outras grandes como um ato de abnegação. Algumas pessoas não comem certos tipos de alimentos, etc. Eu gostaria de compartilhar com vocês cinco coisas que todo cristão deve se abster, não só durante a época da Quaresma, mas também durante toda a sua vida.
1. Palavras ofensivas - o primeiro tem a ver com nossa conversa, palavras ofensivas. Muitas vezes usamos palavras erradas para descrever as ações de alguém ou falhas de caráter, entre outras coisas. Essas palavras têm um forte impacto em suas vidas, e às vezes nem percebemos o que fizemos. Isto é o que o apóstolo Paul escreveu: “Não saia da vossa boca nenhuma palavra torpe, mas só a que seja boa para a necessária edificação, a fim de que ministre graça aos que a ouvem. Efésios 4:29.”
2. Preguiça no domingo de manhã - a segunda coisa que todos os cristãos devem abster-se é da preguiça que controla muitos de nós no domingo de manhã. Isto é o que o escritor de Hebreus escreveu: “não abandonando a nossa congregação, como é costume de alguns, antes admoestando-nos uns aos outros; e tanto mais, quanto vedes que se vai aproximando aquele dia. Hebreus 10:25.” Assim sendo, domingo de manhã, levanta-se e vai para a igreja.
3. Ociosidade na leitura da Bíblia - até agora, muitos de nós que decidiu ler toda a Bíblia este ano já estão atrasados neste projeto. Alguns de nós só pensaram nisso, mas nunca começaram. Bem, meu desafio para você durante esta época de Quaresma é para desistir de sua ociosidade da leitura da Bíblia e começar a lê-la. Você pode começar com um dos Evangelhos. Não importa qual livro que você escolher, apenas faça. Isto é o que Deus disse a Josué: “Não se aparte da tua boca o livro desta lei, antes medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer conforme tudo quanto nele está escrito; porque então farás prosperar o teu caminho, e serás bem sucedido. Joshua 1:8.”
4. Inércia na oração - a oração é um grande desafio para todos nós. Não temos tempo. Nós não sabemos, nos sentimos desconfortáveis, etc. Temos muitas desculpas para não orar. O nosso principal problema é a inércia. Sabemos que a oração é um aspecto importante da nossa vida cristã, mas simplesmente não oramos. Durante este tempo comece a falar com Deus, não só para compartilhar suas necessidades, mas para dizer-lhe o quanto você o ama e aprecia o que Ele fez por você. Comece com poucos minutos e cresça a partir daí. Paul escreveu: “Orai sem cessar. 1Tessalonicenses 5:17."
5. Lentidão no testemunhar - provavelmente este é o mais difícil para muitas pessoas. Não gostamos de falar sobre religião. O que não sabemos é que testemunhar não é falar sobre religião, é falar sobre o que Deus fez e continua a fazer em nossas vidas. Se Jesus é uma pessoa importante na sua vida, será impossível não incluí-lo na sua conversa. Ele foi o que disse: “Mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém, como em toda a Judeia e Samaria, e até os confins da terra. Atos 1:8.” Você pode começar a convidar alguém para vir à igreja com você.
Durante esta época da Quaresma adicione na sua lista de coisas que você vai abster uma destas coisas.
Tenha uma semana abençoada,
Pastor Lucas

Nenhum comentário: