terça-feira, 30 de dezembro de 2014

2014 está indo embora...

2014... dá para acreditar? Estamos no final de mais um ano. Quantas coisas aconteceram durante este ano? Vimos a violência ficando fora do controle. Vimos o terrorismo avançando. Vimos a economia se arrastando para melhorar, mas falhando. Vimos o número crescente de pessoas que deixaram a igreja. Vimos igrejas, denominações inteiras lutando e dividindo por coisas que não eram a principal missão da igreja, nem eram teologicamente relevante.
Esta época do ano é marcada por avaliações. Nós, não importa onde estejamos, o que fazemos ou quão organizados nos consideramos, sempre olhamos para trás para ver o que aconteceu não só no mundo, mas também em nossas vidas pessoais. Na notícia vamos ver e ler relatórios especiais sobre o ano. Devemos fazer isso também com nossas vidas. Dê uma olhada, faça uma viagem para janeiro de 2014 e comece a partir de lá avaliar seu ano.
Deixe-me compartilhar com você alguns tópicos e áreas que você deve olhar:
1. O que deu errado - faça uma lista na sua vida de coisas que deram errado. Planos que você fez, mas a execução não deu certo. As mudanças que estavam na sua lista, mas não foram concluídas. Se possível, coloque no papel. Isso irá ajudá-lo na sua próxima lista. Tente encontrar as razões por que elas deram errado. O alvo era muito alto? Você não planejou bem? Alguns eventos e coisas que aconteceram, mudando o curso do seu plano que você não previu?
2. O que deu certo - depois de avaliar as coisas que deram errado, dê uma olhada nas coisas que deram certo. Tome nota de todos os planos e as alterações feitas no início do ano ou no final do ano passado que você foi capaz de executar. Não importa quão pequenos, eles eram. Se você planejou e fez, isso é o que conta. Talvez no começo era só um desejo, não era nem mesmo um plano, mas você foi capaz de realiza-lo. Fantástico. Parabéns!
3. O que não foi realizado - a terceira coisa que você deve avaliar são as coisas que não foram a lugar nenhum. Elas simplesmente não aconteceram. Você não foi capaz de executá-las ou implementá-las. Da maneira que elas vieram, elas ficaram. Elas eram apenas uma linha em sua lista. Você nem sequer tocou nelas. Tente encontrar as razões por que você não trabalhou nelas. Elas não eram importante o suficiente? Você não encontrou tempo para elas? Você não tinha as ferramentas certas e habilidades para executá-las? Isto irá ajudá-lo a fazer sua próxima lista.
4. E agora? - Após avaliação dessas áreas, o que deu certo, o que não deu certo, e o que não foi realizado, você será capaz de trabalhar na sua lista para o próximo ano. Visite as áreas onde você foi bem e veja se há espaço para melhorias. Dê uma profunda olhada nas áreas que não foram bem e faça as alterações apropriadas para não acontecer de novo. Mas mais do que tudo, o planejamento e a organização de sua vida espiritual deve vir em primeiro lugar. Essa é a área mais importante, e se você não trabalhar direito nesta área todas as outras serão tremendamente afetadas. 2015 está chegando. Deus tem coisas maravilhosas para você.
Tenha uma semana abençoada e um Feliz Ano Novo!
Pastor Lucas

Nenhum comentário: