sábado, 27 de agosto de 2022

Bem-Aventuranças: A Felicidade que Ninguém Quer – O Misericordioso – Parte 1

           Em meados dos anos 80 fui convidado para pregar numa conferência da Mocidade para Cristo do Brasil. Naquela época, era considerado o melhor evento de jovens do país. Eles traziam as melhores bandas cristãs para os eventos, e eu era o pregador principal. Claro, eu não pregaria sermões normais.

Todas as noites eu vinha como um personagem diferente e não só pregava a mensagem, mas também demonstrava a mensagem. Uma noite decidi vir como um mendigo. Não contei a ninguém sobre minhas intenções, mas apenas para o líder da banda e o segurança do palco.

Eu não preciso dizer a reação do resto da banda, da multidão, e principalmente da equipe de segurança. Foi um desafio para eu chegar ao palco. Finalmente, o chefe da equipe de segurança me reconheceu, depois que me identifiquei a ele.

A questão é, por que nos sentimos tão desconfortáveis com as pessoas pobres? Por que sempre pensamos no pior? É culpa? É medo?

Hoje veremos a quinta Bem-Aventurança: “Matt. 5:7 Bem-aventurados os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia.”

Felizes e bem-aventurados são os misericordiosos.

A primeira coisa que precisamos fazer é definir a palavra: “A palavra misericordioso inclui sentimentos de piedade, com foco em demonstrar compaixão para aqueles mais necessitados.Também inclui benignidade ou boa vontade para com os miseráveis e aflitos, juntamente com o desejo de aliviá-los.

Na Bem-Aventurança anterior eu mencionei que a justiça deveria ser em relação ao nosso próximo.

Próximo é a pessoa mais perto de mim – Essa é a melhor definição para o próximo no NT, na minha opinião.

O passo seguinte nessa direção é ser misericordioso. Amar um próximo que é miserável, aflito, e com grandes necessidades.

Misericórdia é atender às necessidades das pessoas. Não é simplesmente sentir compaixão, mas mostrar compaixão, não apenas simpatizar, mas também dar uma mãozinha. Misericórdia é dar comida aos famintos, conforto aos enlutados, amor aos rejeitados, perdão ao ofensor, companheirismo aos solitários. 

Vamos dar uma olhada no Ciclo da Misericórdia:

1 – OS MISERICORDIOSOS RECEBEM MISERICÓRDIA DE DEUS

A Bíblia é muito clara de que Deus é o criador de toda misericórdia. Não há misericórdia que não venha de Deus.

Isto é o que a Bíblia diz:

A.            Misericórdia Se origina em Deus – A misericórdia faz parte do caráter de Deus. Por causa disso toda misericórdia vem dEle “2Timóteo 1:2 ao amado filho Timóteo, graça, misericórdia e paz, da parte de Deus Pai e de Cristo Jesus, nosso Senhor.”

B.            Fomos Salvos pela Sua Misericórdia – A Bíblia diz que somos salvos pela Sua misericórdia. Paulo escreveu aos Efésios: “Efésios 2:4-5 – [4]Mas Deus, sendo rico em misericórdia, por causa do grande amor com que nos amou,[5] e estando nós mortos em nossos delitos, nos deu vida juntamente com Cristo, — pela graça sois salvos,” Ele também escreveu a Tito e disse isso sobre nossa salvação: “Tito 3:5 não por obras de justiça praticadas por nós, mas segundo sua misericórdia, ele nos salvou mediante o lavar regenerador e renovador do Espírito Santo,”

Como você pode ver meu amigo, a misericórdia vem de Deus. Ele é misericordioso e por isso compartilha sua misericórdia com todos nós.

Deus te abençoe,

Pastor Lucas

Nenhum comentário: