quinta-feira, 1 de setembro de 2022

Bem-Aventuranças: A Felicidade que Ninguém Quer – O Misericordioso – Parte 2

           Em nossa primeira mensagem sobre esta importante Bem-Aventurança, aprendemos que a misericórdia, a verdadeira misericórdia vem de Deus. Ele é um Deus misericordioso e Ele compartilha conosco sua misericórdia. Aqui está o verso: “Mateus 5:7 Bem-aventurados os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia.”

O segundo aspecto neste ciclo é que a misericórdia não deve parar em nós. Não podemos ser egoístas e reter todas as misericórdias que Deus nos deu. Hoje vamos aprender que há mais um passo neste ciclo. 

2 – O MISERICORDIOSO COMPARTILHA MISERICÓRDIA COM SEU PRÓXIMO

Depois de receber misericórdia de Deus, somos desafiados a compartilhar essa misericórdia com as pessoas ao nosso redor.

Este é um dos maiores desafios que enfrentamos em todo esse processo. Somos, por natureza, pessoas egoístas e interessadas em nós mesmos. Mesmo que finjamos que não somos. Nós adoramos acumular o que recebemos de Deus, esquecendo que Ele nos deu para que pudéssemos compartilhar com outros que não têm. Vamos dar uma olhada no que devemos compartilhar.

A.            Compartilhamento de Coisas Materiais – O primeiro são os bens materiais. Devemos compartilhar coisas materiais com pessoas que têm menos, quaisquer que sejam suas necessidades.  O mundo continua a ser dividido pelos que têm e pelos que não têm. Aqueles que têm devem compartilhar. Isto é o que diz a Bíblia: “Deuteronômio 15:7-8 Quando entre ti houver algum pobre de teus irmãos, em alguma das tuas cidades, na tua terra que o SENHOR, teu Deus, te dá, não endurecerás o teu coração, nem fecharás as mãos a teu irmão pobre; [8] antes, lhe abrirás de todo a mão e lhe emprestarás o que lhe falta, quanto baste para a sua necessidade.”

É importante que entendamos que Deus nos deu para que possamos dar aos outros.

B.            Compartilhamento de Coisas Espirituais – Devemos também compartilhar coisas espirituais com aqueles que precisam; a salvação, nosso amor, orações, apoio, etc.  Infelizmente, vivemos em uma época em que estamos tão focados em coisas materiais, que esquecemos os aspectos espirituais da vida. Como cristãos, devemos nos disciplinar para compartilhar bênçãos espirituais com os outros ao nosso redor. Isto é o que diz a Bíblia: “Judas 22-23 E compadecei-vos de alguns que estão na dúvida; [23] salvai-os, arrebatando-os do fogo; quanto a outros, sede também compassivos em temor, detestando até a roupa contaminada pela carne.”

Meu amigo, como você pode ver, o misericordioso que Jesus tinha em mente, recebe misericórdia de Deus e compartilha com outros que precisam delas. Essas misericórdias são materiais e espirituais. Não podemos escolher qual vamos compartilhar. Os misericordiosos devem ser capazes de reconhecer ambas as necessidades e compartilhar misericórdia de acordo com as necessidades. Desta forma seremos abençoados e extremamente felizes.

Deus te abençoe,

Pastor Lucas

Nenhum comentário: