sábado, 17 de setembro de 2022

Bem-Aventuranças: A Felicidade que Ninguém Quer – O Limpo de Coração – Parte 1

            Deixe-me compartilhar com você um pouco da minha vida. Eu era um adolescente, e eu estava vivendo minha vida, como todos os outros adolescentes, talvez um pouco mais intensa do que a maioria deles. Até que um dia, quando alguém me pediu para dar uma olhada no meu coração.

Eu não prestei atenção no início, mas depois decidi dar uma olhada no meu coração. E não foi uma surpresa quando descobri que o meu coração estava morto, totalmente sem vida. Mas não só isso, foi pior, aquele coração morto era a prova de que Deus não estava lá, nem Sua vida nem Sua alegria. Este é o coração sem Cristo, ou antes de Cristo: É escuro, é sujo, e fede mal.

Aprendi que deveria pedir a Deus um novo coração, e Ele me daria. Fui para a cruz e pedi a Deus um novo coração. Eu dei o meu antigo e recebi um novo. Isso mudou tudo na minha vida. Minha vida inteira foi transformada. Agora eu tinha um novo coração de Deus dentro do meu peito, e eu queria mantê-lo limpo e puro.

Na próxima Bem-Aventurança Jesus fala sobre isso: “Mateus 5:8 Bem-aventurados os limpos de coração, porque verão a Deus.” 

Essa Bem-Aventurança fala sobre Santidade e Santificação. A diferença é que é de dentro, do coração. É sobre como eu vou cuidar deste novo coração que eu tenho.

Vamos dar uma olhada nessas palavras usadas aqui por nosso Senhor Jesus:

Pura: A palavra significa, limpo, puro, isento de responsabilidade, inocente.

Coração: coração, mente (sede de pensamento e emoção). Pensava-se que o coração era a sede do interior (composto pela vida, alma, mente e espírito). "Coração" é semelhante em significado a "alma", mas muitas vezes o "coração" tem um foco no pensamento e compreensão

É importante para entendermos que na Bíblia CORAÇÃO = MENTE.

É por isso que Jesus disse:

“Mateus 9:4 Jesus, porém, conhecendo-lhes os pensamentos, disse: Por que cogitais o mal no vosso coração?”

“Marcos 2:8 E Jesus, percebendo logo por seu espírito que eles assim arrazoavam, disse-lhes: Por que arrazoais sobre estas coisas em vosso coração?”

“Marcos 7:21 Porque de dentro, do coração dos homens, é que procedem os maus desígnios, a prostituição, os furtos, os homicídios, os adultérios,”

Hoje temos a divisão entre mente e coração, mas na Bíblia eles estão juntos. Eles sentem com o coração e pensam com o coração.

1 – UM CORAÇÃO PURO COMEÇA COM DEUS

A primeira coisa que devemos perceber é que um coração puro não é fruto de nossa religiosidade. É um produto da ação de Deus em nossas vidas. Isto é o que o profeta Ezequiel nos diz:

“Ezequiel 36:25-26 Então, aspergirei água pura sobre vós, e ficareis purificados; de todas as vossas imundícias e de todos os vossos ídolos vos purificarei. [26] Dar-vos-ei coração novo e porei dentro de vós espírito novo; tirarei de vós o coração de pedra e vos darei coração de carne.”

Neste texto Deus está prometendo um novo coração ao seu povo. É importante para entendermos que Coração = Mente. Deus está prometendo uma nova mentalidade para o Seu povo, para que vejamos o mundo de uma maneira diferente.

Quando chegarmos a Cristo com o nosso coração pobre, sujo e partido, Ele mudará nosso coração e nos dará um novo.

É por isso que Paulo diz: “2Cor. 5:17 E, assim, se alguém está em Cristo, é nova criatura; as coisas antigas já passaram; eis que se fizeram novas.”

Em Cristo temos um novo coração.

Deus te abençoe,

Pastor Lucas

Nenhum comentário: