sábado, 20 de agosto de 2022

Bem-Aventuranças: A Felicidade que Ninguém Quer – Aqueles que têm fome e sede de justiça – Parte 3

            A última semana de maio e a primeira semana de junho de 2020 serão lembradas pela violência, morte, desordem e destruição. De um lado temos pessoas protestando por causa de uma injustiça, do outro lado temos pessoas e seus negócios sofrendo sem serem culpados de nada, apenas por estarem no lugar errado na hora errada.

Sabemos que alguns dos manifestantes são pessoas pacíficas apenas querendo demonstrar sua fome e sede por justiça, mas ao mesmo tempo sabemos que algumas maçãs podres se infiltraram nesses protestos e produziram destruição por toda parte.

Neste texto veremos o último aspecto desta importante Bem-Aventurança.

3 – O DESEJO DE ESTAR CERTO COM NOSSO PRÓXIMO

O último desejo é estar certo com nosso próximo. Devemos tratar nosso próximo de uma maneira adequada e cristã. A Bíblia diz que devemos amar nosso próximo. De uma forma prática, isso é o que Jesus disse que deveríamos fazer:

A.   Tratar o nosso próximo da maneira que queremos ser tratados – 

Isto é o que Ele disse no final do Sermão da Montanha:

“Mateus 7:12 Tudo quanto, pois, quereis que os homens vos façam, assim fazei-o vós também a eles; porque esta é a Lei e os Profetas.”

Devemos tratar os outros e fazer com os outros como gostaríamos que fizessem conosco. Em outras palavras, Jesus está nos dizendo que um cristão deve colocar-se ou si mesmo/a no lugar dos outros.

Se fosse eu, o que eu gostaria que a igreja, ou meus amigos fizessem por mim, nesta situação?

A responsabilidade está do nosso lado. Nós é que devemos ter o desejo de estar certo com nosso próximo. Nós é que devemos ir e oferecer ajuda.

Em Mateus, Jesus resume tudo isso no Maior Mandamento:

“Mateus 22:37 Respondeu-lhe Jesus: Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todo o teu entendimento.

Mateus 22:38 Este é o grande e primeiro mandamento.

Mateus 22:39 O segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo.

Mateus 22:40 Destes dois mandamentos dependem toda a Lei e os Profetas.”

Como podem ver, o Grande Mandamento tem essas duas direções, para Deus e para o nosso vizinho.

Jesus diz nesta Bem-Aventurança que quando tivermos esse tipo de fome e sede de justiça, de estar certo com Deus, com nós mesmos e com o nosso vizinho, seremos fartos. A palavra significa satisfeito, ser alimentado em abundância.

O salmista colocou isso desta forma:

“Salmo 81:13 Ah! Se o meu povo me escutasse, se Israel andasse nos meus caminhos!

Salmo 81:14 Eu, de pronto, lhe abateria o inimigo e deitaria mão contra os seus adversários.

Salmo 81:15 Os que aborrecem ao SENHOR se lhe submeteriam, e isto duraria para sempre.

Salmo 81:16 Eu o sustentaria com o trigo mais fino e o saciaria com o mel que escorre da rocha.”

Em outras palavras, o salmista está nos dizendo que se tivermos o desejo de estar certo com Deus, e com os nossos vizinhos, Ele nos alimentará com o melhor do trigo, e com mel da rocha.

“Salmo 81:16 Eu o sustentaria com o trigo mais fino e o saciaria com o mel que escorre da rocha.”

Desta forma seremos abençoados, felizes e totalmente satisfeitos.

Deus te abençoe,

Pastor Lucas

Nenhum comentário: