sábado, 23 de julho de 2022

Bem-Aventuranças: A Felicidade que Ninguém Quer – Os Mansos – Parte 2

            Muitos de nós temos a ideia errada de que mansidão e gentileza é uma demonstração de fraqueza. Não poderíamos estar mais errados. Mansidão não é nada disso. Vejamos outro aspecto importante da mansidão.

2 – A MANSIDÃO É O PODER SOB CONTROLE

Como vimos em nosso último artigo, esta palavra é usada para animais cujos espíritos, naturalmente selvagens, foram quebrados por um treinador para que pudessem fazer um trabalho útil. Isso não significa que esses animais não são mais poderosos, não, eles ainda têm sua força, mas essa força está sob controle.

A.   Não é uma fraqueza – Na maioria das vezes temos a impressão errada de que manso significa fraco. Não, não é. 

a.    Moisés era manso – A Bíblia diz que Moisés era muito manso, mesmo sendo um líder muito forte.

Números 12:3 Era o varão Moisés mui manso, mais do que todos os homens que havia sobre a terra.

b.   Jesus era manso – O Evangelho e o Apóstolo Paulo deixam claro para nós que Jesus era manso e gentil.

“Mateus 11:29 Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para a vossa alma.”

“2Coríntios 10:1 E eu mesmo, Paulo, vos rogo, pela mansidão e benignidade de Cristo, eu que, na verdade, quando presente entre vós, sou humilde; mas, quando ausente, ousado para convosco,”

B.   – É força domada – Mansidão é força sob controle, domada. É saber quem somos, e o que somos capazes de fazer, mas nós, pela graça de Deus, somos capazes de nos abster de fazê-lo. 

a.    Moisés ficou com raiva – A Bíblia nos diz que Moisés ficou com raiva quando viu o que as pessoas estavam fazendo, abandonando Deus por outro deus.

“Êxodo 32:19 Logo que se aproximou do arraial, viu ele o bezerro e as danças; então, acendendo-se-lhe a ira, arrojou das mãos as tábuas e quebrou-as ao pé do monte;” 

b.   Jesus ficou com raiva – A Bíblia também nos fala sobre Jesus ficar enraivecido com os cambistas no templo. Levou algum tempo para ele explodir, mas ele o fez.

“João 2:15 tendo feito um azorrague de cordas, expulsou todos do templo, bem como as ovelhas e os bois, derramou pelo chão o dinheiro dos cambistas, virou as mesas.” 

C.    É ficar com raiva e não pecar – Isto é o que Paulo escreve para os Efésios:

“Efésios 4:26 Irai-vos e não pequeis; não se ponha o sol sobre a vossa ira,” 

É claro que podemos ficar irados sem pecar. É quando ficamos com raiva pela razão certa. Não devemos ficar com raiva por causa de nós mesmos, mas porque Deus e outras pessoas estão sofrendo injustiça.

Como você pode ver, meu amigo, mansidão não é sinônimo de fraqueza, podemos ser fortes e mansos ao mesmo tempo. Só precisamos deixar o Espírito Santo domar nossa força para imitarmos nosso Senhor.

Deus te abençoe,

Pastor Lucas

Nenhum comentário: