sábado, 16 de julho de 2022

Bem-Aventuranças: A Felicidade que Ninguém Quer – Os Mansos – Parte 1

            Se eu tivesse que imaginar o oposto da mansidão, eu escolheria um Viking. Pelo menos, esta é a imagem que tenho dos vikings, eles são o oposto da mansidão. Eles são violentos, orgulhosos, e decidem tudo através da luta e do uso de uma espada, ou o que eles têm em suas mãos.

Eu acho que ainda temos esse tipo de atitude hoje em dia, “se você não acredita no que eu acredito eu vou te matar. Se você não fizer o que eu digo, você será rejeitado. Este lugar não é um lugar para pessoas fracas. Precisamos de pessoas fortes para conquistar o mundo. E se alguém não concordar conosco, ou tentar nos impedir, nós vamos destruí-los.”

Soa como algo que você conhece? Nós temos um pouco destas atitudes em nossa vida cristã que nos fazem parecer mais com os vikings do que cristãos reais.

Hoje aprenderemos outra Bem-Aventurança,

“Mateus 5:5 Bem-aventurados os mansos, porque herdarão a terra.” 

É isso que a mansidão significa: "Significa gentil, manso, a qualidade moral positiva de lidar com as pessoas de uma maneira gentil, com humildade e consideração. Gentil vem de uma palavra grega, que basicamente significa leve ou suave. O termo às vezes era usado para descrever um medicamento reconfortante ou uma brisa suave. Foi usado para descrever potros e outros animais cujos espíritos naturalmente selvagens foram quebrados por um treinador para que pudessem fazer um trabalho útil. Como atitude humana, significava ser gentil de espírito, manso, submisso, quieto, terno.”

Como você pode ver é diferente da atitude que encontramos em nossas igrejas hoje em dia. Vejamos com mais detalhes o que é mansidão:

1 – A MANSIDÃO É PRODUZIDA POR DEUS

A primeira coisa que aprendemos neste texto é que o próprio Deus produz a verdadeira mansidão. Não podemos fazer isso por nossos próprios esforços.

A.   Ser manso é um resultado direto de ser pobre de espírito e choro – Como temos aprendido, as Bem-Aventuranças são passos em uma sequência muito detalhada. 

a.    Temos que ser pobres de espírito – o primeiro passo é ser pobre de espírito, reconhecer que não podemos fazer nada com nosso próprio poder e esforço. É só pela graça que entramos no Reino dos Céus.

“Mateus 5:3 Bem-aventurados os pobres de espírito, porque deles é o reino dos céus.” 

b.   Temos que lamentar – É importante entendermos que temos que lamentar por causa de nossos pecados, pela igreja e pelos perdidos. A graça, o amor e a misericórdia de Deus devem ter prioridade em nossas vidas.

“Mateus 5:4 Bem-aventurados são aqueles que choram, pois serão consolados.” 

B.   Ser manso é resultado direto do trabalho do Espírito Santo em nós – Quando Paulo lista o fruto do Espírito, encontramos a masidão nele. Esta é outra tradução para esta palavra. É o Espírito de Deus que produzirá mansidão em nós.

“Gálatas 5:22-23 Mas o fruto do Espírito é: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, [23mansidão, domínio próprio. Contra estas coisas não há lei..”

C.    Ser manso é um resultado direto de uma disciplina espiritual – Também aprendemos que a gentileza/mansidão é resultado de uma disciplina espiritual. A semente plantada em nós. É através da disciplina espiritual que faremos essa semente crescer.

“Efésios 4:2 Seja completamente humilde e gentil; ser paciente, tendo um com o outro no amor.” 

“Colossenses 3:12 Portanto, como o povo escolhido por Deus, santo e querido amado, vista-se com compaixão, bondade, humildade, gentileza e paciência.” 

Meu amigo, como você pode ver, a mansidão é resultado do trabalho de Deus em nossas vidas.

Deus te abençoe,

Pastor Lucas

Nenhum comentário: