sábado, 9 de julho de 2022

Bem-Aventuranças: A Felicidade que Ninguém Quer – Aqueles que Choram – Parte 3

          Sim, o choro faz parte da nossa vida cristã. Mesmo que não gostemos, precisamos entender que estará conosco ao longo de nossa vida neste lado do céu. Nos artigos passados vimos que vamos chorar por nós mesmos e pela igreja.

Hoje vamos aprender mais um grupo de pessoas pelas quais devemos lamentar, os perdidos.

3 – LAMENTAMOS POR AQUELES QUE ESTÃO PERDIDOS

A última razão para lamentar é por aqueles que estão perdidos. Às vezes temos uma atitude diferente em relação a eles. Nós não gostamos deles, nós os rejeitamos, porque eles não acreditam no que acreditamos, nem vivem da maneira que achamos que deveriam.  Mas a Bíblia é clara quando nos diz que devemos lamentar por eles, porque eles estão perdidos.

A – Jesus e Jerusalém – Em Mateus 23 encontramos Jesus lamentando e chorando por Jerusalém, e a razão é que eles não acreditavam nEle. 

“Mateus 23:37 “Jerusalém, Jerusalém, que matas os profetas e apedrejas os que te foram enviados! Quantas vezes quis eu reunir os teus filhos, como a galinha ajunta os seus pintinhos debaixo das asas, e vós não o quisestes!””

Esta foi uma demonstração de Seu amor e desejo para que eles se arrependessem e acreditassem. Devemos ter a mesma atitude em relação às pessoas que não têm Cristo e estão perdidas, caminhando sob condenação.

B – Paulo e os judeus – Temos a mesma atitude em Paulo e seus irmãos e irmãs da nação de Israel.

Em Romanos 9 encontramos este texto:

Romanos 9:1-3 – [1] Digo a verdade em Cristo, não minto, testemunhando comigo, no Espírito Santo, a minha própria consciência: [2] tenho grande tristeza e incessante dor no coração; [3] porque eu mesmo desejaria ser anátema, separado de Cristo, por amor de meus irmãos, meus compatriotas, segundo a carne.”

Paulo vai ao extremo ao dizer que prefere ser amaldiçoado para que fossem salvos. Foi esse desejo intenso que o fez se tornar o apóstolo dos gentios. A igreja de hoje deve ter esse tipo de lamento pelos perdidos, aqueles que não conhecem Cristo, e não têm esperança e salvação.

Jesus disse que aqueles que choram seriam consolados. Eles receberão consolo.

A – É um Consolo de Deus – Nosso Deus é um Deus de todo consolo. Ele sabe como nos consolar.

“2Coríntios 1:3 Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai de misericórdias e Deus de toda consolação!”

B – O Espírito é o Consolador enviado por Jesus – Jesus disse aos discípulos que Ele enviaria outro Conselheiro.

“João 14:16 E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, a fim de que esteja para sempre convosco,”

O Espírito é o consolador de Deus em nossos corações quando choramos pelas razões certas.

C – Este Encorajamento é Eterno – Na carta dos tessalonicenses Paulo nos diz que esse conforto de Deus é pela graça e é eterno. Não é algo que depende das circunstâncias da vida.

2Tessalonicenses 2:16 Ora, nosso Senhor Jesus Cristo mesmo e Deus, o nosso Pai, que nos amou e nos deu eterna consolação e boa esperança, pela graça,”

D – Estará conosco até chegarmos ao Céu – No livro do Apocalipse João viu que Deus enxugará cada lágrima de seus olhos.

Apocalipse 21:4 E lhes enxugará dos olhos toda lágrima, e a morte já não existirá, já não haverá luto, nem pranto, nem dor, porque as primeiras coisas passaram.”

Aqueles que choram finalmente serão consolados de uma vez por todas, pelo próprio Deus.

Deus te abençoe,

Pastor Lucas

Nenhum comentário: