quarta-feira, 28 de março de 2018

Pequenas decisões que podem fazer uma grande diferença – Ore pelas autoridades

Alguns de vocês dirão, "O que que há Lucas, não faz isto não, agora não.” Outros diriam a mesma coisa há alguns meses ou anos atrás. Isso não é o caso. Não importa quem é o líder e quem ocupa a posição de liderança. A Escritura é clara, devemos orar de uma forma regular pelos nossos líderes.
Um dos textos mais importantes sobre isso é o que Paulo escreveu a Timóteo, seu discípulo, aqui está: “I Timóteo 2:1-2 Exorto, pois, antes de tudo que se façam súplicas, orações, intercessões, e ações de graças por todos os homens, pelos reis, e por todos os que exercem autoridade, para que tenhamos uma vida tranquila e sossegada, em toda a piedade e honestidade.”
Esta é uma decisão muito pequena, mas que tem enormes consequências não só para nossas vidas pessoais, mas para a vida de uma cidade, estado e até do país. Paulo não está pedindo para Timóteo orar somente por aqueles que estão do lado da fé Cristã ou da igreja. Não, pelo contrário, Paulo está pedindo a Timóteo e a igreja para orar por um terrível líder. Seu nome era Nero Cláudio César Augusto Germânico, conhecido simplesmente como Nero.
A outra coisa que Paulo está pedindo para Timóteo é orar por e não contra as autoridades. Devemos orar pela sua vida pessoal, família, saúde e vida espiritual. Deveríamos pedir a Deus para guiá-los e ajudá-los a tomar decisões justas. Também devemos orar pela paz, pois assim o fazendo seríamos capazes de viver a nossa vida cristã sem interferência.
Quando nós oramos pelas autoridades nós reconhecemos a soberania de Deus, não só sobre os assuntos do Seu povo, mas também sobre todo o universo. Deus controla tudo e todos. Isto é o que a Bíblia tem a dizer sobre reis e imperadores: “Daniel 2:21 Ele muda os tempos e as estações; ele remove os reis e estabelece os reis; é ele quem dá a sabedoria aos sábios e o entendimento aos entendidos.” e em Provérbios temos isto: “Provérbios 21:1 Como corrente de águas é o coração do rei na mão do Senhor; ele o inclina para onde quer.”
Quando oramos por nossos líderes, reconhecemos que Deus é quem estabelece as autoridades, todas elas. Isto é o que Paulo escreveu: “Romanos 13:1 – Toda alma esteja sujeita às autoridades superiores; porque não há autoridade que não venha de Deus; e as que existem foram ordenadas por Deus.” Acreditar nisto nos ajudaria a fazer outra coisa que Pedro nos pediu para fazer, honrá-los: “1Pedro 2:17 Honrai a todos. Amai aos irmãos. Temei a Deus. Honrai ao rei.” A palavra significa: “honrar, respeitar, dar reconhecimento devido.”
Meu amigo eu não sei de que lado você esta. Se você é um discípulo de Cristo, é sua obrigação orar pelas autoridades, todas elas, não só para aquelas que você gosta, ou estão do seu lado. As coisas em nossas cidades, estados e países, seriam diferentes se todos nós tomássemos esta pequena decisão de orar por nossos líderes.
Tenha uma semana abençoada,

Pastor Lucas

Nenhum comentário: