quarta-feira, 21 de março de 2018

Pequenas decisões que podem fazer uma grande diferença – convide alguém para ir à igreja

“Eu pensei que você nunca me convidaria!” Isso é o que alguém que eu conheço ouviu de seu amigo de longa data, quando ele o convidou pela primeira vez, para ir à igreja. Não deveria ser grande coisa, mas infelizmente é. Nosso povo tem muita dificuldade de convidar pessoas para ir à igreja, mesmo quando é para uma ocasião especial.
Não estou falando de evangelismo. Evangelismo é quando você apresenta o evangelho para alguém. A maioria das pessoas em nossas igrejas não está pronta para isso. Mas isso não deve tornar-se uma desculpa para não convidarmos alguém para igreja. Isto é algo que todo mundo pode e deve fazer.
Há uma história no evangelho de João que ilustra muito bem a atitude que todos devemos ter. É a história de Felipe e Natanael (João 1:45-50). Jesus chamou Felipe para segui-lo, e a próxima coisa que Felipe fez foi convidar Natanael para se encontrar com Jesus. Esta história nos dá algumas ideias sobre a arte de convidar as pessoas para a igreja.
A primeira lição é sobre a decisão de fazê-lo. Precisamos entender que não estamos convidando a pessoa para mudar sua religião, para adotar a nossa teologia, ou participar de um culto cheio de mistérios. Não sabemos se Felipe conhecia Natanael ou não. Não sabemos se Natanael estava procurando o Messias ou não. Felipe só fez o convite.
A outra lição é sobre a simplicidade. Devemos manter o convite simples. É uma pequena decisão, mas pode fazer uma diferença bem grande. Você não deve complicar as coisas. Não tente explicar um monte de coisas e nem peça desculpas, só convide.
Uma lição que devemos realmente aprender com Felipe é como lidar com a resistência. Quando Natanael disse-lhe: De Nazaré pode sair alguma coisa boa?” João 1:46.” Felipe não tremeu e ficou com medo de continuar a conversa, ele simplesmente disse: Vem e vê. João 1:46.” Você deve saber que você não está arriscando a sua amizade. Eles é que vão perder se não quiserem vir. Você fez a sua parte. Só tenha cuidado para não colocar demasiada pressão sobre eles, ou eles vão começar a te evitar. Eles só precisam de saber com quem falar se o Espírito tocar nos seus corações e move-los a procurar uma igreja.
Finalmente, nós devemos estar dispostos a trazê-los à igreja. Quando você convida alguém você deve estar pronto para fazer algumas mudanças em seu comportamento normal e tradicional. Se você oferecer para pegá-los, chegar mais cedo. Apresentá-los aos outros membros da igreja. Se tiverem filhos oferecer para ir com eles para a área infantil. Sente-se com eles. Se eles não estão acostumados com o tipo de culto que a Igreja oferece, explique as partes do culto. Estas são apenas algumas atitudes pequenas que podem tornar a visita deles à igreja agradável.
Finalmente, não subestime o poder do Espírito Santo. Felipe só convidou e levou Natanael onde Jesus estava. Jesus e o Espírito Santo fizeram o resto. Você provavelmente sabe que Natanael tornou-se um dos doze discípulos de Jesus. Nós nunca sabemos o que pode acontecer e quem terão suas vidas transformadas, e nós também nunca saberemos quando o Espírito irá tocar no coração de alguém e transformá-lo para sempre. Simplesmente convide alguém para ir à igreja!
Tenha uma semana abençoada,

Pastor Lucas

Nenhum comentário: