quarta-feira, 21 de fevereiro de 2018

Pequenas decisões que podem fazer uma grande diferença – Use suas palavras para edificar alguém

“Estúpido” foi o que a caixa me disse quando eu não a entendia. Tinha acabado de chegar nos EUA e meu inglês não era bom o suficiente. Uma senhora americana que estava me ajudando com meu Inglês ficou muito chateada com a atitude da caixa. Eu fiz que não entendi o que ela me disse, assim sendo não me afetou. Ignorância algumas vezes é uma bênção. Doeu mais tarde quando eu percebi que a caixa não me conhecia o suficiente para dizer algo assim. Palavras machucam, não importa se você as entende bem ou não.
Alguns de nós ouviram palavras ofensivas como esta e alguns de nós, infelizmente, têm dito algo parecido com isto:
“Não vou perder meu tempo falando com você.”
“Ninguém seria burro o suficiente para acreditar nisso.”
Ou usando sarcasmo, “Eu vou ouvir você porque você deve ser o especialista sobre este assunto, certo?”
“Você é um fracasso”, ou “Você deveria se envergonhar.”
“Por que você está se comportando como uma criança?” ou “Você não sabe o que é certo, não é?”
“Não me interessa o que você faz mais”, ou “Eu não preciso de você.”
“Eu não quero te ver de novo”, ou “Você não é bem vindo aqui.”
Essas palavras têm a capacidade de ignorar uma pessoa, rebaixar ou desvalorizar alguém. Estamos assistindo as amizades e famílias serem arruinadas por palavras como estas. Eu sei que não podemos controlar o que as pessoas dizem, mas devemos e podemos controlar o que dizemos.
A Bíblia é clara quando nos diz que as palavras podem destruir e construir. Aqui estão dois textos que enfatizam isso: Provérbios 12:18 Há palrador cujas palavras ferem como espada; porém a língua dos sábios traz saúde.”. EProvérbios 16:24 Palavras suaves são como favos de mel, doçura para a alma e saúde para o corpo.”
No Novo Testamento, encontramos o apóstolo Paulo escrevendo às igrejas e pedindo-lhes para usar suas palavras para edificar outras pessoas e não só isso, ele também lhes pede para incentivar outras pessoas a fazer isso. Aqui estão alguns textos que nos ajudam com isso: “1Tessalonicensses 5:11 Pelo que exortai-vos uns aos outros e edificai-vos uns aos outros, como na verdade o estais fazendo. E “Efésios 4:29 Não saia da vossa boca nenhuma palavra torpe, mas só a que seja boa para a necessária edificação, a fim de que ministre graça aos que a ouvem.” Paulo vai mais longe quando ele escreveu que quando temos que dizer a verdade devemos fazer isso em amor, “Efésios 4:15 ao contrario, falando a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo.”
A expressão edificar significa: “levantar, fortalecer, desenvolver a vida de outra pessoa através de atos e palavras de amor e encorajamento”. Edificamos a alguém quando dizemos coisas agradáveis. Se você não tem algo bom a dizer, não diga. Edificamos quando dizemos alguma coisa útil, quando nós somos parte da solução e não parte do problema. Edificamos quando podemos confortar alguém que está passando por uma situação difícil, ou está experimentando uma temporada amarga. Edificamos quando oferecemos nosso conhecimento para ensinar alguém e ajudá-lo a descobrir as ferramentas que farão com que ele ou ela cresça. Edificamos as pessoas quando compartilhamos a nossa experiência, ajudando-as a saber que elas não são as únicas que estão enfrentando essa situação.
Meu amigo, você pode fazer isso. Com apenas algumas palavras, você pode ajudar e edificar alguém. Você pode fazer uma grande diferença em suas vidas.
Tenha uma semana abençoada,

Pastor Lucas

Nenhum comentário: