terça-feira, 13 de fevereiro de 2018

Pequenas decisões que podem fazer uma grande diferença – Voluntarie para uma boa causa

"Há alguém aqui que pode ajudar com este projeto?" é uma das questões mais frustrantes que um pastor faz. As pessoas viram os olhos, fingem que eles não estão ouvindo ou pretendem que eles estão fazendo algo mais importante. Normalmente, a resposta a esta chamada é muito pobre.
Alguns pastores, sabendo disso, decidem usar o sentimento de culpa, tentando forçar a barra mostrando as necessidades, e as coisas terríveis que acontecerão se ninguém responder a este chamado. Por outro lado, alguns pastores vão usar o chamado do alto e o medo, enfatizando que Deus é quem os está chamando, e se eles não responderem, eles vão prestar contas ao próprio Deus.
Pode acreditar, eu já tentei todos estes e mais alguns. A conclusão é que é muito difícil de encontrar voluntários. Estatísticas provam para nós; apenas 20% dos membros fazem o trabalho em uma igreja comum. A maioria das pessoas está lá para assistir. Elas querem ser servidas e não servir.
Aqui está uma definição de um voluntário: “voluntário é uma pessoa que voluntariamente oferece a si mesmo para um serviço ou um empreendimento; uma pessoa que executa um serviço voluntariamente e sem remuneração.” As palavras-chave aqui são “oferecer”, “por vontade própria e sem remuneração”. Em outras palavras, o voluntário é alguém que vê a necessidade e se oferece para ajudar.
As pessoas têm muitas desculpas para não se voluntariarem: elas não têm tempo; não sabem como fazer o que é pedido; elas estão cansadas; elas têm coisas mais importantes para fazer, etc. Nós sempre temos uma boa desculpa para oferecer quando alguém nos pede ajuda, ou quando vemos uma necessidade.
A Bíblia deixa claro que o voluntariado é uma questão do coração. Aqui estão dois textos que nos ajudam a ver isso: Êxodos 25:2 Fala aos filhos de Israel que me tragam uma oferta alçada; de todo homem cujo coração se mover voluntariamente, dele tomareis a minha oferta alçada. Êxodos 35:21 E veio todo homem cujo coração o moveu, e todo aquele cujo espírito o estimulava, e trouxeram a oferta alçada do Senhor para a obra da tenda da revelação, e para todo o serviço dela, e para as vestes sagradas.” Quando seu coração está no lugar certo você vai oferecer para ajudar.
A outra coisa que devemos saber é que Deus é quem nos dá habilidades para ajudar, servir e trabalhar. Isto é o que Tiago escreveu: Tiago 1:16-17 Não vos enganeis, meus amados irmãos. Toda boa dádiva e todo dom perfeito vêm do alto, descendo do Pai das luzes, em quem não há mudança nem sombra de variação.” Deus te deu talentos e dons para você ajudar não somente você mesmo, mas também outras pessoas. Ele também lhe deu a capacidade de aprender coisas novas.
Finalmente, quando você se voluntariar, não o faça para se mostrar. Jesus disse que a única recompensa que as pessoas que fazem isso vai receber são os elogios de outras pessoas. Isto é o que Ele disse: Mateus 6:3-4 Mas, quando tu deres esmola, não saiba a tua mão esquerda o que faz a direita; para que a tua esmola fique em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará. Existem duas razões principais por que a gente voluntarie: A primeira é a vontade de Deus, Ele quer que sirvamos, e a segunda é a necessidade, uma necessidade que seja real.
Assim sendo, meus amigos, olhe ao redor em sua igreja, bairro e cidade e encontre um lugar onde você possa oferecer o seu serviço. As pessoas serão ajudadas, você será abençoado, e Deus se deleitará.
Tenha uma semana abençoada,

Pastor Lucas

Nenhum comentário: