terça-feira, 29 de agosto de 2017

Vamos lá Senhor, me dá um tempo! – Eles estão conspirando contra mim

Conspirar, como todos sabem significa: “um plano secreto ou esquema para realizar algum propósito, especialmente algo hostil, ilegal, ou com propósito maligno.” No Salmo 31 Davi se encontra em uma situação como essa. Mesmo durante os tempos que Saul não estava perseguindo-o, ele sabia que eles estavam conspirando contra ele. Não era só o rei Saul que o queria fora do caminho. Ele tinha outros inimigos, não só estrangeiros, mas também nacionais.
Você já esteve neste tipo de situação, quando você sabe que as pessoas ao seu redor estão planejando algo contra você? Eles não gostam das suas ideias, das suas crenças, das suas atitudes e da sua maneira de agir. Eles não só falam pelas costas, mas eles tramam contra você. Eles tentam inventar maneiras de te derrubar ou te colocar para fora.
Neste Salmo Davi nos ajuda a lidar com este tipo de situação. Ele sabe o que está acontecendo. Isto é como ele descreve: “libertar-me da armadilha que é definida por mim, pois tu és o meu refúgio. Salmo 31:4.” E “Pois tenho ouvido a difamação de muitos, terror por todos os lados; enquanto juntamente conspiravam contra mim, maquinaram tirar-me a vida. Salmo 31:13” E “No abrigo da tua presença tu os escondes das intrigas dos homens; em um pavilhão os ocultas da contenda das línguas. Salmo 31:20." Ele sabia que eles estavam fazendo armadilhas para ele, conspirando e maquinando contra ele, fazendo intrigas e o acusando. Não é uma bela imagem.
Outra coisa que Davi nos diz é sobre a reação de nossos amigos em tempos como este. Quando as pessoas ao nosso redor veem o que está acontecendo elas começam a se distanciar de nós, porque elas não querem ser apanhadas no fogo cruzado. Isto é o que Davi observou: “Por causa de todos os meus adversários tornei-me em opróbrio, sim, sobremodo o sou para os meus vizinhos, e horror para os meus conhecidos; os que me veem na rua fogem de mim. Sou esquecido como um morto de quem não há memória; sou como um vaso quebrado. Salmo 31:11-12.” É durante esses tempos que encontramos nossos amigos de verdade.
Então, o que devemos fazer neste tipo de situação? Davi fez, basicamente, três coisas. A primeira é orar. Ele pediu a Deus para proteger e salvá-lo: “Inclina para mim os teus ouvidos, livra-me depressa! Sê para mim uma rocha de refúgio, uma casa de defesa que me salve! Salmo. 31:2” Em situações como estas, a primeira coisa que devemos fazer é apresentar nossa causa ao Senhor e pedir-Lhe para intervir.
A segunda coisa a fazer é confiar no Senhor. Se você ora, mas não confia no que Deus pode fazer, nada vai acontecer. Você não terá a resposta para sua oração. Davi disse: “Mas eu confio em ti, ó Senhor; e digo: Tu és o meu Deus. Salmo 31:14.” Ele também usa expressões tais como: “Nas tuas mãos entrego o meu espírito”, e "você é minha rocha e minha fortaleza". Davi está certo que Deus tem o controle de todas as situações e que sua vida está em boas e poderosas mãos.
Finalmente, Davi faz o que ele fazia de melhor, louva. Ele começou a louvar a Deus, mesmo antes que a situação fosse resolvida: “Bendito seja o Senhor, pois fez maravilhosa a sua bondade para comigo numa cidade sitiada. Salmo 31:21.” Suas experiências passadas com Deus lhe permitiu dar graças a Deus mesmo no meio de circunstâncias difíceis. É a certeza do amor de Deus que irá mover-nos para louvar e adorá-lo.
Portanto, meus irmãos e irmãs, se você suspeita que alguém está tramando contra você, faça o que Davi fez, coloquem suas vidas nas mãos de Deus, Ele é poderoso, Ele é bondoso e Ele é digno de ser louvado.
Tenha uma semana abençoada,

Pastor Lucas

Nenhum comentário: