terça-feira, 22 de agosto de 2017

Vamos lá Senhor, me dá um tempo! – Não me deixe morrer como os ímpios

Jeremias profetizou algo sobre uma circunstância semelhante. As pessoas estavam se comportando tão mal que, se eles morressem estariam em apuros. Aqui está o texto: “Passou a sega, findou o verão, e nós não estamos salvos. Jeremias 8:20.” Você já esteve em uma situação que, se morresse naquele momento você temeria por seu destino eterno? Salmo 28 ilustra uma situação como essa. Davi ainda está fugindo de Saul e seus inimigos. Às vezes, eles estavam tão próximos uns dos outros, e a situação era tão feia que Davi pensava que se ele morresse naquele momento ele iria para o abismo (cova) com seus inimigos. O abismo aqui significa a sepultura. Davi não estava apenas preocupado com a sua vida por si; ele também estava preocupado com a sua reputação. Ele poderia ser contado como ímpio e é por causa disso que ele clamou ao Senhor.
Este Salmo é marcado pela frase “A ti clamo, ó Senhor” e “Ouve a voz das minhas súplicas, quando a ti clamo.” Na primeira parte, Davi argumenta com Deus que mesmo ele estando perto de seus inimigos ele não era o mesmo do que eles. As diferenças eram enormes; Eles eram “ímpios”, “o que praticam a iniquidade” e “mas têm o mal no seu coração.” Nesta primeira parte, ele também pede a Deus para punir seus inimigos.
Às vezes, mesmo sendo um cristão, podemos agir da mesma forma como os ímpios. Nossas obras não glorificam a Deus; nossas palavras machucam pessoas; e nossos corações são frios para com as necessidades dos nossos irmãos e irmãs. Nós somos egoístas e preocupados com o nosso próprio bem-estar.
Davi sabia que este tipo de atitude era errada e ele implorou a Deus para não deixá-lo morrer assim. No meio da sua tribulação, ele tem tempo para buscar o Senhor: “Ouve a voz das minhas súplicas, quando a ti clamo, quando levanto as minhas mãos para o teu santo templo. Salmo 28: 2.” Ele pede ajuda e ele levanta as suas mãos em direção ao templo. Com esta atitude, ele reconhece que não tem nem merece qualquer coisa de Deus. Ele depende totalmente da graça e misericórdia de Deus.
A beleza deste Salmo é que nos mostra como nosso Deus é bom, misericordioso, gentil e amoroso. No versículo 6, temos uma mudança de 180 graus. Aqui está o texto: “Bendito seja o Senhor, porque ouviu a voz das minhas súplicas. Salmo 28:6.” Aprendemos aqui que quando nos voltamos para Deus, Ele se volta para nós imediatamente. Antes de Davi terminar a sua oração ele já tinha a resposta que Deus já tinha escutado a sua oração. A partir daí Davi louva a Deus, exalta Seu poder e confessa que ele confia nEle. Ele também intercede pelo povo de Deus.
Meu amigo, às vezes, durante nossa caminhada, chegaremos muito perto do acampamento inimigo, tão perto que chegamos a pensar que se Deus decidir agir contra eles nós vamos cair com eles. É para estes tempos que temos este Salmo. Clame ao senhor, peça misericórdia e saiba que Ele irá responder você imediatamente, mesmo antes de você terminar sua oração.
Tenha uma semana abençoada,

Pastor Lucas

Nenhum comentário: