terça-feira, 1 de agosto de 2017

Vamos lá Senhor, me dá um tempo! – Eu não tenho mais ninguém para quem apelar!

Não sabemos as circunstâncias específicas em que Davi escreveu este Salmo, mas conhecendo Davi e todos os seus desafios e lutas, não é difícil para nós imaginarmos que foi uma época muito angustiante. Davi enfrentava não apenas inimigos externos, ele estava enfrentando uma luta interna também. Em um dos versos ele diz, “Alivia as tribulações do meu coração; tira-me das minhas angústias. v17.”
O que torna este Salmo especial para nós é que Davi sabe que ele não merece nada do Senhor, mas mesmo assim ele apela ao Senhor. Isso nos dá esperança em situações como estas; situações quando não temos alguém que sabe que não somos perfeitos, mas apesar disso Ele pode nos ajudar. É durante esses tempos que podemos levantar nossas vozes para o Senhor e clamar por misericórdia.
Este Salmo nos aponta o caminho direto para Deus e Sua graça. Davi começa sua oração colocando sua alma diante do Senhor e fazendo uma confissão que ele confia no Senhor não importa o quê, “A ti, Senhor, elevo a minha alma. Deus meu, em ti confio; Salmo. 25: 1-2a.”
A próxima coisa que ele pede a Deus é para que Ele esconda a sua iniquidade, “não seja eu envergonhado; v. 2b.” Um dos nossos mais terríveis medos é que os esqueletos do nosso armário sejam revelados. Davi não tem qualquer problema em pedir ao Senhor para não deixar que isso aconteça. A última coisa que queremos no meio de nossos problemas é a revelação das coisas que fizemos no passado e que temos vergonha.
Nos versículos 6-11, Davi dá a razão por que ele está confiante que Deus pode ouvir e responder-lhe. Não é por causa da bondade de Davi, é porque Deus é misericordioso e clemente. Davi está certo de que, se ele pedir perdão a Deus, Deus em Sua imensa graça irá perdoa-lo. Isto é o que ele faz no versículo 6: “Lembra-te, Senhor, da tua compaixão e da tua benignidade, porque elas são eternas.. E no versículo 7, “Não te lembres dos pecado da minha mocidade, nem das minhas transgressões; mas, segundo a tua misericórdia, lembra-te de mim, pela tua bondade, ó Senhor.” E finalmente ele confessa no versículo 11, “Por amor do teu nome, Senhor, perdoa a minha iniquidade, pois é grande.”
Davi nos ajuda a compreender que no meio de nossos problemas e dificuldades, quando achamos que não há ninguém mais que possa nos ajudar ou olhar para nós com favor, Deus ainda é nossa melhor e única opção. Se confiarmos nEle, nos humilharmos diante dEle, reconhecermos Seu poder, e rendermos à Sua graça e misericórdia, Ele virá em nosso socorro. Ele vai nos perdoar, e Ele irá nos restaurar.
Tenha uma semana abençoada,

Pastor Lucas

Nenhum comentário: