sábado, 29 de março de 2025

Razões para tirar os Dez Mandamentos da Igreja – A quinta razão: Hay Gobierno? Soy Contra! Existe governo? Eu sou contra! – Parte 1

A primeira coisa que devemos aprender antes de prosseguirmos em nosso estudo dos Dez Mandamentos é a divisão entre os Mandamentos. A primeira parte é direcionada a Deus e a segunda parte é direcionada às pessoas.

É por isso que Jesus resumiu os dois mandamentos principais:

“[35] E um deles, intérprete da Lei, experimentando-o, lhe perguntou: [36] Mestre, qual é o grande mandamento na Lei? [37] Respondeu-lhe Jesus:  Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todo o teu entendimento.

[38] Este é o grande e primeiro mandamento.

[39] O segundo, semelhante a este, é: 

Amarás o teu próximo como a ti mesmo.

[40] Destes dois mandamentos dependem toda a Lei e os Profetas.” Matthew 22:35-40” 

Alguns estudiosos acreditam que ambas as tábuas da lei continham todos os dez mandamentos, uma seria a cópia de Deus do contrato e o outra seria a cópia de Israel, e ambas seriam mantidas na Arca da Aliança. Outros estudiosos acreditam que a verdadeira razão para duas tábuas é que uma delas teria os quatro mandamentos sobre nosso relacionamento com Deus e a outra teria os seis mandamentos sobre nosso relacionamento com as pessoas ou vizinhos.

 

Ame a Deus

1.    Não terás outros deuses além de mim

2.    Não farás para si um ídolo

3.    Não tomarás em vão o nome do Senhor

4.    Lembre-se do Dia do Senhor para guarda-lo

Ame o seu próximo

5.    Honre teu pai e tua mãe

6.    Não matarás

7.    Não cometerás adultério

8.    Não roubarás

9.    Não dirás falso testemunho contra o teu próximo

10.Não cobiçarás 

Assim, depois de estudar os mandamentos que nos dizem como devemos nos relacionar com Deus, veremos os mandamentos que nos dizem como nos relacionar com outras pessoas.

O primeiro é o mandamento que fala sobre as outras autoridades ou governos em nossa vida.

O mandamento diz:

“[12] Honra teu pai e tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que o SENHOR, teu Deus, te dá.” Êxodo 20: 12

Em Deuteronômio, ele é expandido um pouco,

“[16] Honra a teu pai e a tua mãe, como o SENHOR, teu Deus, te ordenou, para que se prolonguem os teus dias e para que te vá bem na terra que o SENHOR, teu Deus, te dá.” Deuteronômio 5:16

Embora este mandamento seja explicitamente dirigido aos pais, todos sabemos que é mais do que isso. O desafio é que, mesmo que fosse apenas para os pais, nossa geração estaria em apuros. Portanto, esse mandamento é um dos mais negligenciados hoje em dia. Nos próximos artigos, poderemos ver o quão longe estamos de obedecer a esse mandamento.

Deus te abençoe,

Pastor Lucas

Nenhum comentário: