sábado, 1 de março de 2025

Razões para tirar os Dez Mandamentos da Igreja – A terceira razão: Não nos importamos com o nome dEle – Parte 2

O Terceiro Mandamento não apenas nos ensina a não amaldiçoar em Nome de Deus ou a levar a sério nossos votos em Seu Nome. É mais do que isso.

Aqui está o mandamento: “Não tomarás o nome do SENHOR, teu Deus, em vão, porque o SENHOR não terá por inocente o que tomar o seu nome em vão.” Êxodo 20:7.

Há mais uma lição que aprendemos com este mandamento.

III – Cuidado com o que você diz em Seu Nome

A terceira maneira pela qual usamos mal o Seu Nome é dizendo coisas em Seu Nome. Muitas vezes, damos conselhos e compartilhamos ideias como se fosse o próprio Deus falando. Essas ideias são tão boas que acreditamos que vieram diretamente de Deus.

Devemos ser extremamente cuidadosos ao dizer coisas que Deus não disse ou concordou.

         A – Os líderes

Os primeiros que devem ter muito cuidado são os Líderes, profetas, pastores, mestres, presbíteros, diáconos, etc.

Eles devem conhecer Sua Palavra e ensiná-la fielmente.

“‘Porque não os enviei, diz o SENHOR, e profetizam falsamente em meu nome, para que eu vos expulse e pereçais, vós e eles que vos profetizam.’” Jeremias 27:15

“Porém o profeta que presumir de falar alguma palavra em meu nome, que eu lhe não mandei falar, ou o que falar em nome de outros deuses, esse profeta será morto.” Deuteronômio 18:20

“Assim como, no meio do povo, surgiram falsos profetas, assim também haverá entre vós falsos mestres, os quais introduzirão, dissimuladamente, heresias destruidoras, até ao ponto de renegarem o Soberano Senhor que os resgatou, trazendo sobre si mesmos repentina destruição.” 2 Pedro 2:1

         B – As Pessoas

A responsabilidade não é apenas para os líderes, é também para todos. Devemos ter muito cuidado com as declarações que fazemos sobre Deus ou em Seu nome.

“[7] Porventura, falareis perversidade em favor de Deus e a seu favor falareis mentiras? [8] Sereis parciais por ele? Contendereis a favor de Deus? [9] Ser-vos-ia bom, se ele vos esquadrinhasse? Ou zombareis dele, como se zomba de um homem qualquer?” Jó 13:7-9

Há duas grandes consequências quando usamos mal o Nome de Deus.

         A – Consequências pessoais

A primeira são as consequências em nossa própria vida. O mandamento diz: 

“Não tomarás o nome do SENHOR, teu Deus, em vão, porque o SENHOR não terá por inocente o que tomar o seu nome em vão.” Êxodo 20:7.

         B – Consequências externas

A segunda consequência está fora de nossas vidas e da igreja. O mundo ao nosso redor verá nossa atitude em relação a Deus e Seu Nome, e também fará mau uso de Seu Nome.

“Pois, como está escrito, o nome de Deus é blasfemado entre os gentios por vossa causa.” Romanos 2:24

Como você pode ver, estamos tão acostumados a usar mal o Nome do Senhor que o Terceiro Mandamento não tem mais lugar na igreja. A menos que estejamos dispostos a mudar nossa atitude.

Deus te abençoe, 

Pastor Lucas

Nenhum comentário: