sábado, 15 de março de 2025

Razões para tirar os Dez Mandamentos da Igreja – A quarta razão: O sábado é apenas um dia para assistir futebol – Parte 2

Com o advento de Cristo, Sua vida, morte e ressurreição, Ele se tornou nosso sábado. Ele cumpriu a Lei e explicou e interpretou os mandamentos para nós. Um deles é o sábado. Vejamos todas as ideias sobre o sábado cristão.

II – O SÁBADO CRISTÃO

A igreja há muito tempo tem diferentes interpretações desse mandamento, mas Jesus e Seus apóstolos devem ser os que o definem para nós. Eis o que Ele disse: “[27] E acrescentou: O sábado foi estabelecido por causa do homem, e não o homem por causa do sábado; [28] de sorte que o Filho do Homem é senhor também do sábado. Marcos 2:27-28”

         A – Domingo

 O domingo para algumas pessoas é considerado o sábado cristão. No início da igreja, o primeiro dia teve uma grande importância por causa da ressurreição do Senhor no primeiro dia. As reuniões importantes foram no primeiro dia da semana.

Aqui estão alguns versículos da Bíblia sobre isso:

“Ao cair da tarde daquele dia, o primeiro da semana, trancadas as portas da casa onde estavam os discípulos com medo dos judeus, veio Jesus, pôs-se no meio e disse-lhes: Paz seja convosco! João 20:19”

“No primeiro dia da semana, estando nós reunidos com o fim de partir o pão, Paulo, que devia seguir viagem no dia imediato, exortava-os e prolongou o discurso até à meia-noite. Atos 20:7”

“Achei-me em espírito, no dia do Senhor, e ouvi, por detrás de mim, grande voz, como de trombeta, Apocalipse 1:10”

Isso se tornou uma forte tradição na igreja e não deve ser ignorado ou considerado levianamente. Mas algumas pessoas acreditam que ter um dia específico para adoração não é mais a intenção de Deus e de Cristo.

         B – Não é mais um dia específico

Alguns intérpretes acreditam que o sábado cristão não é mais um dia específico. Isso é o que aprendemos do apóstolo Paulo. Isso é claro em seus ensinamentos que ter um dia específico para adorar é superstição. Algumas pessoas se comportariam de maneira diferente naquele dia, mas não nos outros dias. E isso seria errado.

Aqui estão dois textos de Paulo sobre dias especiais:

“[16] Ninguém, pois, vos julgue por causa de comida e bebida, ou dia de festa, ou lua nova, ou sábados, [17] porque tudo isso tem sido sombra das coisas que haviam de vir; porém o corpo é de Cristo. Colossenses 2:16-17”

“[10] Guardais dias, e meses, e tempos, e anos. [11] Receio de vós tenha eu trabalhado em vão para convosco. Gálatas 4:10-11”

         C - É todo o dia

Nosso descanso em Cristo é todo o dia. Todos os dias devemos ter devoções e um tempo para orar e aprender com Deus. Todos os dias devemos ter um tempo para compartilhar com os irmãos e irmãs nossa fé comum.

“[17] de novo, determina certo dia, Hoje, falando por Davi, muito tempo depois, segundo antes fora declarado: Hoje, se ouvirdes a sua voz, não endureçais o vosso coração.

[8] Ora, se Josué lhes houvesse dado descanso, não falaria, posteriormente, a respeito de outro dia. [9] Portanto, resta um repouso para o povo de Deus.

[10] Porque aquele que entrou no descanso de Deus, também ele mesmo descansou de suas obras, como Deus das suas.

[11] Esforcemo-nos, pois, por entrar naquele descanso, a fim de que ninguém caia, segundo o mesmo exemplo de desobediência.. Hebreus 4:7-11”

“[46] Diariamente perseveravam unânimes no templo, partiam pão de casa em casa e tomavam as suas refeições com alegria e singeleza de coração, [47] louvando a Deus e contando com a simpatia de todo o povo. Enquanto isso, acrescentava-lhes o Senhor, dia a dia, os que iam sendo salvos. Atos 2:46-47”

Isso não significa que o domingo deva ser eliminado, é uma parte importante na vida da igreja, quando o corpo local de Cristo, a congregação se reúne para adorar o Senhor.

 

Deus te abençoe,

Pastor Lucas

Nenhum comentário: