sábado, 28 de dezembro de 2024

Contando as bênçãos, fazendo o balanço do ano que finda

Durante um tempo na minha adolescência, eu trabalhei para o meu pai no seu escritório de contabilidade. Na maioria do tempo eu ajudava os outros empregados, mas o que eu mais gostava de fazer era coletar recibos e notas fiscais dos clientes.

Meu pai me deu uma bicicleta monareta, usada, é claro, e com ela eu rodava a cidade visitando os clientes do meu pai.

Uma das coisas que eu lembro bem era que no fim do ano nós nos concentrávamos no balanço final de todos os clientes. Era muito trabalho, pois tínhamos que fechar todas as contas para as declarações do ano seguinte. Entradas e saídas tinham que bater.

Algumas vezes, eu tinha que voltar nos clientes para pegar algum recibo ou nota que ele tinha esquecido de me dar. Era uma loucura aqueles dias.

Fim de Ano, é assim mesmo, todos nós querendo ou não damos uma olhada para trás, para ver como o ano foi, ou como nós fomos durante esse ano. Lembramos dos eventos, das dificuldades enfrentadas, das vitórias conquistadas, e infelizmente das coisas pendentes, que não foram resolvidas.

Tem um versículo da Bíblia que diz o seguinte:

“Ensina-nos a contar os nossos dias, para que alcancemos coração sábio. Salmo 90:12”

Essa é uma oração de Moisés, um dos homens mais sábios e importantes da história. Do alto da sua sabedoria, ele pede a Deus para ensina-lo a contar, avaliar os seus dias.

É importante notar que mesmo em idade avançada, Moisés ainda quer aprender. Deixando claro para todos nós que devemos sempre ter um desejo de aprender em toda a nossa vida. Por mais experiente que sejamos, nós precisamos aceitar a dura realidade de que não sabemos tudo.

Outra lição que aprendemos com Moisés é o desejo de contar de avaliar os nossos dias. Precisamos entender os nossos dias, considerar a nossa vida, nosso progresso, e nossas fraquezas. Deveríamos fazer sempre, mas infelizmente deixamos para o fim do ano. Precisamos avaliar nossa vida como um todo, financeira, mental, emocional, familiar, e principalmente espiritual.

Moisés nos diz que quando fizermos isso, alcançaremos um coração sábio. Esse é o objetivo de aprendermos a contar os nossos dias, ter um coração sábio. Sabedoria é cumulativa. Pouco a pouco, através da nossa experiência, avaliação da nossa vida, e principalmente do estudo e aplicação das Escrituras, vamos progredir na nossa jornada.

Finalmente, não podemos negligenciar, de que este pedido é uma oração. Isso significa que Deus tem que estar presente nesse processo de avaliação da nossa vida. Devemos olhar para trás não somente com os nossos olhos, mas principalmente com os olhos do nosso Deus. Ele nos ajudará a ver onde falhamos, onde fomos bem-sucedidos, e o que precisamos fazer para crescer.

Meu irmão e irmão, que neste fim de ano a sua sincera oração seja espelhada nesse pedido de Moisés.

Deus te abençoe,

Pastor Lucas Pina 

sábado, 21 de dezembro de 2024

O Testemunho de João

Neste dia especial teremos o testemunho de um dos mais importantes apóstolos de nosso Senhor Jesus Cristo. Ele é João, o Apóstolo. Ele compartilhará conosco seu testemunho sobre seu Evangelho.

“Feliz Natal a todos! Sinto-me feliz por ter esta oportunidade de compartilhar meu testemunho com vocês.

A maioria de vocês já me conhece e minha história. Mas tenho tantas coisas para compartilhar com vocês sobre minha vida com Jesus e o Evangelho que escrevi que acredito que teria que escrever outro livro. Estou brincando.

É maravilhoso separar um tempo durante o ano para celebrar o nascimento de nosso Senhor e Salvador.

Como todos sabem, fui discípulo de João Batista e, por meio dele, conheci Jesus. 

Um dia eu estava limpando e consertando nossas redes depois de pescar e o vimos vindo em nossa direção. Ele parou e chamou meu irmão e eu para segui-Lo.

Deixamos tudo e O seguimos. Foi a melhor decisão que tomei em toda a minha vida.

Tornei-me muito próximo dEle. Durante todos os eventos especiais, Ele me convidava para participar. Nosso relacionamento foi ótimo. Eu O amo muito! 

Agora, meu Evangelho foi escrito no final do primeiro século. As igrejas estavam crescendo em todos os lugares. Tivemos muitos projetos missionários em todo o mundo. A maioria dos apóstolos e pessoas daquela primeira geração se foram.

A igreja começou a ser infiltrada com filosofias que tirariam a verdade sobre Jesus, Sua vida e ensinamentos. Ideias como: “Ele é apenas um bom homem!” ou “Ele é apenas um pensador, professor ou filósofo!” Essas ideias estavam roubando Jesus de Seu verdadeiro caráter.

Por causa disso, decidi, com a ajuda do Espírito Santo, escrever meu Evangelho para colocar as coisas na perspectiva correta.

A primeira coisa que tentei deixar claro em meu evangelho foi que JESUS CRISTO É DEUS. Ele estava lá no Universo antes do tempo. Ele existia antes do tempo. Ele criou todo o universo. Ele é a Palavra falada de Deus criando tudo.

Ele não apenas criou tudo, mas sustenta tudo. Suas mãos são as que governam as estrelas e os planetas. Ele merece nosso culto e adoração.

A segunda coisa que eu gostaria de compartilhar com as pessoas naquele momento e com você é que JESUS CRISTO É O FILHO ENCARNADO DE DEUS. Sim, Ele é o Filho de Deus Encarnado. Ele se fez carne e viveu entre nós. Ele era uma pessoa real, com carne, ossos, endereço e tudo mais. Ele não era um fantasma e fruto de nossa imaginação.

Ele é a evidência do amor de Deus por nós e Seu interesse em nossas dores e sofrimentos. Em nossa busca por Deus, nunca seríamos capazes de alcançá-Lo, por causa de nossas imperfeições. Por causa disso, o próprio Deus estendeu a mão até nós e se tornou um homem. Jesus era Deus andando conosco, falando conosco, curando e ensinando.

Quando Ele morreu, Ele levou nossos pecados em Seu corpo e fez um sacrifício perfeito em nosso favor. Ele é o único que poderia fazer isso.

Finalmente, gostaria que as pessoas soubessem que ter essa informação sobre a divindade de Cristo não nos levará a lugar nenhum. Gostaria que todos soubessem que JESUS CRISTO DEVE SER NOSSO DEUS PESSOAL. 

Devemos tornar esse conhecimento pessoal em nossas vidas. Jesus Cristo deve ser nosso Deus pessoal. Devemos acreditar que Ele é Deus e devemos aceitá-Lo como Deus e salvador de nossas vidas. Devemos tomar a decisão de segui-Lo todos os dias de nossa vida.

No meu Evangelho você verá muitos encontros pessoais com Ele. Pude mostrar que Ele é o Salvador de todos que vêm a Ele e estão dispostos a recebê-Lo como seu Salvador e Senhor pessoal.

Hoje seria o dia perfeito para você tomar essa decisão. Jesus não é um personagem fictício em um conto de fadas. Ele é uma pessoa real. Ele é Deus Encarnado. Ele deve ser seu Salvador e Senhor pessoal. Peço a você que tome essa decisão hoje."

 

Tenha um Natal abençoado e feliz,

Pastor Lucas

sábado, 14 de dezembro de 2024

O Testemunho de Lucas

Hoje teremos conosco uma pessoa que é muito importante para a história do cristianismo. Ele é um médico, um doutor. Ele é provavelmente o único gentio que escreveu um livro na Bíblia, e não apenas um, mas dois – Lucas.

Ele compartilhará conosco seu testemunho. Então, aqui está o testemunho do Doutor Lucas.

 

“É uma honra poder compartilhar não apenas meu testemunho, mas aquele que o tornou possível, Jesus Cristo, meu Senhor.

Como você sabe, meu nome é Lucas ou Luke, é o mesmo. Depende do seu sotaque. O nome significa doador de luz ou Luminoso ou iluminado.

Eu sou um gentio de Antioquia. A primeira vez que ouvi a Mensagem do Evangelho foi através de Paulo. Eu fui convencido de que Jesus foi quem veio para salvar o mundo. Entreguei minha vida a Ele e comecei a segui-Lo. 

Naquela época, comecei a ajudar Paulo em seu trabalho como missionário. Foi uma experiência tremenda ver pessoas tendo suas vidas transformadas pela mensagem do Evangelho.

Depois de um tempo, eu disse a Paulo que deveríamos colocar todas essas informações em um livro para que as pessoas pudessem usá-las como referência. Paulo me desafiou a fazer isso. Que privilégio! Comecei a fazer anotações compilando todas as informações que pude. 

Trabalhando com Paulo e viajando muito, pude conhecer muitas pessoas que testemunharam a vida e os ensinamentos de nosso Senhor Jesus.

Como estávamos trabalhando entre os gentios, pessoas que não tinham origem judaica, decidi ajudá-las a entender Jesus e Sua mensagem. É por isso que meu Evangelho é chamado de Evangelho Gentio.

Meu objetivo é ajudar os gregos a saber que JESUS CRISTO É O HOMEM PERFEITO. O povo grego sempre estava procurando o Homem Perfeito. Por meio de sua filosofia e religião, eles estavam procurando esse modelo de homem perfeito. Eles não conseguiram encontrá-lo em lugar nenhum. 

Quando encontrei Jesus, encontrei o Homem Perfeito. Foi uma tremenda descoberta para mim, e gostaria de compartilhá-la com todos. Eu encontrei o homem perfeito. 

Para ser um homem perfeito, Ele não poderia nascer como todos os outros. Ele tinha que nascer de Deus. Ele é o Filho de Deus encarnado.

Se quisermos ser um homem, um homem real, devemos olhar para Ele e aprender e segui-Lo, porque Jesus Cristo é o homem perfeito. Ele é o verdadeiro Representante do homem universal. Ele é o homem que todos nós devemos ser.

Além disso, gostaria que soubessem que JESUS CRISTO É AQUELE QUE CURA. Essa é a segunda coisa que eu gostaria que os gregos soubessem sobre Jesus é que Ele é aquele que Cura. Trabalhei toda a minha vida na área da saúde. Por causa disso, pude me relacionar com o aspecto de cura do ministério de Jesus.

A beleza disso é que Jesus não curou apenas o corpo, mas também o espírito. A cura que Ele realizou foi total. Ele curou a pessoa inteira. Jesus foi capaz de curar o corpo e também curou corações partidos.

Por causa de Sua Encarnação e sofrimentos entre nós, Ele foi capaz de compartilhar conosco nossas dores e sofrimentos. Ele aprendeu sobre nossas dores vivendo entre nós e caminhando conosco. Ele estava interessado na pessoa como um todo e não apenas em seu espírito e alma.

Por fim, gostaria de compartilhar com os gentios, as pessoas que não têm origem judaica, que acima de tudo JESUS CRISTO É O REDENTOR.

Ele não era apenas um homem perfeito ou alguém capaz de entender nossa dor e curá-la. Ele era mais do que isso. Ele foi o redentor, aquele que veio resgatar a humanidade de nossa perdição.

Como seres humanos, estávamos perdidos, sem direção, em busca de vida e significado nos lugares errados. Quando Jesus veio, Ele não apenas apontou para a direção certa, mas Ele era o caminho e a direção.

Em Jesus encontramos o perdão de nossos pecados e transgressões. Em Jesus, podemos ser redimidos e transformados em uma nova pessoa. Em Jesus, temos uma segunda chance de estar de bem com Deus. 

Se você ler meu Evangelho, verá que ele é muito bem pesquisado. Tentei fazer o meu melhor e tive a participação ativa do Espírito Santo nisso. Você descobrirá lá que Jesus é um Homem Perfeito, que Jesus é aquele que Cura e que Jesus é um Redentor.

 

Meu amigo, Jesus veio e nasceu para nos dar um exemplo, para nos curar e nos redimir. Lembre-se disso durante esta temporada.

 

Deus te abençoe,

Pastor Lucas

sábado, 7 de dezembro de 2024

O Testemunho de Marcos

Hoje teremos o testemunho de alguém muito especial. Ele é o escritor de um dos Evangelhos. Seu nome é Marcos. Ele compartilhará conosco seu testemunho e também nos dirá por que escreveu seu Evangelho.

Meus irmãos e irmãs, aqui está João Marcos.

"Tenho o prazer de ter esta oportunidade de compartilhar com vocês meu testemunho. Como você ouviu, meu nome é João Marcos. Na realidade, é Marcus porque é um nome romano. João é meu nome hebraico. Eu sou de uma família muito importante em Jerusalém. Minha mãe é Maria; ela costumava ter uma reunião de oração em nossa casa no início da igreja.

Todos nós conhecíamos Jesus e Seus ensinamentos, mas foi por meio de Pedro, o apóstolo, que passamos a acreditar que Jesus era o Salvador, o Senhor e o Messias. Pedro ainda me chama de filho Marcos. Isso é porque eu sou seu filho na fé.

Depois de participar da vida da igreja por um tempo, recebi um chamado muito emocionante do meu tio Barnabé e Paulo, o apóstolo. Eles me convidaram para uma viagem missionária.

Fiquei tão feliz e animado com a oportunidade que não consegui dormir bem. Seria meu maior desafio; um desafio para minha fé e para meu ministério. Levaríamos o Evangelho a lugares onde as pessoas não tinham nenhuma ideia sobre Jesus e Sua Salvação.

Bem, para encurtar a história, eu não consegui lidar com a situação. Em nossa primeira cidade, um mágico nos desafiou, e Paulo o tratou com poder e uma fé forte, coisas que naquela época eu não tinha.

Decidi voltar para Jerusalém e os deixei no meio da missão. Foi uma experiência terrível para mim e para eles. Essa atitude, no futuro, criaria uma dissensão entre meu tio e Paulo.

Depois disso, comecei a trabalhar com Pedro, o apóstolo. Fomos a um lugar onde eles tinham muitos soldados romanos. Eu disse a Pedro que deveríamos ter algo para dar àqueles soldados, contando-lhes sobre Jesus.

Pedro disse: “Eu digo a você e você escreve”. “Feito”, eu disse. Então começamos a escrever o Evangelho para alcançar os romanos. Nosso objetivo era ajudá-los a conhecer Jesus e Sua salvação. Tentamos explicar a eles alguns termos que apenas um judeu saberia. Também apresentamos o Evangelho de uma maneira que os romanos leriam e entenderiam.

A primeira coisa que compartilhamos com eles no Evangelho foi que A VIDA DE CRISTO É EMOCIONANTE.

Como você sabe, os romanos não gostam de livros longos e chatos. Eles também não gostam de dissertações longas. Eles querem algo rápido, ágil. Fomos capazes de mostrar a eles que a vida de Cristo é uma vida muito emocionante, e aqueles que O seguem terão o mesmo tipo de vida.

Se você ler meu evangelho, descobrirá que os três anos e meio do ministério de Jesus foram muito intensos e ativos. A vida cristã é da mesma maneira. Se você seguir Jesus da maneira certa, sua vida será muito emocionante.

A outra coisa que compartilhei em meu Evangelho sobre Jesus foi que JESUS É UM LÍDER VITORIOSO.

Os romanos estavam muito interessados em vitórias. Se você não pode vencer, eles não querem ouvir sobre você. Mostramos a eles que Jesus é um líder vitorioso. Jesus teve tantas batalhas em sua vida e ministério, e ele foi vitorioso em todas elas.

O mundo e as religiões às vezes querem retratar Jesus como um perdedor. Algumas pessoas não querem segui-Lo porque pensam que Ele é um perdedor e fraco. Se você ler meu evangelho, verá que Jesus é um vencedor, o vencedor final.

Ele obteve vitórias no mundo material e no mundo espiritual. Ele combateu a morte e obteve uma tremenda vitória, 

Por fim, decidimos compartilhar com eles mais um aspecto de Jesus Cristo que abalou os romanos. Compartilhamos com eles que JESUS CRISTO É UM SERVO.

Ele foi ativo e celere, Ele foi vitorioso e, acima de tudo, Ele foi um servo. Ele veio para servir e dar Sua vida para salvar os outros. Essas coisas para os romanos mostraram o caráter de Jesus. Eles conheciam muitos generais, pessoas que estavam dispostas a vencer a qualquer preço, mas não estavam dispostas a servir, ajudar ou se sacrificar pelos soldados.

Jesus, para eles, era um líder totalmente diferente. Alguém que era o Filho de Deus, e veio oferecer Sua vida para salvar pessoas que não mereciam essa salvação. Essa foi uma tremenda revelação para eles.

Como você pode ver, meu evangelho tem um público totalmente diferente. Pedro e eu escrevemos para pessoas que não têm tempo para pensar muito. Pessoas que querem coisas rápidas e breves. Pessoas que querem a vitória acima de tudo e pessoas que precisavam de salvação.

Em meu evangelho você aprende que o cristianismo é emocionante, você tem a chance de viver uma vida vitoriosa e aprende que pode ter tudo isso e ser um servo.

Jesus era tudo isso, então quando você comemorar Seu aniversário, não se esqueça dessas lições.

Deus te abençoe!"

 

Deus te abençoe,

Pastor Lucas