Toda vez que temos uma reunião na igreja para apresentar soluções ou ideias para melhorar nosso ministério, sempre temos alguém que diz: “Na minha antiga igreja, costumávamos fazer isso e aquilo”. Isso não é criatividade; isso é outra coisa.
Davi enfrentou esse tipo de atitude com o rei Saul, e aqui está a lição que temos que aprender com Davi, se quisermos derrotar nossos gigantes.
1 – REJEITE A ARMADURA DE SAUL
A primeira coisa que Saul fez quando viu a intenção e decisão de Davi, foi dar-lhe sua armadura pessoal, com sua couraça, espada e seu capacete de bronze.
É o que diz o texto:
“1Sam. 17:38 Saul vestiu a Davi da sua armadura, e lhe pôs sobre a cabeça um capacete de bronze, e o vestiu de uma couraça.
1Sam. 17:39 Davi cingiu a espada sobre a armadura e experimentou andar, pois jamais a havia usado; então, disse Davi a Saul: Não posso andar com isto, pois nunca o usei. E Davi tirou aquilo de sobre si.”
Davi tentou andar com eles, e não conseguiu, então ele disse: “Eu não posso entrar nessas”.
A. Nossa primeira atitude é usar a opção familiarizada – Foi o que Saul fez, essa era a maneira tradicional de lutar. Você usa armadura e uma espada e vai lá e luta. Saul não percebeu que mesmo seu melhor soldado, vestindo sua armadura, não seria capaz de derrotar Golias. Essa é a primeira coisa que fazemos quando vemos um grande desafio pela frente, olhamos para trás e tentamos descobrir como eles lidaram com isso no passado, quais eram as formas convencionais de reagir. Continuamos tentando esses métodos, mesmo que eles não funcionem. Isso nos leva à definição de insanidade de Einstein.
Definição de insanidade de Einstein:
Albert Einstein disse certa vez: “A definição de insanidade é fazer a mesma coisa repetidas vezes e esperar resultados diferentes”.
B. Perceber que não está funcionando, e não vai funcionar – Davi tentou andar um pouco com aquela armadura, e descobriu imediatamente, que ele não poderia enfrentar Golias usando toda aquela armadura. Davi foi capaz de ver imediatamente, que a armadura não funcionaria para ele. Infelizmente, alguns de nós não são capazes de ver isso. Insistimos nas velhas e convencionais maneiras, esperando e torcendo para que talvez neste momento eles funcionem. Tememos o novo e o diferente, e é isso que nos trava.
C. Tire, remova – Finalmente, David tomou a decisão de tirar a armadura. Não foi desrespeito ao rei, nem as regras da guerra. Foi apenas a decisão de fazer o melhor que podia para vencer a luta contra Golias. Davi sabia que não tinha chance de vencer usando a armadura de Saul. Sua decisão foi baseada na melhor chance de vencer a luta contra Golias.
Sei que é difícil, mas às vezes precisamos tentar algo diferente e novo para vencer nossas batalhas contra os gigantes em nossas vidas.
Deus te abençoe,
Pastor Lucas
Nenhum comentário:
Postar um comentário