Quando enfrentamos gigantes em nossas vidas ou em nosso trabalho, ou igreja, um dos maiores desafios são as soluções enlatadas. Sempre há alguém que dirá: “Nós tentamos isso em nossa igreja”, ou “Ouvi dizer que alguém fez isso ou aquilo”. Acabamos tentando imitar ou replicar a experiência de outra pessoa em vez de encontrar a nossa.
Nesta história, aprendemos uma lição muito importante de Davi sobre criatividade.
2 – FAÇA SUA PRÓPRIA FUNDA
O segundo aspecto da criatividade nesta história é que Davi tinha sua própria funda. Provavelmente ele fez sua própria funda.
A. Ela era artesanal – a funda de Davi não era produto de uma grande empresa, nem industrializada. Era feita à mão. Esse é o maior desafio que enfrentamos, não apenas em nossa vida pessoal, mas também em nossa vida de igreja. Sempre queremos importar algo ou alguma ideia que deu certo em outro lugar. É importante entendermos que precisamos fazer nossa própria funda se vamos enfrentar nosso gigante. Temos de criar as nossas próprias ideias.
“1Sam. 17:40 Tomou o seu cajado na mão, e escolheu para si cinco pedras lisas do ribeiro, e as pôs no alforje de pastor, que trazia, a saber, no surrão; e, lançando mão da sua funda, foi-se chegando ao filisteu.”
B. Se encaixava no comprimento do seu braço – A importância de construir a sua própria funda de forma artesanal é que ela vai se encaixar no comprimento do seu braço. Davi fez sua própria funda e ela se encaixava no tamanho de seu braço. E à medida que ia crescendo, fazia outras fundas. Em nossas vidas e igrejas, é a mesma coisa. Temos programas e atividades, e planos que se encaixam durante algum tempo, mas não vão funcionar para sempre. Crescemos e, por isso, continuamos trocando sapatos e roupas.
“1Sam. 17:49 Davi meteu a mão no alforje, e tomou dali uma pedra, e com a funda lha atirou, e feriu o filisteu na testa; a pedra encravou-se-lhe na testa, e ele caiu com o rosto em terra.”
C. Mantenha a distância e cause o dano – Esse é o objetivo da funda, manter uma distância segura do inimigo e produzir um dano devastador, no caso de Golias, a morte. Pessoas que não tinham armadura adequada, ou eram de tamanho inferior, usavam a funda. Isso permitia que a pessoa mantivesse algum equilíbrio na luta. E, ao mesmo tempo, seus efeitos seriam dolorosos e mortais. Da mesma forma com nossos desafios, não apenas em nossa vida pessoal ou na igreja; quando não somos grandes o suficiente para ter um combate corpo a corpo com nossos Gigantes, e por isso precisamos de uma arma que nos mantenha a uma distância segura, mas suficiente para produzir dano.
“1Sam. 17:50 Assim, prevaleceu Davi contra o filisteu, com uma funda e com uma pedra, e o feriu, e o matou; porém não havia espada na mão de Davi.”
Claro que precisaremos continuar trabalhando cada vez mais e com ardor, mas vamos conseguir enfrentar o nosso gigante e derrotá-lo.
Deus te abençoe,
Pastor Lucas
Nenhum comentário:
Postar um comentário