sábado, 25 de novembro de 2023

Cinco pedras para enfrentar seu gigante – Criatividade – Parte 4

Se vamos lutar contra gigantes, ou projetos difíceis, precisamos ser criativos, precisamos estar abertos a fazer as coisas de uma maneira diferente. Davi não só fez sua própria funda, mas também foi cuidadoso ao escolher as pedras. 

3 – ESCOLHA PEDRAS LISAS

Por fim, Davi pegou cinco pedras lisas no riacho. Ele as escolheu cuidadosamente; não foi aleatório, por acaso. Ele foi meticuloso em encontrar as pedras certas que funcionariam perfeitamente para o trabalho que ele tinha em mente. 

Vejamos por que ele escolheu aquelas pedras lisas:

A.           Por causa da consistência – A consistência é a propriedade de ser rígida e resistente à pressão, não é facilmente riscada, tem substância, é sólida. Por isso, escolheu pedras. Se ele queria quebrar o crânio de Golias, ele precisava de algo duro e consistente. Às vezes perdemos a batalha contra nossos gigantes porque estamos usando bolas de algodão, elas não produzem nenhum dano. Quantos projetos em sua vida ou na igreja não têm substância? Eles não causam nenhum dano nos gigantes que estamos lutando.

“1Sam. 17:40 Tomou o seu cajado na mão, e escolheu para si cinco pedras lisas do ribeiro, e as pôs no alforje de pastor, que trazia, a saber, no surrão; e, lançando mão da sua funda, foi-se chegando ao filisteu.”

B.            Por causa da direcionalidade – Com uma pedra lisa, Davi podia controlar a direção da pedra. Esse é outro problema que enfrentamos com nossos gigantes pessoais ou os gigantes que estamos enfrentando como igreja; nossas pedras, para começar, não são duras o suficiente, e não são lisas o suficiente para bater no lugar certo. Lançamos pedras para todos os lados e não acertamos nada. Às vezes nem sabemos no que estamos atirando.

“1Sam. 17:49 Davi meteu a mão no alforje, e tomou dali uma pedra, e com a funda lha atirou, e feriu o filisteu na testa; a pedra encravou-se-lhe na testa, e ele caiu com o rosto em terra.”

C.           Por causa da Velocidade, Celeridade – A razão final para uma pedra lisa é a velocidade, a celeridade. Para produzir o dano que Davi pretendia produzir, ele precisava atirar uma pedra com alta velocidade. Uma funda no final do arremesso quebra a barreira do som. Da mesma forma em nossas vidas e igreja, vivemos em um mundo que está indo muito rápido e estamos dispostos a competir e vencer com um sistema que foi inventado há centenas de anos. A igreja deve encontrar algo que vá rápido e atinja seu objetivo com precisão.

“1Sam. 17:49 Davi meteu a mão no alforje, e tomou dali uma pedra, e com a funda lha atirou, e feriu o filisteu na testa; a pedra encravou-se-lhe na testa, e ele caiu com o rosto em terra.”

Criatividade. Essa é a palavra que nos falta em nossa vida e em nossa igreja. Tudo o que estamos fazendo já foi testado, alguns funcionaram no passado e outros nunca funcionaram; mas continuamos tentando, esperando que talvez dê certo aqui.

Deus colocou um desafio diante de nós, e para enfrentar esse desafio devemos pensar fora da caixa, tentando algo que nunca foi feito antes em lugar nenhum. 

Alguns de nós dirão: sou velho demais para isso; outros dirão que o desafio é muito grande para nós; outros dirão que não tem capacidade e talento para o fazer; e outros, graças a Deus, dirão: 

“1Sam. 17:32 Não desfaleça o coração de ninguém por causa dele; teu servo irá e pelejará contra o filisteu.” Davi

Deus te abençoe,

Pastor Lucas

Nenhum comentário: