sábado, 1 de julho de 2023

Damasco – O Caminho do Ódio – Parte 3

          Em todo o mundo, irmãos e irmãs têm sido perseguidos por causa de sua fé em Cristo. Igrejas ao redor do mundo até têm um domingo designado para orar pela igreja perseguida e compartilhar suas histórias. A beleza dessas histórias é que, às vezes, o perseguidor, torna-se o perseguido.

Foi o que aconteceu com Saulo. Em nossa série Encontros com o Cristo Ressuscitadotestemunhamos todo o seu ódio contra os cristãosas perseguições que ele lhes infligiu, até encontrar o próprio Jesus no caminho de Damasco. Você pode ler essa história aqui, Atos 22:4-8. Esta é a prova de que o ódio pode ser superado e curado.

Vejamos como aconteceu com Paulo:

3 – A cura para o ódio

Em Gálatas, Paulo nos dá alguma esperançacom base em sua própria experiência, para a cura do ódio. Eis o texto“Gálatas 1:23 Ouviam somente dizer: Aquele que, antes, nos perseguia, agora, prega a fé que, outrora, procurava destruir.” Simexiste uma cura para o ódio, e aqui estão os passos:

A – O Plano de Deus  O primeiro passo é Deus, com Seu plano e soberania. Deus tem um plano para algumas pessoas, e esse plano incluirá pessoas que odeiam e perseguem Sua igreja. Isto é o que Deus disse a Ananias sobre PauloAtos 9:15 Mas o Senhor lhe disse: Vai, porque este é para mim um instrumento escolhido para levar o meu nome perante os gentios e reis, bem como perante os filhos de Israel;” E foi o que Paulo escreveu: 1Tim. 1:12 Sou grato para com aquele que me fortaleceu, Cristo Jesus, nosso Senhor, que me considerou fiel, designando-me para o ministério,

B – A Manifestação da Misericórdia – Após o plano e a ação de Deus na vida da pessoa que O odeia e ao Seu povo, Deus mostrará misericórdia. Misericórdia, como alguém sabiamente colocou, é: “Deus não nos dando o que merecemos”. Paulo escreveu: 1Tim. 1:13 … Mas obtive misericórdia, pois o fiz na ignorância, na incredulidade.”

C – A Graça Abundantemente Derramada – Depois da misericórdia vem a graça, o favor imerecido, ou como disse a mesma pessoa que definiu a misericórdia: “Graça é receber de Deus o que não merecemos”. No caso de Paulo, a graça foi derramada sobre ele abundantemente. Eis o que ele escreveu: 1Tim. 1:14 Transbordou, porém, a graça de nosso Senhor com a fé e o amor que há em Cristo Jesus.”

– A Fé em Cristo – Depois que Deus te colocar em Seu plano, te tratar com misericórdia e graça, Ele te dará fé. Ele permitirá que você creia que Ele é Deus, e Sua Palavra é a Verdade. Paulo escreveu isto: “1Tim. 1:14 Transbordou, porém, a graça de nosso Senhor com a fé e o amor que há em Cristo Jesus.” Isso não é de nós, não podemos simplesmente começar a acreditar, Deus deve fazer algo dentro de nós.

E – O Amor que está em Cristo – É interessante que o amor só vai aparecer agora. Isso significa que o amor de Deus se manifestará em nossas vidas, porque Seu plano, misericórdia, graça e fé foram abundantemente derramados sobre nós. 1Tim. 1:14 Transbordou, porém, a graça de nosso Senhor com a fé e o amor que há em Cristo Jesus.” Este amor é o amor que está em Cristo por aqueles que até O odeiam e odeiam o Seu povo.

F – A Paciência Ilimitada – Por fim, temos uma dose de paciência ilimitada. Deus é muito paciente com as pessoas que O odeiam e odeiam o Seu povo. Nós não somos. Na primeira ameaça, palavra ou olhar, já estamos pedindo a Deus que estenda a mão e puna nossos inimigos. Deus, tem um plano para eles, e por isso Ele usa a paciência ilimitada para dar tempo para a misericórdia, graça, fé e amor trabalhar. Paulo escreveu isto: 1Tim. 1:16 Mas, por esta mesma razão, me foi concedida misericórdia, para que, em mim, o principal, evidenciasse Jesus Cristo a sua completa longanimidade, e servisse eu de modelo a quantos hão de crer nele para a vida eterna.” Onde você estaria, onde eu estaria se Deus não usasse Sua paciência ilimitada conosco?

O ódio pode ser superado e curado por Deus com Seu plano, graça, misericórdia, fé, amor e paciência para todos nós, amigos e inimigos.

Enquanto você lê este artigo, muitos irmãos e irmãs estão sendo perseguidos em todo o mundo. A palavra para nós hoje é aquela que o autor de Hebreus escreveu: “Lembrai-vos dos encarcerados, como se presos com eles; dos que sofrem maus-tratos, como se, com efeito, vós mesmos em pessoa fôsseis os maltratados. Hebreus 13:3”

Deus te abençoe,

Pastor Lucas

Nenhum comentário: